#blog

Comitê de Diversidade da Caiena

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O Comitê de Diversidade da Caiena foi criado em 2017 por talentos de várias áreas da empresa. A princípio, seu objetivo era realizar uma autocrítica mais consistente da pouca diversidade no setor de tecnologia e em nosso próprio time para, então, traçar estratégias de mudança. Navegue pelo conteúdo para conhecer essa trajetória e os compromissos firmados desde então:

Como tudo começou

A iniciativa surgiu ao final do mês de junho do ano de 2019, conhecido como Mês da Diversidade, uma ação interna anual voltada para a valorização das individualidades e para a desconstrução de preconceitos, inspirada pela comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBT+. Durante o mês, realizamos entrevistas e reuniões com os talentos, além de veicular campanhas informativas em todos os canais da empresa. Quando a ação terminou, sentimos a necessidade de formar uma equipe para medir seus resultados e intensificar atividades relacionadas ao tema.

É o que conta o João Paulo, Líder da Área de Pessoas:

"A criação do Comitê de Diversidade foi algo bem orgânico. Quando acabaram as atividades do mês da diversidade, vários talentos demonstraram interesse em manter o assunto mais presente no dia a dia da empresa. A nossa vontade, minha e de vários colegas, era organizar mais ações tanto para conscientizar quem já trabalha na Caiena quanto para aumentar a pluralidade das equipes. Esse interesse fez com que a gente se juntasse e criasse o Comitê de Diversidade. Hoje, ele é essencial para o planejamento de todos os eventos e campanhas da empresa, sempre tem alguém de nós envolvido."

Objetivos

Desde então, o Comitê de Diversidade se concentrou em dois principais objetivos, apoiados em diferentes ações.

1. Aumentar a diversidade no setor de tecnologia

Para tornar as oportunidades de trabalho em tecnologia mais igualitárias, seria preciso atuar paralelamente em duas frentes: a interna e a externa.

Na frente interna, dedicamos especial esforço para que nossas oportunidades de emprego cheguem a todas as pessoas. Sabemos que o mercado de tecnologia ainda é predominantemente branco, masculino e heterossexual e que, muitas vezes, apenas divulgar novas vagas em nossas redes sociais não é suficiente para romper essa bolha. Por isso, buscamos grupos de desenvolvedoras e desenvolvedores negros, LGBT+ e da periferia que pudessem replicar a informação e, assim, alcançar pessoas que a Caiena, sozinha, ainda tem dificuldade em acessar.

Na frente externa, buscamos ações que reverberam de forma prática na comunidade em que nos inserimos. Para isso, realizamos formações sobre diferentes habilidades, sempre gratuitas e com um processo seletivo inclusivo.

2. Oferecer condições para o desenvolvimento pessoal de nossos talentos

Um dos principais objetivos do comitê é tornar a equipe da Caiena mais diversa. Mas enquanto atuamos na concretização dessa mudança, também buscamos ajudar aqueles que já trabalham conosco a compreender e superar seus próprios preconceitos – afinal, ninguém é completamente desconstruído.

Já realizávamos eventos internos com esse objetivo antes da criação do comitê, mas, com ele, a prática foi intensificada e expandida para atingir também a comunidade.

Iniciativas em que temos trabalhado ao longo dos anos

Quando criamos o Comitê de Diversidade da Caiena, também nos comprometemos a trazer impactos para dentro e fora do ambiente de trabalho. Por essa razão, ao longo dos anos temos atuado de maneira consistente em algumas frentes e buscando abranger mais grupos minoritários. Abaixo, destacamos as principais atividades realizadas ao longo desses anos, para nossa comunidade interna e externa.

2022

Pelo quinto ano consecutivo, aplicamos nosso Censo de Diversidade, o que tem nos dados informações interessantes sobre a equipe, onde ainda temos trabalho a fazer e o que alcançamos nesse tempo. Além disso, trazemos outros destaques: 

Primeira edição da Oficina TRANSFORMAR

A TRANSFORMAR é uma oficina de design gráfico gratuita e exclusiva para pessoas transexuais. Também foi a primeira atividade específica desenvolvida para esse público. 

O conteúdo da oficina foi todo desenvolvido pela equipe da designers gráficos da Caiena, e abordou desde os princípios do design gráfico até o uso de ferramentas e softwares de criação e edição. Tipografia, estudo de cores e processo criativo também foram abordados. Além disso, as pessoas participantes puderam tirar dúvidas sobre a carreira em design e a construção de um bom portfólio. Se você quiser saber assim que abrirmos as inscrições para uma nova edição, cadastre-se aqui.

Treinamento sobre gestão de programas de diversidade e inclusão 

No final de 2022, nosso comitê recebeu um treinamento sobre gestão de programas de diversidade e inclusão, momento ideal por anteceder o início do planejamento das ações para 2023. O treinamento possibilitou começarmos um novo planejamento estratégico de diversidade e inclusão para que a Caiena possa avançar ainda mais na temática. 

Produção de conteúdos internos e para o Blog da Caiena

O Comitê ainda se dividiu para produzir conteúdos divulgados interna e externamente sobre os seguintes temas: 

2021

Neste ano, conseguimos dar alguns passos muito importantes em relação à diversidade na Caiena, envolvendo principalmente os talentos e os resultados de nosso Censo. Pela primeira vez, 46,7% de nossa equipe era composta por pessoas do sexo feminino. Além disso, trazemos outros destaques: 

Atração de talentos em plataformas de diversidade 

Estabelecemos duas parcerias em 2021 com o objetivo de formarmos equipes mais plurais e representativas. "Começamos do começo", buscando plataformas especializadas em grupos diversos, para que pudéssemos alcançar diferentes perfis durante nossos processos seletivos. 

A primeira delas foi a Diversifica.me, um site que ajuda empresas a buscarem grupos diversos de profissionais. As pessoas cadastram seus currículos diretamente na plataforma e organizações, como a Caiena, podem buscá-las utilizando filtros de gênero e etnia. A Diversifica.me estava em versão beta e a Área de Pessoas da Caiena foi convidada a testá-la para contribuir no seu desenvolvimento e evolução. 

A segunda parceria foi com a TransEmpregos. A plataforma, criada em 2013, é o projeto de empregabilidade para pessoas transgêneras mais antigo no Brasil. Além disso, possui o maior banco de dados e de currículos deste segmento no país. 

Segunda edição da Ruby Empowers, nossa formação em Ruby on Rails 

Fizemos a segunda edição de nossa formação de maneira remota e com a participação de 20 desenvolvedoras. Além do conteúdo técnico, trouxemos informações sobre o mercado de trabalho e soft skills relevantes nessa carreira. Se você quiser ser avisada quando houver uma nova turma, cadastre-se aqui. 

Produção de conteúdos internos e para o Blog da Caiena

O Comitê ainda se dividiu para produzir conteúdos divulgados interna e externamente sobre os seguintes temas: 

2020

Em 2020, com a pandemia da covid-19, passamos a maior parte do ano trabalhando remotamente. Mesmo com essa rápida mudança, organizamos algumas atividades ao longo do ano, além da realização de mais uma edição do nosso Censo de Diversidade: 

Cartilha "Povos indígenas e as crianças brasileiras"

Durante abril, focamos na questão indígena brasileira para refletir sobre os direitos desses povos, suas contribuições à sociedade e os preconceitos e estereótipos que vivenciam. 

Um dos materiais utilizados para isso foi a cartilha "Povos indígenas e as crianças brasileiras", produzido pela equipe da Caiena. O objetivo era trazer dicas para adultos para falar sobre questões indígenas com crianças. Com isso, incentivamos a difusão da cultura dos povos nativos de uma maneira livre de preconceitos.

Visita do Centro de Convivência e Cooperativa Toninha (CECCO), do serviço de saúde Dr. Cândido Ferreira 

Aproveitando o mês de janeiro, em que sempre trabalhamos o tema do Janeiro Branco, convidamos a equipe do CECCO Toninha, localizado em Campinas/SP, para duas atividades na Caiena: uma feira com os produtos das oficinas de geração de renda e uma roda de conversa com os funcionários sobre a prevenção de doenças mentais no contexto da empresa. 

O encontro reuniu alguns dos profissionais que atuam no CECCO Toninha, pacientes que frequentam o espaço e produzem itens artesanais durante as oficinas e os talentos da Caiena. 

Dia do Homem e a masculinidade saudável

Internamente, produzimos e enviamos uma série de conteúdos abordando o tema da masculinidade. Nos e-mails, falamos de estereótipos masculinos tóxicos conhecidos na sociedade e  questionamos a noção do "homem de verdade", construída ao longo do tempo e em cima de diversos preconceitos. Também falamos sobre como podemos construir, enquanto sociedade e individualmente, uma masculinidade saudável. 

Dia Internacional da Mulher: roda de conversa sobre desafios profissionais

Nesse 8 de março, convidamos todas as mulheres da Caiena a participarem de uma roda de conversa sobre estratégias de fortalecimento e enfrentamento de desafios cotidianos relacionados à questão de gênero. Para mediar a conversa, tivemos a participação da psicóloga clínica e social Bianca Caroline, que dividiu o encontro em três etapas – aproximação, apresentação de dados sobre a presença de mulheres no mercado de trabalho e, por fim, uma dinâmica envolvendo todas as presentes.

2019

Nesse ano, nos organizamos para colocar em prática as primeiras atividades externas relacionadas ao Comitê:

Censo da Diversidade na Caiena

O censo da diversidade foi realizado no início do ano com o objetivo de mapear os perfis de funcionários da empresa, entender em quais áreas as ações do comitê deveriam se concentrar e ter dados para comparar o cenário no decorrer dos anos. Ele continha perguntas relacionadas a gênero, sexualidade, condições sócio-econômicas, cor, religião e escolaridade. As respostas eram anônimas e o resultado pode ser acessado por todos os talentos. Leia mais sobre o censo aqui.

Primeira edição da formação Ruby Empowers!

Nossa formação exclusiva e gratuita para que mulheres aprendam a linguagem Ruby e o framework Rails. Nessa primeira turma, tivemos 10 mulheres selecionadas e foi um sucesso! Com a formação, temos o objetivo de preparar mais mulheres para ocupar cargos em empresas de tecnologia, revertendo o cenário desigual que ainda prevalece no setor. Você pode ler mais sobre essa iniciativa aqui.

Patrocínio do programa Women Can Code

Também patrocinamos o programa Women Can Code, realizado pela empresa Share RH. Além de palestras com mulheres em diferentes cargos na área de tecnologia, o programa ofereceu um curso técnico gratuito com aulas de lógica de programação, Python, Node e Java. Joyce Romano, product owner na Caiena, esteve no painel Mulheres na Tecnologia, compartilhando as experiências que adquiriu trabalhando no ramo.

Meetup - Mídia e sexualidade

Esse evento gratuito e aberto criou uma oportunidade de encontro, troca de conhecimentos e diálogo sobre temas de relevância social, como a sexualidade, a mídia brasileira e a homofobia. Ele consistiu em uma conversa com a autora e pesquisadora Camilla Rocha, que nos apresentou seu livro “Família e Telenovela: um retrato 3x4”, e com o sociólogo, pesquisador e vice-presidente da ONG Amapô-SP, Rodrigo Melhado. Entre os temas abordados estavam a definição do conceito de família, as representações homoafetivas em telenovelas e a recepção dessas representações pelos brasileiros.

Workshop "A Arte da Diversidade"

O workshop “A arte da Diversidade” foi realizado para discutir a diversidade sob o ponto de vista da história da arte. Durante o evento aconteceram conversas e atividades que colocaram em pauta questões como estereótipos, preconceito, viés inconsciente, privilégios e lugar de fala.

Conclusão

Com essas ações, temos trabalhado para construir um ambiente que represente a diversidade social que nos envolve e, através de nossos talentos e colaboradores, transmitir concepções de respeito, colaboração, inclusão e transformação. Sabemos que tais objetivos exigem um esforço constante e que as mudanças nem sempre são rápidas. O Comitê de Diversidade é o que tem nos ajudado a manter o tema sempre presente, guiando todo o planejamento de ações internas e externas da empresa.

Texto publicado originalmente em 12/11/2019 e atualizado pela última vez em 06/2023.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.