#blog

Por quê Design Thinking, Human Centered Design e Metadesign são importantes para a Caiena

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

É cada vez mais comum surgirem artigos e publicações que trazem os termos "design thinking", "human centered design" e "metadesign" para as discussões. Essa democratização do conhecimento do campo do design, além de positiva, é fundamental. O que é importante distinguir, no entanto, são as maneiras como esses assuntos são tratados e passados adiante. Na Caiena, o design é assunto e prática inerente a todos os projetos. Mas por quê, afinal, isso é tão importante?

O que é design thinking?

O design thinking, ou na tradução literal, pensamento de design, é uma abstração do modelo mental utilizado há anos pelos designers para dar vida às ideias por meio de uma abordagem criativa dos problemas. Esse modelo mental pode ser aprendido e utilizado por qualquer pessoa e aplicado em qualquer cenário de negócio social.

De acordo com Tim Brown, CEO da IDEO e autor de uma das obras mais conhecidas sobre o assunto, o design thinking começa com habilidades que os designers têm aprendido ao longo de várias décadas na busca por fazer uma correspondência entre as necessidades humanas e os recursos técnicos disponíveis, considerando as restrições práticas dos negócios. O que fica evidente nessa conversa é que pensar com o raciocínio do designer para solucionar problemas é algo que pode ser alcançado por todos, por meio do estudo e da prática - essa última mostrando que de fato os insights trazidos por essa experiência são eficazes e geram soluções mais criativas.

O design aplicado pela Caiena

Em cada um dos momentos da nossa jornada de Design na Caiena, nos apoiamos em conceitos, ideais, metodologias, técnicas e ferramentas como as encontradas no design thinking e no metadesign. Com Metadesign, operamos a transposição de múltiplos contextos, superando diferenças específicas a partir de uma operação genérica que se aplica em muitos casos diferentes.

Esse pensamento do designer é aplicado em todas as fases de nossos projetos. E isso faz com que a equipe vá da ideia à realização construindo resultados transformadores, além de relações de confiança traçadas por um processo de transparência, tendo o ser humano como centro do que é feito.

Conheça o Caiena SEED – Sistema de Entendimento, Estratégia e Design – método criado a partir dos conhecimentos e experiência adquiridos durante os mais de 15 anos da Caiena. Seu objetivo é transformar ideias, vontades e desafios em planos consistentes, com necessidades claras e tarefas bem definidas.

Ser humano como parte central do processo

Para o mesmo Tim Brown que citamos acima, a verdadeira meta do design não é mais atender às necessidades expressas criando uma impressora mais rápida ou um teclado mais ergonômico. A meta agora é ajudar as pessoas a articularem as necessidades que podem nem saber que têm.

Ao estudar o histórico da abordagem humana no design, Krippendorff (2000) explica que o enfoque voltado para o ser humano ocorreu no início da década de 1950, quando o paradigma de produto passou a ser considerado bens de consumo, informação e identidade. Nesse momento, os designers redirecionaram o foco do produto como objeto para práticas sociais, preferências e símbolos, deixando de atender somente às necessidades de usuários racionais para atenderem compradores, consumidores e determinados públicos.

Case: Ceará Transparente

Para além da literatura especializada, o design centrado no ser humano é uma realidade. E mais do que isso, um guia para a realização de nossos projetos. Um dos exemplos é o Ceará Transparente, que vem sendo desenvolvido para, pelo e com a ajuda do cidadão, em cada uma de suas etapas.

O design centrado no ser humano leva em consideração aspectos sociais, físicos e cognitivos do seu público, e utiliza uma abordagem que não impõe suas preferências e soluções. Ao invés disso, traduz a vontade do público, além de estimulá-lo a compreender suas próprias necessidades por meio da solução final do projeto.

Na Caiena, incentivamos todas as pessoas, empresas e marcas a conhecerem esses métodos e descobrirem a real utilidade de cada um na prática. Além de novas maneiras de resolver problemas, o design propõe uma nova maneira de agir no mundo.

Resumo

  • Design Thinking significa “modo de pensar do design” e se refere a um conjunto técnicas e ferramentas voltada à abordagem criativa para resolução de problemas dos mais variados tipos e disciplinas.
  • Human centered design significa “design centrado no ser humano” e se refere ao ato de priorizar o atendimento das necessidades reais, a partir da compreensão de uso e contextos específicos. Com essa perspectiva, as pessoas são o centro do processo em todas as etapas de criação de um projeto.
  • Metadesign significa "o projeto do projeto", ou seja, projetar o contexto do projeto e como este será conduzido. Essa é uma técnica para criar métodos olhando a situação atual e desejada e pensando em quais passos serão tomados para solucionar um problema de maneira criativa.

Ficou interessado em saber mais? Vamos conversar! Promovemos projetos de consultoria em tecnologia e design para que sua empresa coloque em prática ideias novas ou promova melhorias em processos já existentes.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.