Sinoel Batista
Havia um desejo nos 'meninos' de utilizar essa inteligência desenvolvida aplicada às políticas públicas. Para nós, isso soava um pouco estranho porque não se ouvia estudantes falando que queriam seguir esse caminho. Hoje, quando você conversa com eles, o que a gente percebe nitidamente é que eles compreendem que há dificuldades no Estado, e a Caiena produz soluções que empoderam a capacidade de fazer a gestão das políticas públicas.
PACTO
O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba era um programa de investimentos para que prefeituras desenvolvessem iniciativas na Educação.
Trilhando um caminho no
fortis fortuna adiuvat
Dizem que a sorte favorece os corajosos. Se é verdade, nunca saberemos. Mas aqui contamos o que sabemos de fato. O impulso de colocar um banner falando sobre a Caiena – de surpresa – em um fórum de inovação para o setor público, em 2006, nos traria dois parceiros. Em grande parte, eles foram mentores enquanto aprendíamos a navegar pelas oportunidades de tecnologia que surgiam na gestão pública. Juntos, criamos para municípios e estados, desenvolvemos soluções para saúde e educação, sistematizamos indicadores de impacto para políticas públicas. A coragem moldou nosso início, mas foi a experiência acumulada e as relações construídas a cada passo que tornaram esse caminho possível — e consistente.
Carlos Alberto Bachiega
Especialista em gestão pública
A Paraíba tem 223 municípios e a coisa começou a fugir do controle, não dava mais para acompanhar só no papel, sabe? Esse era o contexto do projeto PACTO. Os meninos ficaram surpresos com essa realidade. Vimos a necessidade de criar um sistema com canais de participação, tanto do governo, quanto dos municípios, para compartilharem documentos, conversas, para a fiscalização. Lembro que a primeira reunião que tivemos começou à tarde e acabou depois das duas da manhã. Na época, eu já não era tão novo como eles, e continuo tendo a liberdade de chamá-los de ‘meninos’. Temos uma sinergia muito grande.
Do
ao código: tecnologia para o pré-sal
Em alguns momentos, um desafio técnico se transforma em ponto de virada. Foi o que aconteceu quando desenvolvemos, entre 2008 e 2014, o SAGA (Safety Graphic Analyzer), sistema criado para aumentar a segurança na exploração de petróleo no pré-sal.
Na época, a estatal buscava uma forma de consolidar e aplicar, com mais agilidade, o conhecimento acumulado em décadas de exploração de poços de petróleo. Até então, esse processo era manual e exigia análises que levavam até 15 dias para serem concluídas — tempo durante o qual a produção era interrompida. Com o SAGA, esse mesmo trabalho passou a ser feito em apenas 30 minutos.
Para isso, estudamos a fundo as normas de segurança e o histórico operacional da Petrobras, traduzindo esse conhecimento em uma solução digital capaz de simular cenários e indicar as melhores práticas.
O projeto teve forte repercussão no setor. Em 2012, a equipe de segurança da Petrobras publicou um artigo na revista World Oil com dados gerados pelo próprio software — consolidando o SAGA como uma referência em análise e simulação para operações em águas ultraprofundas.
Bastidores
Um protagonista importante na história do SAGA foi o professor Ivan Rizzo Guilherme, que teve a oportunidade de orientar os então estudantes nessa realização na Unesp. Ele contribuiu com a indicação da Caiena para essa oportunidade junto à Petrobras, conectando conhecimentos e oportunidades.
Prof. Ivan Rizzo Guilherme
Docente da Unesp especialista em projetos de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e na área de Petróleo.
Em minha carreira acadêmica, tenho colaborado muito na área de inteligência artificial aplicada a petróleo. Eu estava na Unicamp quando foi desenvolvido um software como protótipo de um trabalho de doutorado, para atender às necessidades de segurança operacional na área de perfuração. A Petrobras conheceu a iniciativa e se interessou em transformar isso em um produto. Então, recomendei ao idealizador desse projeto que conhecesse a Caiena, e deu certo! A partir disso, a Caiena e a Petrobras iniciaram essa interação que culminou no SAGA.
Tecnologia para transformar risco em confiança
Beatriz Ferraz
Gerente de projetos educacionais do Instituto Natura durante o lançamento do Conviva, em 2012.
Nós precisávamos de uma plataforma com um foco na gestão das secretarias municipais de educação, algo inédito até então. O desafio era grande: envolver 11 institutos, fundações e a Undime, além de garantir escala e engajamento. O Conviva foi construído em camadas, aliando tecnologia e inovação, enquanto conquistávamos a confiança dos municípios. Lançamos uma versão inicial, fomos aprimorando a plataforma e trazendo mais ferramentas, o que garantiu uma rápida adesão, fruto da articulação que fazíamos, mas também da qualidade do produto.
é parte do caminho
Aliar propósito à vida profissional não costuma ser uma escolha simples. No nosso caso, começou com um projeto pro bono realizado para o Projeto Âncora. À época, um grupo multidisciplinar comprometido em criar soluções para a educação brasileira se reunia na escola modelo para discutir o tema.
Esse contexto foi a porta de entrada para nos envolvermos, desde o início, no desenvolvimento do Conviva Educação, a maior plataforma voltada à gestão da educação municipal do país.
Por seu alcance e impacto, o projeto foi um marco em nossa atuação como empresa de tecnologia. Mas, mais do que isso, o Conviva definiu o momento em que passamos a trabalhar ativamente em um de nossos propósitos: usar as ferramentas da tecnologia e do design para os avanços da educação no Brasil.
5,3 mil
municípios
37 mil
usuários cadastrados
Em menos de dois meses após seu lançamento, o Conviva Educação já contava com cerca de 3 mil municípios cadastrados e mais de 5 mil usuários.
Tínhamos o entendimento de que, para melhorar a qualidade da educação pública, também era necessário apoiar a gestão administrativa das secretarias municipais de educação. Então, o Conviva foi desenhado e desenvolvido para ser essa ferramenta que oferece as melhores práticas para os diversos processos da gestão educacional. A gente precisava lançar com rapidez, lidando com a complexidade do projeto mas, ao mesmo tempo, oferecendo uma ferramenta que fosse fácil de usar, e que permitisse que um técnico de uma secretaria de uma pequena cidade pudesse aproveitar os benefícios que ela tinha. A Caiena aceitou esse desafio e fomos muito felizes construindo isso juntos.
Pedro Villares
Diretor-presidente do Instituto Natura durante o lançamento do Conviva, em 2012.
Hoje, as tecnologias touch screen são naturais no nosso dia a dia. Mas, em 2010, a realidade era outra. Nessa época, nos unimos ao Instituto de Tecnologia da Flextronics e desenvolvemos a Multitouch Table – TouchOS, uma mesa que oferecia um novo patamar de interação para o usuário.
Nós buscávamos competência técnica e o que o mercado exigia naquele momento: parceiros que nos ajudassem a crescer. A Caiena nos fortaleceu não só no ponto de vista técnico, como também no comportamento, trazendo a sua cultura e o seu método de trabalho muito interessante.
Havia um processo de teste e de ações que partiam do resultado esperado, de trás para a frente, algo totalmente diferente e que foi importante para o nosso time interno pensar diferente também. Outra coisa que merece ser lembrada é a seriedade, o compromisso com a entrega: criamos um produto que teve um time to market muito, muito rápido.
Marcos Caramelo
Diretor do Instituto de Tecnologia da Flextronics no período de desenvolvimento da Multitouch Table - TouchOS.
Às vezes, são necessários meses ou anos para atestar o impacto de um novo produto. Outras vezes, estar preparado é o que gera o maior impacto.
Automatizar parte do processo de coleta de dados em lugares remotos era uma ideia que se tornou realidade em um momento desafiador. Com a Synergia Consultoria Socioambiental, lançamos uma solução para centralizar informações em coletas de dados em locais remotos, durante o cadastro de moradores afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). A solução contribuiu para a rapidez do processo, assim como para a assertividade das informações captadas.
O desejo em comum de criar soluções de impacto social culminou em uma amizade de longa data com Lilian Veltman, diretora de inovação na Synergia na época, que hoje segue presente em vários de nossos projetos e na Alpop.
Lilian Veltman
Consultora empresarial
Naquele momento do rompimento da barragem, havia empresas fazendo a apuração de dados 'na mão'. A Synergia já tinha uma ferramenta pronta, que conseguia reunir informações de diversas localidades remotas, com a urgência necessária e inteligência analítica.
Uma jornada de
Quem ensina, também aprende. Foi com esse espírito que a Prefeitura de São Paulo deu início, em 2015, ao Sistema de Formação dos Educadores da Rede Municipal de São Paulo (CEU-FOR).
O projeto nasceu para fortalecer a formação dos educadores, trazendo mais inovação, alinhamento e impacto para a rede municipal. E logo surgiu uma pergunta-chave: como a tecnologia pode potencializar esse processo?
Com oficinas de design, prototipagem e muita colaboração, buscamos juntos essa resposta. Os planos evoluem, desafios aparecem, mas a cada passo, ficam os aprendizados e as conexões que nos impulsionam.
Clara Cecchini, consultora e escritora, esteve à frente desse movimento na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Desde então, seguimos juntos em diversas iniciativas, sempre movidos por perguntas que nos levam a novos caminhos.
Toda história tem um ou mais plot twists. O Ceará Transparente foi um desses momentos de virada, com um pouco de drama, aventura e final feliz.
Passa um filme na cabeça quando lembramos de como foi desenvolver o novo sistema da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), que buscava reunir em um ambiente os serviços de ouvidoria, transparência e acesso à informação, com financiamento do Banco Mundial. A versão existente já era elogiada e atendia às expectativas gerais, mas a gestão pública precisava de algo a mais: um projeto sobre pessoas, que fosse feito por quem não mediria esforços para torná-lo cada dia melhor aos que precisassem usá-lo.
Vencer esse edital já foi uma grande conquista, pois nos posicionou à frente de grandes players do mercado de tecnologia que também disputaram a oportunidade. Para cumprir a missão, reunimos protagonistas de diversas áreas de atuação, criando um elenco multidisciplinar para desenvolver um roteiro de uma história baseada em fatos reais.
Viajamos por vários municípios do Ceará, entrevistamos cidadãos, realizamos testes públicos… Os aprendizados dessa experiência não só trouxeram visibilidade para o nosso trabalho, com prêmios e reconhecimentos importantes no setor, como abriram caminhos para crescermos ainda mais.
9
milhões
de cidadãos no estado do Ceará
2023
nesse ano, a média mensal de usuários foi de 176,9 mil.
1
milhão
de visitas no primeiro ano no ar
Premiado no iF Design Award 2018 - Categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições.
Prêmio Transparência e Fiscalização Pública de 2018 - Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
Baixe o e-book Ceará Transparente e saiba mais sobre essa história!
Abrindo portas no mercado
A Alpop, fintech que surgiu na Caiena, viabiliza o acesso à locação segura e descomplicada.
Alpop em números
Geraldo Vilin
Consultor empresarial
A Alpop é disruptiva. O seu modelo de negócio não é convencional, ele não existia. E nós acreditamos na ideia! Nossa atuação é baseada nesses conceitos, em valores, que são tão ou mais importantes que a tecnologia. E a Alpop só é assim porque a Caiena é assim.
Massami Uyeda
Fundador da Arap, Nishi e Uyeda
A Alpop me trouxe a oportunidade de conhecer o mundo da tecnologia e trabalhar no mercado de habitação para um público que necessita muito de ajuda. E isso tem a ver com o DNA da Caiena: uma empresa de tecnologia que está sempre olhando a população, sempre com um viés de interesse público. A Caiena tem as pessoas como preocupação. Ou seja, a finalidade não é a tecnologia. A finalidade está na sua aplicação.
Sabe como a tecnologia é usada para gerar impacto social? O Caio te explica! ;)
O algoritmo de avaliação da Alpop conta com mais de 20 parâmetros para analisar os CPFs dos possíveis locatários. A avaliação é ágil, assertiva e facilita a rotina das imobiliárias parceiras, enquanto viabiliza a entrada de mais pessoas no mercado formal de locação.
Cesar Bertini
Investidor e membro do board conselheiro na Alpop
Sinto muito orgulho de ser investidor da Alpop. Gosto muito de empresas com propósito e foi isso que despertou minha atenção, é um negócio lucrativo e que quer transformar a sociedade, ajudar pessoas que não têm acesso a esse tipo de produto. A experiência com a Caiena ajudou a construir esse conhecimento sobre o mercado. Na Alpop, há muita preocupação ao cuidar do dinheiro das pessoas e ao fazer a gestão de riscos, onde não tem como 'brincar'.
A criação do nosso Comitê de
Olhar para dentro para construir uma sociedade com mais equidade: assim surgiu o Comitê de Diversidade da Caiena.
Sabemos que um ambiente diverso é fundamental para gerar inovação e impacto. Em 2017, paramos para pensar nisso com mais atenção. A autocrítica sobre a pouca diversidade no setor de tecnologia, incluindo em nosso próprio time, fez nascer o Comitê de Diversidade da Caiena. Essa necessidade foi colocada em prática a partir de uma ação para o Mês da Diversidade. Mas o resultado foi tão positivo dentro e fora da empresa que expandimos a iniciativa, e ela se tornou um núcleo permanente desde então.
Tornando a Caiena um lugar cada vez mais plural.
João Gotardo
Líder da Área de Pessoas da Caiena
Por ser uma pessoa LGBT+ assumida, eu já tive que lidar com situações de homofobia. Então, na Caiena, sempre encarei como uma responsabilidade construir espaços para todos se sentirem representados, em que todos possam se sentir à vontade. Percebemos que mudanças precisam de uma estrutura para acontecer.
Censo de
Diversidade
A cada ano, avaliamos o nosso nível de pluralidade por meio do Censo de Diversidade. Estamos na sétima edição da pesquisa, que nos dá ferramentas valiosas para direcionar os esforços do Comitê de Diversidade.
Encontros semanais
Quase dez anos após a criação do Comitê, os talentos de diversas áreas continuam se reunindo periodicamente para desenvolver novas iniciativas e políticas de diversidade.
Vem comunidade!
Em 2019, lançamos nossa formação em Ruby on Rails, gratuita e exclusiva para mulheres. Inscreva-se para saber sobre a próxima edição.
Um workshop pensado para pessoas trans que querem dar o primeiro passo no mundo do design gráfico. Entre na lista de espera.
Imagine a cena: sete pessoas estão reunidas em uma sala, quando, finalmente, a oitava chega. Agora sim, a notícia pode ser dada para todos ao mesmo tempo: “nós fomos premiados no iF Design Award pelo Ceará Transparente!”
Esse momento vivido entre o time da Área de Design foi um marco na história da Caiena: tratava-se do primeiro prêmio de design recebido pela equipe. Fomos contemplados na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições.
Mas também significou mais coisa. Essa foi uma confirmação de que as abordagens e etapas de design aplicadas contribuíram de forma estrutural para tornar o Ceará Transparente uma referência em sistemas de transparência, ouvidoria e acesso à informação, dentro e fora do Brasil.
Demonstrações públicas
Novos tempos na
da Paraíba
Se “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, fazer a gestão de uma folha de pagamento com mais de 135 mil servidores públicos exige uma solução à altura.
Em 2018, os dados de RH da Paraíba ainda eram geridos por um sistema criado nos anos 80. Mas os tempos mudam — e a tecnologia também precisava mudar. Foi aí que começamos a trabalhar na criação do Sistema de Informação para Gestão de Recursos Humanos (SIGRH): um sistema desenhado a muitas mãos, com oficinas, escuta ativa e desenvolvimento colaborativo.
Hoje, o SIGRH está pronto e em uso. Alinha o Estado ao eSocial, traz mais agilidade, entrega análises e reduz custos operacionais. Mais que uma ferramenta de gestão de folha de pagamento, é um passo firme da Paraíba rumo a uma gestão pública mais transparente, eficaz e conectada ao seu tempo.
Wilas Pereira
Coordenador de Projetos na Caiena
O SIGRH, além de melhorar o trabalho através do uso de tecnologias modernas, amplia a capacidade de gestão e administração de pessoal, gerando economia, agilidade, transparência nas informações e procedimentos, controle efetivo das despesas com folha de pagamento e adequação às exigências dos órgãos de controle.
que movem estratégias
Organizar relações complexas exige mais do que planilhas. O SHIP – Stakeholder Interaction Process – foi desenvolvido para atender exatamente a esse desafio: organizar dados, automatizar processos e apoiar decisões estratégicas.
A plataforma nasceu a partir de uma demanda da Monsanto-Bayer, que buscava consolidar informações e monitorar temas relevantes para a organização. Para isso, unimos inteligência artificial e um banco de dados vivo, conectado ao contexto político, econômico e midiático. Como resultado, a tomada de decisão ganhou velocidade, precisão e uma base sólida.
Mas o SHIP não marcou só a história da Monsanto-Bayer. O projeto consolidou os planos que existiam naquele momento para a Caiena: aumentar sua atuação no segmento privado, apoiando grandes organizações em seus objetivos estratégicos.
Rosangela Sanches
South America IT Data & Analytics Lead da Bayer durante a elaboração do SHIP.
Para
uma nova abordagem: SEED
Dar nome ao que já existe nem sempre é fácil. Quando criamos o SEED – Sistema de Entendimento, Estratégia e Design – demos nome a um conjunto de práticas que já aplicávamos em nossos projetos durante a etapa de design. Isso nos mostrou que o SEED tinha um potencial enorme para ser usado na criação ou reformulação de produtos, serviços e processos. Ao mesmo tempo, Willy Araújo, então Gerente de Projetos de TI do Departamento de Vendas da Ambev, tinha o desafio de repensar a experiência para os pontos de venda que faziam parte dos programas de mercado da Ambev. Essa era uma das prioridades do núcleo Tech Trade, responsável por atender diversas áreas da multinacional. Esse foi o contexto ideal para lançarmos oficialmente o SEED, junto de um parceiro com visão estratégica, grandes desafios e muito a descobrirmos juntos!
Com o SEED, boas ideias se tornam oportunidades de negócios
Nessa consultoria, aliamos métodos de design centrado no ser humano, como design thinking e metadesign, a estratégias de negócios e experiência do usuário, elaborando uma solução específica para cada contexto.
Willy Araújo
Gerente de Projetos de TI do Depto. de Vendas da Ambev, durante o SEED.
Um
para cada um
Organizar uma festa e, na hora, nenhum dos convidados aparecer é muito desagradável. Era isso que acontecia com frequência quando as cooperativas dos programas Bahia Produtiva e Governo Cidadão lançavam uma licitação: o processo era presencial e as sedes, em geral, estavam longe dos centros urbanos. Como resultado, as aquisições acabavam fracassando, sem que possíveis fornecedores entregassem propostas. Para acabar com a distância – e adicionar transparência e auditabilidade –, criamos o SOL App para os estados da Bahia e Rio Grande do Norte, e financiamento do Banco Mundial.
+3500
Fornecedores cadastrados
+900
Cooperativas rurais
+R$150
Milhões em licitações concluídas
“Esse é um projeto que já nasceu vencedor”
Escutamos essa frase após uma das premiações do app. Mas o que realmente nos dá esse sentimento é ver que outros estados, além da Bahia e Rio Grande do Norte, também o implementaram. É a prova de que uma boa solução tem um alcance ainda maior do que o imaginado no começo.
Tecnologia:
Blockchain
Software livre
Código aberto
Reconhecimentos
Finalista do Gartner Eye on Innovation Award for Government.
iF Design Award, categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições.
Walter Ribeiro
Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia.
A gente não imaginava que o sucesso seria tão grande. Até hoje, recebemos visitas de outros órgãos interessados em conhecer melhor o aplicativo. Conseguimos reduzir bastante o número de licitações fracassadas e desertas. Na verdade, o SOL só trouxe benefícios, alguns que a gente nem esperava, como o fortalecimento da transparência nas compras, o aumento da competitividade e até a melhoria na relação com os próprios fornecedores, que passaram a enxergar mais credibilidade no processo. Hoje, vemos uma confiança muito maior dos participantes nos processos de licitação.
Nara Lins
Coordenadora de Aquisições, Projeto Bahia que Produz e Alimenta
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia.
O SOL deixou um legado, tanto em termos de inovação quanto de impacto social. Para mim, esse legado inclui o avanço tecnológico que ele gerou, a transformação de paradigmas, desafiando conceitos tradicionais, e ter se tornado uma referência para iniciativas que buscam soluções criativas e eficientes, provando que seu impacto vai além do período de lançamento.
Compromisso com
Em um Brasil que resiste, nos unimos a quem acredita na tecnologia para promover a escuta e a ação social.
Nossa virada de década foi marcada por um reencontro com a nossa essência. O compromisso com o impacto social sempre fez parte do DNA, mas foi a partir desse momento que passamos a nos aprofundar no terceiro setor, ganhando mais experiência e estreitando relacionamentos enquanto trabalhávamos com a evolução tecnológica que transforma realidades.
Foi nesse momento que nos aproximamos de um importante parceiro. Ainda muito presente em nossa história, a Fundação Itaú nos possibilitou desenvolver projetos como a Escola Fundação Itaú (fusão da Escola Itaú Cultural com o Polo, do Itaú Social), a Enciclopédia Itaú Cultural, os observatórios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Fundação Itaú, e muitos SEEDs. E seguimos juntos, alinhando expectativas e promovendo produtos digitais para conectar a transversalidade entre a arte, cultura e educação no terceiro setor brasileiro.
O Observatório da EPT contribuiu para alcançarmos nossos resultados, não só na área de gestão de conhecimento, como em outras do Itaú Educação e Trabalho. Ele tem ferramentas que ajudam a gestão pública, e fortalecem e ampliam a qualidade da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, nós mesmos usamos a ferramenta para nossos objetivos, obtendo informações para melhorarmos as nossas ações, assim como os Estados utilizam para poder melhorar as ações deles.
Carla Chiamarelli
Gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, durante criação do Observatório da EPT.
Plataforma de formação com cursos nos campos da arte, cultura e educação.
A Caiena desenvolveu o novo gerenciador da Enciclopédia Itaú Cultural. O portal é o mais antigo do Itaú Cultural e reúne 200 mil verbetes de arte e cultura.
Ambiente digital criado para a difusão e apoio aos profissionais e estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Nova versão desenvolvida pela Caiena com recursos que consolidam a instituição como referência em dados, indicadores e pesquisas de educação e cultura.
Fernando Oliveira
Gerente do MediaLab, Fundação Itaú
Uma nova visão para a
Bárbara Prestes
Especialista em design de produto
O Observatório de Boa Vista tem uma identidade muito forte, muito por termos viajado para a cidade, em Roraima, para captar informações sobre todo o seu contexto. O projeto reflete a preocupação que tivemos de representar a cidade, com suas cores, cultura e comportamentos da população. Na Caiena, temos reconhecimento interno, mas ter o reconhecimento no iF Design Award também é muito importante, pois acaba validando ainda mais o nosso trabalho, as escolhas que fazemos.
Para criar o Observatório de Boa Vista, viajamos à capital do Roraima e realizamos uma profunda imersão junto à população e aos servidores municipais. Mais uma vez, colocamos em prática a nossa experiência em desenvolver plataformas baseadas no design centrado no ser humano, e fomos reconhecidos por isso, com um iF Design Award, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições.
No Observatório de Boa Vista, os dados das 21 secretarias municipais da capital do Roraima foram reunidos em um só lugar para consultas online. Isso ampliou o acesso dos cidadãos interessados em acompanhar a gestão pública e a transparência das informações.
Com essa metodologia, criamos produtos e serviços que consideram os aspectos específicos de quem vai consumir a solução.
As ilustrações feitas para o Observatório de Boa Vista destacam tudo aquilo que tem "a cara da cidade". Elementos como a infância, a festa junina, as ciclovias e os artesanatos característicos de Boa Vista, bem como a paleta de cores utilizadas pelo município em sua comunicação, foram representados na plataforma para que a população se reconhecesse ali.
Quem sabe aonde quer chegar e tem experiência na bagagem, não tem medo de acelerar e desbravar novos caminhos.
O Sistema de Gestão de Manutenção e Fornecedores da Movida foi um projeto criado do zero, sem precedentes. Essa jornada foi vivida pelo especialista em design de produto Saulo Pintar. Ao superar fronteiras com a empresa de locação de automóveis Movida, ganhamos mais um iF Design Award, na categoria Design de Serviço para Transporte/Logística.
O Sistema de Gestão de Manutenção e Fornecedores foi criado para automatizar o processo de gerenciamento da frota da Movida. Ele informa automaticamente quando os veículos da empresa precisam de manutenção, já selecionando o fornecedor mais apropriado para realizar o serviço e enviando todos os detalhes do processo.
Meu desafio era criar soluções inéditas para o design do software. Muitas vezes busquei referências para essa criação e elas simplesmente não existiam em lugar nenhum. Foi tudo ‘do zero’ mesmo, pela especificidade dos processos da organização. Fizemos isso sem expectativas de prêmios, mas fomos contemplados porque, na minha opinião, ele foi muito bem construído e atendia às reais necessidades do cliente.
Saulo Pintar
Especialista em design de produto
+79mil
veículos com gerenciamento
de manutenção automatizada.
Superando fronteiras da
9,2 mil quilômetros nos separam de Maputo, capital de Moçambique. Mas o mundo é pequeno para quem carrega grandes propósitos na bagagem.
No projeto do SME Data Framework, fizemos check-in em mais uma jornada: a realização do design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas do país. Prestes a completar 20 anos de história, já não éramos mais marinheiros de primeira viagem. Porém, essa experiência internacional inédita nos trouxe muito entusiasmo e aprendizados. Com essa vivência, não só carimbamos mais uma vez o passaporte ao superar fronteiras da tecnologia, como também nos aproximamos de novas realidades.
Mais uma história com o Banco Mundial
O SME Data Framework integra o projeto "Economic Linkages for Diversification” (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre), do Ministério da Economia de Moçambique com financiamento do Banco Mundial. Ele tem como objetivo estruturar dados que estabelecem padrões, métodos, responsabilidades e processos comuns para padronizar, integrar e armazenar as informações sobre as empresas do país africano.
Havia dificuldades para obter dados, até mesmo na conectividade de entrevistas online. A equipe da Caiena veio à Maputo para conversar com as pessoas e se aprofundar. Nós trabalhamos para conseguir alcançar o resultado e entregar o projeto. Foi uma boa experiência, reflete a união de duas culturas. E a implementação do SME Data Framework poderá facilitar mesmo a vida dos indivíduos não só das áreas urbanas, como nas áreas do interior. Todos terão acesso à informação.
Neldo Langa
Chefe de Departamento de Comunicação e Imagem do Ministério das Comunicações e Transformação Digital de Moçambique.
Tecnologia com as pessoas no centro
O projeto envolve a concepção, acompanhamento da implementação e adoção de uma estrutura de dados para empresa
Saiba mais sobre essa experiência no Blog da Caiena
Tecnologia como aliada no empoderamento feminino em Moçambique
Investimentos em tecnologia que podem mudar a realidade de Moçambique
Consultoria realiza projeto de alto impacto na economia de Moçambique
Nossos
Nossa história é feita de pessoas, confiança e liberdade de ser. Em 20 anos, muitos talentos contribuíram para consolidarmos essa cultura. Entre muitos “antes e depois”, seguimos crescendo e aprendendo juntos, compartilhando histórias e conquistas, na vida profissional e pessoal.
Celebrar duas décadas é revisitar uma ideia que parecia grande demais — e que virou realidade. Começamos em uma incubadora universitária. Crescemos entre amigos, com planos incertos e muita vontade.
Hoje, somos uma consultoria de tecnologia e design com presença nacional e internacional. Seguimos movidos pelo mesmo propósito: aplicar tecnologia e design para transformar a vida das pessoas — e gerar resultados sólidos para as organizações que confiam em nosso trabalho.
Cada solução que criamos carrega essa intenção: facilitar o dia a dia, ampliar possibilidades, impulsionar o que importa. Os próximos anos já começaram. E estaremos ainda mais presentes na construção do futuro que queremos.
nossas feras!
Para escrever histórias de sucesso, conte com a Caiena
Produtos e Plataformas Digitais
Melhore seus resultados com plataformas sob medida, criadas para superar desafios presentes em cada negócio: modernizar e automatizar processos, aumentar a escalabilidade e captar dados para tomada de decisão assertiva.
Observatórios e Data Analytics
Aprofunde sua capacidade analítica com plataformas que organizam, analisam e compartilham dados de forma contextualizada. Transforme informação em decisões estratégicas — para sua organização e seu público.
Inteligência Artificial
Implemente soluções de IA que otimizam processos, automatizam decisões e aumentam a eficiência operacional. Da estratégia ao produto final, estruturamos soluções escaláveis e seguras para acelerar sua evolução digital com base em dados.
SEED, nossa consultoria de design
Dê os primeiros passos com clareza estratégica. Nossa abordagem une design e visão de negócio para compreender desafios, estruturar caminhos e propor soluções viáveis desde o início da jornada. Ideal para para criar novos produtos, serviços ou projetos.
Conheça outros projetos
Plataforma Enforce
Eficiência no mercado financeiro: automatizando a localização e avaliação de imóveis para gestão de créditos e portfólios imobiliários estressados.
Plataforma Ecoagro
Agilidade: reduzindo em 85% o tempo de fluxo essencial da Ecoagro, a líder em emissões de Certificados de Recebimento do Agronegócio (CRAs).
SEED na prática
Plataforma end-to-end para gestão e aplicação da Matriz de Competências do programa Parceria pela Valorização da Educação, do Instituto Votorantim.