#blog

Tipos de consultoria de projetos: vantagens do design

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Precisa de uma consultoria para seu projeto, mas não sabe qual escolher? Neste texto, explicamos as vantagens das consultorias que utilizam o design.

Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!

Navegue pelo conteúdo:

O problema dos planos complexos

Um dos problemas mais comuns na realização de projetos está em traçar um plano super complexo de execução, cheio de camadas, etapas e determinações, mas que não leva em conta as dinâmicas do contexto.

Ou seja, um plano impressionante, mas que está atrelado a variáveis inconstantes e, por isso, tende a ser impraticável.

Os métodos do design são os mais eficientes para escapar dessa armadilha. É o que pudemos comprovar em nossos 16 anos atuando em projetos de diversas complexidades, para diferentes setores da iniciativa pública e privada.

Com esses métodos, conseguimos transformar ideias em projetos consistentes e traçar estratégias realistas para realizá-los, independente do escopo.



Leia também: Preciso de uma consultoria para meu projeto?



Qual o diferencial da consultoria de projetos baseada no design?

Primeiro, vale dizer que o design não se resume a desenhos e post-its. Design é, em essência, um método que não acredita na existência de uma solução única e perfeita para cada desafio.

Ao invés disso, o que uma consultoria de projetos baseada em design vai te ajudar a encontrar é uma resposta que funcione de verdade. Um caminho realista.

Para encontrar essa resposta, a consultoria foca em quatro eixos:

1. Compreensão do problema ou situação atual;

2. Compreensão do cenário futuro desejável (um cenário em que o desafio atual esteja completamente superado);

3. Mapeamento dos recursos disponíveis – pessoas, stakeholders e orçamento, por exemplo;

4. Estratégia de execução.

Nesse processo, as consultorias como o Caiena SEED combinam o design à técnicas de gestão e comunicação, bem como a conhecimentos específicos do setor em que o projeto se enquadra – educação, mobilidade, transformação digital, habitação etc.

Com isso, a consultoria projeta opções de produtos/serviços/estratégias que podem realmente ser construídos com os recursos disponíveis. Então, junto do cliente, identifica qual das opções é a mais adequada e, finalmente, entrega todas as ferramentas para que o projeto seja colocado em prática.

O design acelera processos

Não à toa, o design é reconhecido como uma poderosa ferramenta para superar situações de bloqueio, quando não sabemos o que fazer para avançar em nosso projeto, nosso emprego, nossos relacionamentos ou qualquer outra situação.

Por não se iludir com a ideia de um caminho único e ideal (o que, aliás, não existe), seus métodos diminuem a pressão comum ao processo de criar algo novo, de provocar mudanças.

Pelo mesmo motivo, o trabalho desse tipo de consultoria tende a ser muito mais rápido e aberto à inovação, além de pressupor a colaboração de múltiplas pessoas ou equipes para alcançar uma solução.

Conclusão

Contextualização e pragmatismo: esses são os principais conceitos por trás de uma consultoria baseada em design.

Ao invés de tentar encaixar a realidade dentro do que seria um modelo padrão de projetos, essa consultoria propõe o contrário: é preciso construir um projeto que se adeque às condições reais de cada cliente.

É essa abordagem que multiplica as chances de sucesso de qualquer nova empreitada.

Baixe nossos templates com o passo a passo para avançar na construção do seu projeto!

Ficou interessado em saber mais? Que tal falar com a Caiena? Promovemos projetos de consultoria em tecnologia e design para que sua empresa coloque em prática ideias novas ou promova melhorias em processos já existentes.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.