#blog

Designer especialista ou generalista? O que considerar na decisão

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Existe uma discussão na área do design a respeito dos caminhos profissionais que se pode seguir. Muitos dos recém-formados, ou até mesmo pessoas que já estão no mercado, se deparam com o questionamento: devo optar por uma especialização ou por seguir com uma formação generalista? Neste texto apresentaremos o significado de cada termo e o que levar em conta no momento da decisão.

Navegue pelo conteúdo:

Como funciona a área de design?

Já contamos aqui no blog da Caiena sobre as diversas possibilidades de atuação e formação na área do design. Existe o design de interiores, design de moda, UX design e o design gráfico, para citar alguns. O que todos eles possuem em comum? O modo de pensar do design – conhecido como design thinking. O design thinking diz respeito ao método de compreensão de problemas e elaboração de soluções – sejam problemas estéticos, de infraestrutura, de marketing ou de produtos.

Ainda que o conhecimento seja aplicado em diferentes áreas de produção, o designer atua em um processo de análise e planejamento personalizado, que pensa a solução de acordo com cada desafio. Criatividade, eficiência e pensamento voltado à solução de problemas são características-chave desses profissionais.

Como exemplo para pensar o design generalista e especialista, utilizaremos a área de design gráfico.

O que faz um designer generalista

Designers generalistas dessa área costumam entender sobre todas as etapas da entrega de peças visuais. A pessoa que é generalista pode, por exemplo, atuar desde a etapa de branding, até a criação de identidade visual, lettering, ilustração e ainda possuir noções de web design. Assim, diante das diversas demandas de trabalho que possam surgir, este profissional se prepara o suficiente para uma boa entrega em todas elas.

O que faz um designer especialista

A pessoa que atua como designer especialista escolheu uma das etapas do processo de produção para se dedicar. Por exemplo: uma designer especialista em ilustrações, que desenvolveu um traço próprio e característico para aplicar. Assim, ao se aprofundar em uma das frentes, e conhecer tudo o que é possível sobre ela, a pessoa se torna uma especialista e suas contribuições passam a ter autoridade no meio.

Como escolher entre generalista e especialista?

Como tudo na vida, existem prós e contras nas duas opções, e eles devem ser avaliados de acordo com suas pretensões de carreira.  

Um designer generalista, por lidar com trabalhos em diferentes frentes, pode ter dificuldade na organização de tarefas e até mesmo em ser reconhecido como uma autoridade em determinada frente. No entanto, sua versatilidade faz com que esteja menos vulnerável às mudanças do mercado, e que possa se recolocar e se adaptar facilmente. Também é comum que esse perfil seja escolhido para ocupar posições de liderança e gestão de pessoas, já que conhece todas as etapas do processo.

A falta dessa versatilidade pode vir a prejudicar um designer especialista. No entanto, devido a sua bagagem, este profissional pode ser visto como mais raro e valioso às empresas. No dia a dia, um especialista terá mais facilidade para ajustar seus interesses aos projetos que participa, e poderá até fazer descobertas que irão contribuir no desenvolvimento da área.

Se perguntar "em qual momento da carreira eu estou?" pode ser um início para tomar a decisão entre ser um designer generalista ou especialista. Afinal, um profissional em início de carreira pode se beneficiar da atuação em um campo amplo, em que possa ganhar mais experiência rapidamente em diversas tarefas. Enquanto isso, designers que já atuam no mercado há bastante tempo, podem escolher a área em que possuem mais afinidade e se especializar. Assim, ao possuir um repertório diversificado, pode haver mais tranquilidade para iniciar os estudos específicos.

Conclusão

Ao longo do texto apresentamos algumas vantagens e desvantagens de cada uma das escolhas. Porém o mais importante é se lembrar que não há certo e errado, mas aquilo que funciona para você, de acordo com suas metas e com seu momento profissional.

Conheça mais sobre a área de design da Caiena clicando aqui. Se você é designer e se identificou com a gente, veja nossas vagas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.