#blog

Comitê de Diversidade: agindo contra a homofobia e a transfobia

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Em 17 de maio de 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) desclassificou a homossexualidade como um distúrbio mental, antes previsto pelo CID. Desde então, esta data passou a ser lembrada como o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, um marco importante na luta contra o preconceito voltado às pessoas LGBTQIAPN+. A ocasião nos convida a refletir sobre o respeito e os direitos humanos, que devem ser praticados em nosso dia a dia com todos os indivíduos, independentemente da orientação sexual, identidade ou expressão de gênero. 

De acordo com a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), cerca de 20 milhões de pessoas se identificam como LGBTQIAPN+ no Brasil. Porém, infelizmente, o país continua sendo o número um no ranking de nações que mais matam pessoas LGBTQIAPN+ no mundo. Só em 2022, de acordo com estudos no Grupo Gay da Bahia, 256 pessoas da comunidade morreram por crimes de ódio. 

Para contribuir com a reflexão sobre o tema, o Comitê de Diversidade da Caiena reuniu informações que indicam possibilidades de combater a homofobia e a transfobia no cotidiano, incluindo um infográfico com dados sobre homofobia e transfobia no Brasil e no mundo para download gratuito. Então, vamos falar sobre isso? ;)

Para começar: o que é homofobia e transfobia?

Talvez os termos homofobia e transfobia não façam parte do seu vocabulário no dia a dia. Então, para começo de conversa, vamos entender melhor o que eles significam. Homofobia e transfobia são palavras que definem as ações preconceituosas, incluindo agressões físicas, morais ou psicológicas, contra pessoas pertencentes ao grupo LGBTQIAPN+ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/transgêneros/travestis, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-bináries e outras). O termo transfobia, especificamente, refere-se ao preconceito contra travestis, transexuais e transgênero.

Vale reforçar que a homofobia é considerada um crime no Brasil desde 2019, sendo imprescritível e inafiançável, e pode gerar até três anos de reclusão. Não existe uma lei exclusiva para isso, mas os atos são punidos por meio da Lei de Racismo (7716/89), que prevê crimes de discriminação ou preconceito por "raça, cor, etnia, religião e procedência nacional".

Atitudes para fortalecer o combate à homofobia e à transfobia

Você pode agir no combate à homofobia e à transfobia não deixando que essas práticas ocorram “em silêncio”. De acordo com conteúdo especial da Universa - UOL sobre homofobia, as vítimas deste tipo de preconceito podem apresentar as provas à Delegacia de Polícia mais próxima presencialmente, ou por contato telefônico pelo número 190, para que seja aberta uma investigação sobre os fatos. Pessoas que presenciaram ou sabem de práticas homofóbicas e transfóbicas também podem realizar as denúncias.

A importância de apoiar, dialogar e informar

Para completar, o acesso à informação é uma excelente ferramenta nesta luta contra a homofobia e a transfobia. Tanto é que, por aqui, debater este tema não é novidade. Nós já falamos sobre a homofobia e transfobia no Blog da Caiena para fomentar o diálogo em torno do tema. Também realizamos uma formação em design voltada exclusivamente às pessoas trans, a TRANSFORMAR. Além disso, utilizamos plataformas de recrutamento voltados à comunidade LGBTQIAPN+, como a TransEmpregos, a maior e mais antiga iniciativa de empregabilidade para pessoas trans no Brasil.

Na Caiena, também organizamos uma roda de conversa online sobre o contexto de homofobia e transfobia no Brasil com os talentos no dia 17 de maio, porque acreditamos que isso também possibilita momentos de reflexão, escuta e diálogo, uma atitude mais poderosa do que parece.

Outra forma de contribuir com o combate à homofobia e transfobia é apoiando pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. O membro do Comitê de Diversidade da Caiena e desenvolvedor de software front-end Luiz Santos nos indica, por exemplo, acompanhar a desenvolvedora de software trans Andrea Fomera. Ela disponibiliza diversos cursos gratuitos (em inglês) para formação de pessoas em tecnologia. Acompanhar e divulgar o seu trabalho, bem como o de outras pessoas da comunidade, é uma forma de ampliar o alcance dessas iniciativas, promovendo a inclusão.

Agora, apresentamos o Infográfico “Um retrato da LGBTfobia”, com números relevantes para proporcionar uma melhor compreensão sobre a importância do combate à homofobia e à transfobia. O conteúdo é uma das iniciativas do Comitê de Diversidade e pode ser baixado gratuitamente. É só clicar aqui e fazer o download.

Nós, integrantes do Comitê de Diversidade, esperamos que as informações compartilhadas aqui contribuam com a construção de um ambiente com mais representatividade e diversidade ao nosso redor.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.