#blog

4 leituras sobre design thinking para quem está começando

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Para definir o que é Design thinking, é possível começar a conversa com três afirmações: 1) Design thinking é um modelo mental. 2) Design thinking é um método de resolução de problemas. 3) Design thinking é uma técnica para ressignificar demandas de pessoas e organizações. Afinal, qual destas afirmações está correta?

Separamos quatro leituras que ajudam a responder as primeiras perguntas de quem está começando a estudar e praticar "design thinking" – principalmente se a formação, e experiência profissional, dessa pessoa for em áreas mais distantes do Design.

Navegue pelo conteúdo:

1. Entrevista com David Kelley

David Kelley cofundou a IDEO há cerca de 30 anos (Foto: Reprodução)


A primeira sugestão de leitura é uma entrevista (em inglês) com David Kelley, fundador da IDEO e um dos criadores da d.school, na Universidade de Stanford.

David Kelley é uma das principais referências em design thinking quando definido como método de design e resolução de problemas a partir de reframing – redefinição do problema dado – e trabalho em equipes multidisciplinares.

Referência: CAMACHO, M. David Kelley: From Design to Design Thinking at Stanford and IDEO. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 2, n. 1, p. 88–101, 1 mar. 2016.

2. O livro “Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”

(Foto: Paula Mariane)

Em linha com a entrevista do David Kelley, a segunda sugestão é o livro "Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias" do Tim Brown, CEO da IDEO e uma das principais referências na difusão do design thinking.

Referência: BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

3. O artigo “The core of 'design thinking' and its application”

Dorst desenvolve pesquisas relacionando design, filosofia e negócios (Foto: Reprodução)

Enquanto as duas primeiras leituras estão mais alinhadas com uma definição de design thinking como metodologia, as duas últimas podem ser consideradas mais acadêmicas e exploram mais uma definição de design thinking como modelo mental ou processo de criação.

A terceira sugestão é o artigo (em inglês) "The core of 'design thinking' and its application", do Kees Dorst, da University of Technology Sydney (Austrália) e da Eindhoven University of Technology (Holanda). No artigo, Dorst usa uma abordagem lógica para destacar e racionalizar a aplicação do design thinking na inovação e solução de problemas em organizações.

Referência: DORST, K. The core of “design thinking” and its application. Design Studies, v. 32, n. 6, p. 521–532, nov. 2011.

4. O Livro “Design Thinking: understanding how designers think and work”

(Foto: Paula Mariane)

Por fim, a quarta sugestão é o livro (em inglês) "Design Thinking: understanding how designers think and work", do Nigel Cross. No livro, Cross descreve o processo de design de designers e equipes de design em vários segmentos diferentes.

Referência: CROSS, N. Design thinking: Understanding how designers think and work. [s.l.] Berg, 2011.

BÔNUS: o artigo "The divisiveness of design thinking"

O artigo "The divisiveness of design thinking" (em inglês) escrito pelo designer Jon Kolko mostra como existem muitas visões diferentes sobre o tema e faz um ótimo panorama histórico sobre essa abordagem de fazer e pensar design.

Referência: Jon Kolko. 2018. The divisiveness of design thinking. Interactions 25, 3 (April 2018), 28-34. DOI: https://doi.org/10.1145/3194313.

Acreditamos que essas 5 leituras sejam capazes de introduzir o tema "design thinking" para alguém iniciando os estudos sobre essa prática, como também ajudar a expandir os horizontes daqueles mais experientes.

Gostou deste conteúdo? Aqui no Blog da Caiena apresentamos diversas discussões relevantes aos profissionais de todas as frentes do Design! Confira como se dá a aplicação de design thinking na criação de produtos digitais e como utilizamos o design thinking em projetos na gestão pública. São muitos conteúdos esperando por você e, caso esteja procurando um lugar para desenvolver suas habilidades em design, por que não se juntar à nossa equipe? Veja nossas vagas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.