#blog

Cone de Futuros: o que é e como aplicar em projetos de inovação

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O futuro, por definição, é incerto. Mas isso não significa que não podemos antecipar ou explorar possibilidades quando estamos planejando soluções. Apesar de não termos como prever o futuro, ferramentas como o Cone de Futuros nos permitem desenvolver estratégias que antecipem as consequências de um cenário alternativo a partir do mapeamento de diferentes possibilidades, ajudando a projetar soluções mais assertivas em um mundo cada vez mais acelerado e complexo.

Trata-se de refletir sobre o futuro para desvendar a questão “o que poderá acontecer?”. Neste conteúdo, o especialista em design estratégico da Caiena, Daniel Lucas, explica como aplicar o Cone de Futuros em projetos de inovação. Continue com a leitura para entender melhor o que é e como funciona essa ferramenta.

Navegue pelo conteúdo:

O que é o Cone de Futuros?

Imagine um cone tridimensional, em que o presente se encontra na base e o futuro se expande em um leque de possibilidades. Esse é o Cone de Futuros, um modelo que ilustra como as tendências e eventos de hoje podem moldar diferentes futuros.

É uma ferramenta visual que ajuda a categorizar diferentes cenários futuros de acordo com a probabilidade e a preferência.

Exemplo de Cone de Futuros.

Pense que utilizar o Cone de Futuros é como olhar para frente no escuro usando uma lanterna. Vemos com mais clareza e mais detalhes as coisas que estão mais próximas de nós e mais ao centro do feixe de luz. Já as coisas mais distantes e fora do centro são as que vemos de forma mais obscura e sem tantos detalhes.

Como surgiu o Cone de Futuros?

O futurismo certamente não é algo novo, ele aparece como uma disciplina em meados da década de 1960 com cientistas, acadêmicos e filósofos que exploravam cenários futuros, mas foi Joseph Voros (2017), professor, físico e futurista, que a partir de modelos anteriores desenvolveu uma ferramenta que nos ajuda a pensar nos diferentes tipos de futuros. Inclusive, já falamos sobre futurismo e formas de se preparar para os cenários do amanhã nesta edição da Newsletter da Caiena.

Quais são os tipos de futuro no Cone?

No modelo de Voros, existem sete tipos de futuros:

1. Projetado: este futuro único também poderia ser considerado como sendo “o mais provável” dos futuros prováveis, como uma continuação do passado através do presente e futuro.

2. Prováveis: aqueles que consideramos “prováveis” de acontecer, geralmente com base nas tendências atuais, em grande parte análises quantitativas.
Exemplo: projeção de PIB.

3. Plausíveis: aqueles que pensamos que “poderiam” acontecer com base na nossa compreensão atual de como o mundo funciona (leis físicas, processos sociais, etc.).
Exemplo: humanos morando em Marte.

4. Possíveis: estes são aqueles futuros que pensamos que “podem” acontecer, com base em algum conhecimento futuro que ainda não possuímos, mas que poderemos possuir algum dia.
Exemplo: a cura do câncer.

5. Preferíveis: aqueles que pensamos que “deveriam” ou que “gostaríamos” que acontecessem. Podemos pensar no oposto também, naqueles que "não gostaríamos" ou "não deveriam" acontecer. Esse tipo envolve julgamentos de valor, então o que é preferível para um indivíduo, pode não ser para os outros, pois cada um possui valores, crenças e experiências que moldam suas aspirações e expectativas para o futuro.

6. Absurdo: são os futuros que julgamos serem “ridículos”, “impossíveis” ou que “nunca” acontecerão. Um ponto importante é que alguns futuros absurdos imaginados no passado, hoje são realidade, como o caso das entregas por drone.
Exemplo: reprodução entre seres humanos e robôs.

7. Previsto: o futuro que alguém afirma que "vai acontecer". Esse tipo pode limitar a capacidade de visão que o Cone de Futuros dá, fechando as possibilidades e eliminando o exercício de pensar no futuro, já que partimos de uma visão pré concebida, vinda de um ponto de vista único e pessoal.

Exemplo: máquinas dominarão o mundo.

Adaptado de "The Futures Cone: Use and History" por Joseph Voros.

Explorando o Cone de Futuros

Na Caiena, antes do desenvolvimento de um projeto, passamos por algumas etapas importantes para conhecer todos os atores e fluxos que compõem o ecossistema de negócios. Após a identificação do problema, passamos para a etapa de gerar possibilidades de solução e é aí que entra o Cone de Futuros.

Em cada etapa de concepção de soluções, exploramos os diferentes tipos de futuros para:

  • Ampliar a visão: identificar oportunidades e desafios que podem surgir no horizonte, desvendando as tendências que moldam o mercado.
  • Avaliar riscos e oportunidades: analisar a probabilidade de diferentes futuros e seus impactos.
  • Criar soluções robustas: desenvolver soluções adaptáveis a diferentes cenários futuros.
  • Construir um futuro desejável: colaborar com os clientes para moldar um futuro positivo e sustentável.

Aplicando o Cone de Futuros

Um dos projetos em que o Cone de Futuros foi muito utilizado foi o SME Data Framework, uma consultoria de tecnologia da Caiena para o Governo de Moçambique em parceria com o Banco Mundial. 

O principal objetivo do projeto é criar uma base de dados para MPMEs (micro, pequenas e médias empresas) em um cenário em que as estruturas de tecnologia e os sistemas ainda estão sendo criados. 

Isso exigiu muito da exploração de futuro para que as soluções propostas pudessem, além de atender às condições atuais, fossem viáveis e aderentes em um futuro próximo onde os sistemas estejam mais maduros e existam mais integrações entre eles.

A pergunta "O que poderá acontecer?" foi feita muitas vezes enquanto fazíamos as projeções.

  • E se esse Ministério demorar para implementar essa API?
  • E se a governança do projeto demorar para tomar as decisões?
  • E se o acesso à internet não melhorar no próximo ano?
  • E se escolherem a tecnologia X e não a Y?

São muitas possibilidades de futuro e, por isso, preparar o projeto para os possíveis riscos e ir na direção de um futuro desejável/preferível, levando em consideração o contexto atual, foram algumas das ações mais importantes.

Uma das etapas do projeto foi composta por um exercício de pensar nos futuros desejáveis a partir da implementação do framework. Nesse ponto, a pergunta que fizemos foi "O que será possível quando a base de dados estiver operacional?”. 

A partir dessa perspectiva, foi possível idealizar um cenário que serve como um objetivo unificador para todas as iniciativas do Governo Digital, direcionando os esforços e garantindo que todos os projetos estejam alinhados a uma visão de futuro comum.

Conclusão

A utilização do Cone de Futuros como uma ferramenta de planejamento estratégico tem um papel importante nos projetos e permite:

  • Visualizar e estruturar diferentes cenários futuros;
  • Definir um cenário desejável a ser perseguido;
  • Criar um objetivo unificador para todas as iniciativas da empresa;
  • Estabelecer as bases para a criação de um plano de ação detalhado.

Esperamos que esse conteúdo contribua com a evolução dos seus projetos de inovação. E nós podemos ajudar você a descobrir e estruturar soluções que atendam às necessidades de seu negócio com o Caiena SEED. Saiba mais sobre nossa consultoria aqui! 

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.