#blog

Design research: o papel da pesquisa em design

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Existem muitas formas de descobrir respostas para problemas complexos. Uma delas é por meio das práticas de design research, ou “pesquisa em design”, muito importante no desenvolvimento de produtos digitais.

Afinal, toda solução é criada para atender a uma necessidade, seja de uma pessoa específica, de uma empresa, da sociedade… Porém, para isso, é preciso saber responder perguntas de forma assertiva, explorando e traduzindo na solução os detalhes e informações mais relevantes. 

Aqui no Blog da Caiena, já explicamos o que é design. Hoje, vamos além e explorar o que baseia um trabalho criativo. Também temos inclusive um exemplo de como aplicar o design research na resolução de problemas complexos do setor público. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre design research.

Navegue pelo conteúdo:

Design research: o que é

Nas práticas de pesquisa em design, ou design research, são estudados os comportamentos, hábitos e motivações de pessoas que possivelmente utilizarão o serviço ou produto que está sendo criado. São passos que permitem ouvir e compreender este público, conforme orienta o guia de Design Research do governo da Colúmbia Britânica em repositório no GitHub.

Essa pesquisa em design pode ser qualitativa ou quantitativa. A pesquisa qualitativa é a que investiga o cotidiano por meio da avaliação das experiências que não são mensuradas em números. Já a qualitativa possibilita encontrar padrões por meio de dados numéricos e mensuráveis, que podem ser analisados de forma estatística, por exemplo.

Durante uma pesquisa em design, o ideal é que os dados qualitativos e quantitativos sejam unificados e analisados, para assim enriquecer a compreensão sobre a realidade dos usuários do produto ou serviço e seus impactos na sociedade. Assim, quanto mais informações em mãos, melhor será a tomada de decisão.

Checklist para fazer a pesquisa em design

Agora que você já entendeu melhor o conceito de design research, trazemos orientações que apoiarão seu planejamento para uma pesquisa em design. . 

A pergunta certa

A pesquisa em design costuma partir de uma meta, visando responder uma pergunta que direciona a jornada na busca pela solução. Então, o primeiro passo é listar as principais questões que seu design precisa solucionar. Vale ressaltar que a definição do público também pode ser o objeto da pesquisa, por exemplo.

Público-alvo

Lembre-se de especificar quem é o seu público, porque uma solução pode atender pessoas diferentes. Temos como exemplo a plataforma Ceará Transparente, na qual aplicamos técnicas de design research para criar uma solução com foco nos cidadãos do Ceará, mas que também precisava de recursos para facilitar os processos de gestão, responsabilidade dos servidores públicos.

Coleta de dados

Então, organize a forma como você buscará as informações que respondem às suas perguntas nesta pesquisa. Crie um cronograma e escolha os melhores formatos para a coleta de dados. Você pode, por exemplo, enviar ao público questionários, fazer pesquisas em campo, realizar testes de usabilidade, ou ainda observações do ambiente e comportamento dos possíveis usuários.

Para completar, sua organização deve incluir os custos para realizar a pesquisa. Existem muitas ferramentas online que permitem alcançar grandes audiências de forma gratuita -  mas também existe a possibilidade de pesquisas remuneradas. Para aprofundar resultados, é interessante se conectar com as pessoas pessoalmente, como também fizemos no Ceará Transparente, mobilizando uma equipe para percorrer cidades do Ceará. Isso implica em gastos com transporte, alimentação e hospedagem, entre outros, que devem ser planejados.

Ceará Transparente: pesquisa em design a favor do setor público

No ensaio teórico “A contribuição da design research para a resolução de problemas complexos na administração pública”, publicado pela Revista de Administração Pública, observa-se que os problemas do setor público requerem esforços específicos para serem diagnosticados e solucionados. 

“Entendemos que o design research apresenta um potencial de contribuição no desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas, uma vez que seu ciclo envolve a compreensão do problema e o desenvolvimento de soluções que, por meio do teste realizado no contexto de análise, se comprovam eficazes. Nesse caso, o fazer ciência não se restringe à produção de saber, mas envolve a transformação da ciência em respostas aos problemas públicos a partir da interação entre elementos humanos e não humanos (Latour, 2012) e da combinação entre pesquisadores, especialistas e pessoas ordinárias (Alperstedt e Andion, 2017). O potencial de contribuição do método também se dá pelo fato de que suas etapas se adéquam às fases de desenvolvimento de uma política pública (Jann e Wegrich, 2007), partindo da delimitação do problema até o momento de avaliação da solução proposta, o que chamaríamos de artefato da pesquisa”.

Fonte: Ensaio teórico “A contribuição da design research para a resolução de problemas complexos na administração pública”, Revista de Administração Pública

Um importante exemplo de como aplicamos as técnicas de design research em nossos projetos para o setor público é a plataforma Ceará Transparente. A solução foi desenvolvida pela Caiena para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), com financiamento do Banco Mundial, para que os cidadãos cearenses tivessem acesso mais fácil, ágil e transparente às informações públicas.

Para a criação da plataforma Ceará Transparente, foi necessária uma compreensão aprofundada sobre suas particularidades e um planejamento extenso. Isso aconteceu por meio de 14 ciclos de trabalho, que contemplaram três fases: a de pesquisa, desenvolvimento e repasse da tecnologia.

No Ceará Transparente, o planejamento do projeto foi feito considerando as pessoas no centro. Desde o início, por exemplo, estavam planejadas oficinas de design em que os cidadãos poderiam atuar diretamente no processo decisório de concepção e priorização das ferramentas e diretrizes do sistema.

O projeto também contou com uma vasta pesquisa etnográfica que percorreu 25 cidades do Ceará, e com demonstrações públicas da plataforma, em que as primeiras versões do sistema foram testadas em Fortaleza e Juazeiro do Norte. Nessas demonstrações, a equipe da Caiena orientava e colhia feedbacks dos cidadãos sobre o uso do sistema, que já permitia solicitar informações sobre temas como saúde, educação e gastos públicos, além de possibilitar o registro de manifestações nos canais de Ouvidoria do Governo do Ceará. 

Ao final de cada acesso, uma pesquisa de satisfação era aplicada para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas. E, para completar, o projeto realizou ainda uma pesquisa online que obteve mais de oito mil respostas. Todas essas informações sobre o comportamento e usabilidade foram fundamentais para avançar no desenvolvimento da solução. 

Hoje, além de aproximar a população do Estado, o Ceará Transparente também se consagra pela premiação na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições do iF Design Award; por alcançar a nota máxima na Escala Brasil Transparente (EBT), monitorada pela Controladoria-Geral da União; e pela conquista do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, organizado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Se você deseja conhecer em detalhes o desenvolvimento e resultados dos nossos projetos, acesse aqui nossos cases.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.