#blog

Novo sistema de Folha de Pagamento: saiba como foram as Oficinas de Design do projeto na Paraíba

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Alcançar o melhor alinhamento possível entre as necessidades dos usuários finais e os sistemas que desenvolvemos tem importância central para a Caiena, e as maneiras de garantir esse alinhamento variam de acordo com os projetos. No caso do Novo Sistema de Informação para Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento da Paraíba (SRH), o desafio era enorme: engajar os próprios servidores do Estado paraibano na construção da plataforma, e fazer com que ela fosse realmente funcional e intuitiva para eles. Com isso, o Novo SRH crumpriria plenamente seu objetivo de ampliar a capacidade de gestão das informações e do processo de pagamento de salário das milhares de pessoas que trabalham no Estado da Paraíba.

Metodologia

A abordagem utilizada para essa etapa foi a realização de três Oficinas de Design com funcionários das gerências internas de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SEAD) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA). A escolha desses servidores foi feita estrategicamente, já que a SEAD é responsável pela gestão das folhas de pagamento e a CODATA é o órgão que oferece suporte tecnológico para o governo paraibano. Por meio dos encontros, a Caiena pode colocar em prática alguns dos preceitos da metodologia ágil de trabalho e da prática do design como ferramenta de resolução de problemas, incluindo os usuários finais nas várias etapas de desenvolvimento do novo sistema.

Oficina I

Na Oficina de Design I - da Situação Atual à Desejada, o objetivo principal foi mapear e hierarquizar as dificuldades e necessidades dos servidores com relação ao Sistema de Recursos Humanos (SRH) atualmente utilizado pelo Estado da Paraíba. Para isso, eles receberam cartões com duas classificações, "Situação Atual" e "Situação Desejada". O processo consistiu, então, em identificar situações do cotidiano vistas como problemáticas, descrever o problema e imaginar um cenário ideal no qual aquela dificuldade estivesse superada, apontando caminhos possíveis para a resolução.


Exemplo de cartão de mapeamento que os participantes puderam preencher

Posteriormente, todos os cartões foram compartilhados, e os servidores puderam votar nas situações consideradas mais importantes. As três mais votadas foram discutidas juntamente à equipe da Caiena, o que possibilitou uma compreensão mais ampla e profunda das necessidades dos usuários finais do sistema e dos melhores caminhos para atendê-las.

A equipe do projeto utilizou os resultados da primeira oficina como insumo para elaborar as interfaces do sistema. E para garantir que estavámos no caminho certo e manter o engajamento dos usuários, uma nova oficina foi realizada.

Oficina II

Na Oficina de Design II - Validação, os servidores tiveram o primeiro contato com as interfaces iniciais e dividiram entre si e com nossa equipe as suas impressões. Com esses feedbacks, os passos seguintes foram definidos e o desenvolvimento teve continuidade.

Oficina III

A terceira Oficina de Design do projeto foi realizada em 03 de julho de 2018. No desenvolvimento do novo SRH realizado até a data, buscamos transformar em funcionalidades as solicitações dos servidores, identificadas e priorizadas nas Oficinas I e II. Foi também nesse momento que a equipe da Caiena pôde explicar como cada ferramenta do sistema pode funcionar, com componentes e mecanismos visuais, e todos os participantes puderam levantar questões, propor mudanças e indicar acertos quanto às interfaces e ferramentas da plataforma.

Desde então, o Novo SRH tem sido aprimorado, integrando cada vez mais funcionalidades e se adequando às especificidades de seus usuários - os servidores públicos da Paraíba. A Caiena acredita na construção e validação conjunta de seus trabalhos, e o ciclo de Oficinas de Design com os servidores possibilitou que o ideal se materializasse nesse projeto.

Para saber mais

Nesses links você pode saber mais sobre o Novo SRH, sobre a Metodologia Ágil de Trabalho, sobre o Design Thinking e também sobre nossos outros projetos.

Já que o assunto é design, você já deve conhecer o iF Design Award. Já pensou em trabalhar em uma empresa que já foi quatro vezes campeã de um dos mais importantes prêmios de design do mundo? Confira nossas vagas abertas! Caso não encontre uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.