#blog

Matriz CSD: o que é e como usar em projetos de tecnologia e design

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Certezas, Suposições e Dúvidas: estes são os três termos que definem a matriz CSD. O framework tem sido muito usado para iniciar projetos de tecnologia e design, pois permite encontrar soluções e compartilhar informações de uma maneira simplificada e prática, acelerando os processos de descoberta do começo.

Apesar de levar o nome “matriz” – nome que define a representação de dados em quadros retangulares, a matriz CSD é composta por três pilares, nomeados Certezas, Suposições e Dúvidas. Eles não necessariamente são divididos em quadrantes, podem ser organizados também em colunas, por exemplo. Então, você pode escolher como preencher cada um da forma que preferir, desde que tragam as informações essenciais sobre as descobertas que darão andamento ao projeto.

Aqui no Blog da Caiena, você vai entender melhor sobre como criar uma matriz CSD e as vantagens desse framework para iniciar projetos de tecnologia e design. Siga com a leitura e confira também exemplos de aplicação da matriz CSD baseados na experiência do time da Caiena. Navegue pelo conteúdo:

- O que é a Matriz CSD 

- Como preencher a Matriz CSD 

- Exemplo de Matriz CSD na Caiena

- Matriz CSD na prática

- O que vem depois da Matriz CSD?

O que é Matriz CSD

A matriz CSD é uma ferramenta que possibilita iniciar projetos de tecnologia e design. A sua sigla é composta pelos termos Certezas, Suposições e Dúvidas. Cada um desses termos equivale a uma coluna, onde são inseridos os dados correspondentes.

Em conteúdo compartilhado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a matriz CSD auxilia no mapeamento dos conhecimentos que o time detém sobre o projeto de tecnologia e design. 

Desta forma, a matriz CSD possibilita identificar problemas na forma de certezas, bem como as hipóteses e dúvidas que fazem parte desta jornada. Seu objetivo é promover o aprofundamento das pesquisas e descobertas, baseando-se nas experiências vivenciadas até o momento atual do projeto.

Vale lembrar que, para encontrar as respostas das perguntas que compõem a matriz CSD, é importante envolver todas as pessoas do time de tecnologia e design. Afinal, quanto mais pessoas contribuírem com a validação das questões, mais informações o time terá em mãos para tomar as próximas decisões.

Sendo assim, conforme listado pelo portal Casa do Desenvolvedor, a matriz CSD possibilita vários benefícios para o início de projetos de tecnologia e design. Essa forma de validação das informações ajuda a reduzir os riscos no desenvolvimento de produtos digitais logo no começo da jornada. 

A matriz CSD também possibilita o planejamento de ações baseado em dados, contribuindo para a assertividade das atividades. É, ainda, uma forma de elevar a qualidade das estratégias, tornando-as mais sólidas e relevantes. Tudo isso, ao final, pode resultar em mais agilidade, inovação e competitividade. 

Como preencher a Matriz CSD

Para saber qual informação incluir em cada coluna ao criar sua matriz CSD, você deve responder às seguintes questões, preenchendo as áreas divididas entre Certezas, Suposições e Dúvidas: 

1. O que já sabemos a respeito do projeto? 

Aqui, são inseridas as vivências e experiências pessoais, ou seja, o que já se sabe sobre o projeto. E as respostas são encaminhadas para a coluna Certezas.

2. O que podemos supor?

As hipóteses são encaminhadas para a coluna Suposições. Para encontrá-las, crie afirmações que comecem com “Eu acho que…” e traga dados que podem ser úteis para o desenvolvimento do projeto de tecnologia e design.

3. Quais perguntas poderiam ser feitas e precisam ser respondidas?

Estas questões são encaminhadas para a coluna Dúvidas. Elas devem conter o máximo de informações sobre o que precisa ser descoberto para a conclusão do projeto.

Lembre-se que a quantidade de informações inseridas na matriz CSD pode enriquecer o início do projeto. Então, as áreas podem ser preenchidas com estudos, notícias, imagens, vídeos e todo tipo de informação que possa agregar. Todavia, é importante trabalhar com informações verificadas e reais, para basear o planejamento na realidade.  

Exemplo de Matriz CSD na Caiena

A seguir, você conhecerá um exemplo de Matriz CSD usado na Caiena. A Bárbara Prestes, nossa especialista em design de produto, explica que os times costumam adicionar o quadrante “Ideias" e chamar a matriz de CSD(I). 

“Fazemos isso porque, frequentemente, durante os exercícios de preenchimento, vão surgindo ideias e insights, seja já sobre possíveis soluções, seja sobre pesquisas e recursos que podemos utilizar para responder dúvidas e suposições. Então esse quadrante serve para ‘capturar’ tudo o que é pensado naquele momento."
Matriz CSD

Matriz CSD na prática

Aqui na Caiena, por exemplo, a matriz CSD foi usada nas descobertas da criação do Observatório de Boa Vista. Esta plataforma desenvolvida pela Caiena para a capital de Roraima e premiada pelo iF Design Awards 2022 promove a transparência e a participação popular na gestão pública, por meio da centralização de dados de 21 secretarias municipais, que podem ser consultados online.

Nas Certezas da matriz CSD deste projeto de tecnologia e design, havia afirmações como quais os indicadores e informações já estavam disponíveis para serem usados no observatório, como seriam as divisões dos grupos de temas e políticas públicas, bem como o nome do produto digital.

Já entre as Suposições foram incluídas hipóteses sobre quem seriam os principais usuários, como seriam cadastrados os indicadores, quais seriam as funções dos usuários administradores, e se o cruzamento de dados de indicadores seriam possíveis.

E em dúvidas foram questionadas as possibilidades de incluir uma ferramenta de cores, questões sobre o funcionamento do fluxo dos indicadores e qual seria a formatação das metas cadastradas. 

A partir disso, foram gerados insights iniciais que orientaram a criação deste observatório, que é um exemplo da aplicação da tecnologia e design a serviço do Estado. A plataforma promove a transparência e a participação popular na gestão pública por meio da centralização de dados, que podem ser consultados online pelos cidadãos de Boa Vista.

O que vem depois da Matriz CSD?

A matriz CSD é uma ferramenta que contribui com a forma como são encontradas as informações iniciais dos projetos de tecnologia e design. 

“A matriz CSD é um artefato vivo - isto é, ela pode ser modificada durante todo o processo de discovery. Uma certeza pode virar uma dúvida, uma dúvida pode ser respondida e virar uma certeza, respostas obtidas podem criar novas suposições etc.” Bárbara Prestes, especialista em design de produto.

Logo, com todos esses dados em mãos, é possível alcançar as soluções que vão viabilizar a criação do produto digital. Ou seja, com as informações, é mais fácil identificar e resolver problemas.

E, segundo a especialista em design de produto da Caiena Bárbara Prestes, por se tratar de um artefato vivo, a matriz CSD também serve de apoio para a definição de atividades de pesquisa, refinamento e a construção inicial do backlog.

“É uma boa metodologia não apenas no momento de discovery que dá início a um projeto, mas também sempre que se for navegar em novas necessidades que ainda não tiveram aprofundamento dos times”. Bárbara Prestes, especialista em design de produto.

Portanto, a partir da matriz CSD, o time deverá partir para o “como”, ou seja, criar formas de realizar a entrega da forma mais eficaz possível. Para entender mais sobre a metodologia para o desenvolvimento de produtos digitais, continue a leitura no Blog da Caiena com este conteúdo sobre o assunto.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.