NOSSA HISTÓRIA COMEÇA

AQUI

São 20 anos que têm de tudo, como a vida.

Uma primeira porta que se abre. Inquietação e questionamento. Parcerias que se tornam amizades. A busca pela excelência. As conquistas inéditas. Um, dois, três recomeços. O primeiro prêmio internacional. Desafio, complexidade e beleza. Vontade que vira ação, que ganha as ruas. E muitas, muitas histórias pelo caminho.

Tudo isso vivido com pessoas que questionam, sonham e querem realizar tanto quanto a gente.  E elas estão aqui para contar o que alcançamos juntos.

Duas décadas em 20 histórias

Sinoel Batista

Sinoel Batista

Especialista em políticas públicas e fundador da Quanta Consultoria.
Quanta Consultoria

Havia um desejo nos 'meninos' de utilizar essa inteligência desenvolvida aplicada às políticas públicas. Para nós, isso soava um pouco estranho porque não se ouvia estudantes falando que queriam seguir esse caminho. Hoje, quando você conversa com eles, o que a gente percebe nitidamente é que eles compreendem que há dificuldades no Estado, e a Caiena produz soluções que empoderam a capacidade de fazer a gestão das políticas públicas.

PACTO

O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba era um programa de investimentos para que prefeituras desenvolvessem iniciativas na Educação.

Trilhando um caminho no

Setor
público

fortis fortuna adiuvat

Dizem que a sorte favorece os corajosos. Se é verdade, nunca saberemos. Mas aqui contamos o que sabemos de fato. O impulso de colocar um banner falando sobre a Caiena – de surpresa – em um fórum de inovação para o setor público, em 2006, nos traria dois parceiros. Em grande parte, eles foram mentores enquanto aprendíamos a navegar pelas oportunidades de tecnologia que surgiam na gestão pública. Juntos, criamos para municípios e estados, desenvolvemos soluções para saúde e educação, sistematizamos indicadores de impacto para políticas públicas. A coragem moldou nosso início, mas foi a experiência acumulada e as relações construídas a cada passo que tornaram esse caminho possível — e consistente.

Carlos Alberto Bachiega

Carlos Alberto Bachiega

Especialista em gestão pública

A Paraíba tem 223 municípios e a coisa começou a fugir do controle, não dava mais para acompanhar só no papel, sabe? Esse era o contexto do projeto PACTO. Os meninos ficaram surpresos com essa realidade. Vimos a necessidade de criar um sistema com canais de participação, tanto do governo, quanto dos municípios, para compartilharem documentos, conversas, para a fiscalização. Lembro que a primeira reunião que tivemos começou à tarde e acabou depois das duas da manhã. Na época, eu já não era tão novo como eles, e continuo tendo a liberdade de chamá-los de ‘meninos’. Temos uma sinergia muito grande.

Do

Fundo
do mar

ao código: tecnologia para o pré-sal

Em alguns momentos, um desafio técnico se transforma em ponto de virada. Foi o que aconteceu quando desenvolvemos, entre 2008 e 2014, o SAGA (Safety Graphic Analyzer), sistema criado para aumentar a segurança na exploração de petróleo no pré-sal.

Na época, a estatal buscava uma forma de consolidar e aplicar, com mais agilidade, o conhecimento acumulado em décadas de exploração de poços de petróleo. Até então, esse processo era manual e exigia análises que levavam até 15 dias para serem concluídas — tempo durante o qual a produção era interrompida. Com o SAGA, esse mesmo trabalho passou a ser feito em apenas 30 minutos.

Para isso, estudamos a fundo as normas de segurança e o histórico operacional da Petrobras, traduzindo esse conhecimento em uma solução digital capaz de simular cenários e indicar as melhores práticas.

Logo Petrobras

O projeto teve forte repercussão no setor. Em 2012, a equipe de segurança da Petrobras publicou um artigo na revista World Oil com dados gerados pelo próprio software — consolidando o SAGA como uma referência em análise e simulação para operações em águas ultraprofundas.

Bastidores

Um protagonista importante na história do SAGA foi o professor Ivan Rizzo Guilherme, que teve a oportunidade de orientar os então estudantes nessa realização na Unesp. Ele contribuiu com a indicação da Caiena para essa oportunidade junto à Petrobras, conectando conhecimentos e oportunidades.

Ivan Rizzo

Prof. Ivan Rizzo Guilherme

Docente da Unesp especialista em projetos de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e na área de Petróleo.

Em minha carreira acadêmica, tenho colaborado muito na área de inteligência artificial aplicada a petróleo. Eu estava na Unicamp quando foi desenvolvido um software como protótipo de um trabalho de doutorado, para atender às necessidades de segurança operacional na área de perfuração. A Petrobras conheceu a iniciativa e se interessou em transformar isso em um produto. Então, recomendei ao idealizador desse projeto que conhecesse a Caiena, e deu certo! A partir disso, a Caiena e a Petrobras iniciaram essa interação que culminou no SAGA.

Tecnologia para transformar risco em confiança

Conviva Educação
Beatriz Ferraz

Educação

5,3 mil

37 mil

Pedro Villares

do touch it,

it's tech

Hoje, as tecnologias touch screen são naturais no nosso dia a dia. Mas, em 2010, a realidade era outra. Nessa época, nos unimos ao Instituto de Tecnologia da Flextronics e desenvolvemos a Multitouch Table – TouchOS, uma mesa que oferecia um novo patamar de interação para o usuário.

Nós buscávamos competência técnica e o que o mercado exigia naquele momento: parceiros que nos ajudassem a crescer. A Caiena nos fortaleceu não só no ponto de vista técnico, como também no comportamento, trazendo a sua cultura e o seu método de trabalho muito interessante.

Havia um processo de teste e de ações que partiam do resultado esperado, de trás para a frente, algo totalmente diferente e que foi importante para o nosso time interno pensar diferente também. Outra coisa que merece ser lembrada é a seriedade, o compromisso com a entrega: criamos um produto que teve um time to market muito, muito rápido.

Marcos Caramelo

Marcos Caramelo

Diretor do Instituto de Tecnologia da Flextronics no período de desenvolvimento da Multitouch Table - TouchOS.

Synergia Socioambiental

o impacto
de uma

Ideia

Às vezes, são necessários meses ou anos para atestar o impacto de um novo produto. Outras vezes, estar preparado é o que gera o maior impacto.

Automatizar parte do processo de coleta de dados em lugares remotos era uma ideia que se tornou realidade em um momento desafiador. Com a Synergia Consultoria Socioambiental, lançamos uma solução para centralizar informações em coletas de dados em locais remotos, durante o cadastro de moradores afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). A solução contribuiu para a rapidez do processo, assim como para a assertividade das informações captadas.

O desejo em comum de criar soluções de impacto social culminou em uma amizade de longa data com Lilian Veltman, diretora de inovação na Synergia na época, que hoje segue presente em vários de nossos projetos e na Alpop.

Lilian Veltman

Lilian Veltman

Consultora empresarial

Naquele momento do rompimento da barragem, havia empresas fazendo a apuração de dados 'na mão'. A Synergia já tinha uma ferramenta pronta, que conseguia reunir informações de diversas localidades remotas, com a urgência necessária e inteligência analítica.

Uma jornada de

Aprendizado

Contínuo

Quem ensina, também aprende. Foi com esse espírito que a Prefeitura de São Paulo deu início, em 2015, ao Sistema de Formação dos Educadores da Rede Municipal de São Paulo (CEU-FOR).

O projeto nasceu para fortalecer a formação dos educadores, trazendo mais inovação, alinhamento e impacto para a rede municipal. E logo surgiu uma pergunta-chave: como a tecnologia pode potencializar esse processo?

Com oficinas de design, prototipagem e muita colaboração, buscamos juntos essa resposta. Os planos evoluem, desafios aparecem, mas a cada passo, ficam os aprendizados e as conexões que nos impulsionam.

Clara Cecchini, consultora e escritora, esteve à frente desse movimento na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Desde então, seguimos juntos em diversas iniciativas, sempre movidos por perguntas que nos levam a novos caminhos.

Clara Checchini
Clara Cecchini
Consultora e escritora

"Nesse projeto, aprendi a manter sempre uma escuta genuína, o entendimento da complexidade daquele contexto, e isso eu sempre admirei e busquei levar para a minha vida, inclusive com clientes corporativos."

"Quando a gente trabalha com gestão pública, ainda mais em educação, que são grandes volumes, tem muita pressão para gerar tecnologias padrão, mas que não se conectam na realidade. Então, algo que aprendi nessa época é sobre qual o valor que eu quero gerar – como designer, meu esforço é entregar uma solução que gere aquele valor, não tentar encaixar a realidade em algo que é mais fácil para mim."

"Os sonhos precisam ganhar forma e estrutura para virar experiência para as pessoas. Uma ideia abstrata precisa encontrar um caminho técnico para se realizar."

"Bons aliados são para a vida toda. Fico muito feliz de ser amiga da Caiena ainda hoje pelo propósito, pelas reflexões sobre o que quero fazer nesse mundo e o impacto que quero gerar com o meu conhecimento. E outro elemento tão importante quanto é a ética de trabalho: quais são nossos valores? Pelo o que somos guiados? A Caiena nasce disso e sempre atuou com isso no mundo da tecnologia".

Clara Cecchini

Consultora e escritora

Baseado em
iF Design Award Logo

Fatos

Reais

Toda história tem um ou mais plot twists. O Ceará Transparente foi um desses momentos de virada, com um pouco de drama, aventura e final feliz. 

Passa um filme na cabeça quando lembramos de como foi desenvolver o novo sistema da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), que buscava reunir em um ambiente os serviços de ouvidoria, transparência e acesso à informação, com financiamento do Banco Mundial. A versão existente já era elogiada e atendia às expectativas gerais, mas a gestão pública precisava de algo a mais: um projeto sobre pessoas, que fosse feito por quem não mediria esforços para torná-lo cada dia melhor aos que precisassem usá-lo.

Ítalo Brígido
Ítalo Brígido
Auditor de controle interno da CGE
A gente não buscava necessariamente um outro sistema de ouvidoria, e sim muito mais a metodologia de se trabalhar o desenvolvimento de uma ferramenta. E isso a Caiena conseguiu apresentar por meio de algumas experiências, inclusive governamentais, que é um outro desafio, porque não é tão dinâmico quanto um contratante privado. Tem alguns aspectos legais que trazem uma burocracia que impacta no desenvolvimento.
Marcos Almeida
Marcos Almeida
Coordenador de TIC da CGE
Queríamos que o cidadão nos visse como um Estado transparente, que conseguisse ter essa compreensão de que ele poderia acessar essa ferramenta única para utilizar esses serviços. Além disso, queríamos  melhorar a arquitetura tecnológica das nossas plataformas. Certamente, um dos pontos de sucesso do projeto foi a compreensão que a Caiena teve de incluir pessoas no centro do projeto desde as primeiras reuniões.
Tiago Peixoto
Tiago Peixoto
Gerente do PforR, do Banco Mundial, durante o projeto
O Ceará Transparente fazia parte do Programa para Resultados (PforR) e foi um dos primeiros a incluir nos termos de referência da licitação o uso de metodologias ágeis e centradas no usuário. Foi muito interessante a maneira como o software foi criado, incluindo os testes com usuários. A partir dessa experiência, vimos outros projetos do Banco Mundial ao redor do globo utilizarem essas metodologias, foi uma questão transformadora.

Vencer esse edital já foi uma grande conquista, pois nos posicionou à frente de grandes players do mercado de tecnologia que também disputaram a oportunidade. Para cumprir a missão, reunimos protagonistas de diversas áreas de atuação, criando um elenco multidisciplinar para desenvolver um roteiro de uma história baseada em fatos reais.

Viajamos por vários municípios do Ceará, entrevistamos cidadãos, realizamos testes públicos… Os aprendizados dessa experiência não só trouxeram visibilidade para o nosso trabalho, com prêmios e reconhecimentos importantes no setor, como abriram caminhos para crescermos ainda mais.

9

milhões

de cidadãos no estado do Ceará

2023

nesse ano, a média mensal de usuários foi de 176,9 mil.

1

milhão

de visitas no primeiro ano no ar

iF Design Award 2018

Premiado no iF Design Award 2018 - Categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições.

Prêmio Transparência e Fiscalização Pública de 2018 - Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

E-book Ceará Transparente

Baixe o e-book Ceará Transparente e saiba mais sobre essa história!

O design centrado no cidadão foi aplicado do início ao fim

Abrindo portas no mercado

imobiliário

A Alpop, fintech que surgiu na Caiena, viabiliza o acesso à locação segura e descomplicada.

Não é o ditado, mas acreditamos que quem é vivo, sempre questiona. Em um desses questionamentos compartilhados, nos voltamos ao contexto: o maior mercado de aluguel residencial do Brasil – o popular – não conta com nenhuma solução específica para incluir pessoas com renda informal ou que estejam negativadas.

Então, fomos aos trabalhos. Formamos um time de pessoas que
também se inquietaram com o tema e adicionavam à mesa expertises essenciais ao MVP que começamos a desenhar: domínio jurídico, experiência executiva em engenharia e análise urbanística.

Assim nasceu a Alpop: uma solução financeira que permite que pessoas com renda informal aluguem imóveis de forma descomplicada, enquanto assegura pagamentos sem inadimplência para as imobiliárias.
Fundada em
2017
Presente em
22 estados
319
imobiliárias parceiras
+10 mil
CPFs analisados
R$4,1 milhões
de faturamento em 2024
4,3 mil
contratos de aluguel em vigência
R$20 milhões
em aportes em 2024

Alpop em números

Geraldo Vilin

Geraldo Vilin

Consultor empresarial

A Alpop é disruptiva. O seu modelo de negócio não é convencional, ele não existia. E nós acreditamos na ideia! Nossa atuação é baseada nesses conceitos, em valores, que são tão ou mais importantes que a tecnologia. E a Alpop só é assim porque a Caiena é assim.

Massami Uyeda

Massami Uyeda

Fundador da Arap, Nishi e Uyeda

A Alpop me trouxe a oportunidade de conhecer o mundo da tecnologia e trabalhar no mercado de habitação para um público que necessita muito de ajuda. E isso tem a ver com o DNA da Caiena: uma empresa de tecnologia que está sempre olhando a população, sempre com um viés de interesse público. A Caiena tem as pessoas como preocupação. Ou seja, a finalidade não é a tecnologia. A finalidade está na sua aplicação.

Sabe como a tecnologia é usada para gerar impacto social? O Caio te explica! ;)

O algoritmo de avaliação da Alpop conta com mais de 20 parâmetros para analisar os CPFs dos possíveis locatários. A avaliação é ágil, assertiva e facilita a rotina das imobiliárias parceiras, enquanto viabiliza a entrada de mais pessoas no mercado formal de locação.

Massami Uyeda

Cesar Bertini

Investidor e membro do board conselheiro na Alpop

Sinto muito orgulho de ser investidor da Alpop. Gosto muito de empresas com propósito e foi isso que despertou minha atenção, é um negócio lucrativo e que quer transformar a sociedade, ajudar pessoas que não têm acesso a esse tipo de produto. A experiência com a Caiena ajudou a construir esse conhecimento sobre o mercado. Na Alpop, há muita preocupação ao cuidar do dinheiro das pessoas e ao fazer a gestão de riscos, onde não tem como 'brincar'.

A criação do nosso Comitê de

Diver
sidade

Olhar para dentro para construir uma sociedade com mais equidade: assim surgiu o Comitê de Diversidade da Caiena.

Sabemos que um ambiente diverso é fundamental para gerar inovação e impacto. Em 2017, paramos para pensar nisso com mais atenção. A autocrítica sobre a pouca diversidade no setor de tecnologia, incluindo em nosso próprio time, fez nascer o Comitê de Diversidade da Caiena. Essa necessidade foi colocada em prática a partir de uma ação para o Mês da Diversidade. Mas o resultado foi tão positivo dentro e fora da empresa que expandimos a iniciativa, e ela se tornou um núcleo permanente desde então.

Tornando a Caiena um lugar cada vez mais plural.

João Gotardo

João Gotardo

Líder da Área de Pessoas da Caiena

Por ser uma pessoa LGBT+ assumida, eu já tive que lidar com situações de homofobia. Então, na Caiena, sempre encarei como uma responsabilidade construir espaços para todos se sentirem representados, em que todos possam se sentir à vontade. Percebemos que mudanças precisam de uma estrutura para acontecer.

Censo de

Diversidade

A cada ano, avaliamos o nosso nível de pluralidade por meio do Censo de Diversidade. Estamos na sétima edição da pesquisa, que nos dá ferramentas valiosas para direcionar os esforços do Comitê de Diversidade.

Encontros semanais

Quase dez anos após a criação do Comitê, os talentos de diversas áreas continuam se reunindo periodicamente para desenvolver novas iniciativas e políticas de diversidade.

Vem comunidade!

Ruby Empowers

Em 2019, lançamos nossa formação em Ruby on Rails, gratuita e exclusiva para mulheres. Inscreva-se para saber sobre a próxima edição. 

Transformar Oficina de Design

Um workshop pensado para pessoas trans que querem dar o primeiro passo no mundo do design gráfico. Entre na lista de espera.

iF Design Award Badge
1º iF Design Award

1º iF
DESIGN
AWARD

Imagine a cena: sete pessoas estão reunidas em uma sala, quando, finalmente, a oitava chega. Agora sim, a notícia pode ser dada para todos ao mesmo tempo: “nós fomos premiados no iF Design Award pelo Ceará Transparente!”

iF Design Award 2018

Esse momento vivido entre o time da Área de Design foi um marco na história da Caiena: tratava-se do primeiro prêmio de design recebido pela equipe. Fomos contemplados na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições.

Ceará Transparente Logo

Mas também significou mais coisa. Essa foi uma confirmação de que as abordagens e etapas de design aplicadas contribuíram de forma estrutural para tornar o Ceará Transparente uma referência em sistemas de transparência, ouvidoria e acesso à informação, dentro e fora do Brasil.

Demonstrações públicas

População conheceu e testou as ferramentas do Ceará Transparente durante seu desenvolvimento.
Mapa do Ceará

Pesquisa etnográfica

4,4
mil
quilômetros percorridos
30
cidades
visitadas, em todas as regiões do Ceará
92,7%
moravam em área urbana/cidade
7,3%
moravam em área rural/campo
+9
milhões
de habitantes no Ceará
21,2%
usavam celular simples
77,7%
usavam smartphone
Logo Governo do Estado do Ceará
Oficinas de design
Oficinas de Design do Ceará Transparente
Logo World Bank

"Você se gradua em Economia, faz um mestrado em Administração Pública, trabalha 25 anos com políticas públicas e projetos sociais e ainda assim não imagina que algum dia realizará algo tão impactante, que sequer sonhava existir. Existiu e eu, afortunado, pude atuar como gestor dele. O prêmio do nosso time no iF Design Award é um dos orgulhos que tenho na vida. Quando fui comunicado do prêmio, fiquei surpreso e feliz. No evento da premiação, na sede da BMW, na Alemanha, entendi que havia sido muito merecido porque o cidadão sempre esteve no centro das nossas decisões."

"Quando o projeto chegou a nós, e vimos que era algo para melhorar a relação dos cidadãos com o Estado do Ceará, foi como um chamado para 'salvar o mundo'. No setor de administração pública, não é sempre que algo assim pode acontecer. Desenvolvemos algo que efetivamente melhora a qualidade dos serviços públicos e a capacidade de ouvir e servir bem o cidadão, facilitando as manifestações e dando resposta a isso, usando a informação em um processo de melhoria contínua."

"Estávamos na primeira reunião para desenhar a manifestação de interesse, em uma equipe formada por engenheiros, designers e comunicadores, e eu fiz um comentário, pedindo que tudo o que fizéssemos fosse baseado em uma só figura, o cidadão. A gente tinha que pensar que esse cidadão podia ser de todos os perfis, desde uma pessoa semiletrada do interior, sem acesso à internet, até um estudante de pós-graduação com todas as habilidades para fazer valer seus direitos."

"Para sermos inclusivos, coerentes, e para realmente entregarmos uma solução de um Estado que ouve e dá atenção ao que o cidadão precisa, precisamos de gente, ouvir o outro lado. Um dos pontos altos foram as demonstrações públicas do produto, para colher o principal feedback, que é o do usuário. Ficamos muito felizes de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências. A pesquisa etnográfica deu frutos indiretos, mostrou como o cidadão estava se sentindo, a quem costumava recorrer e reagir, ou se estava sendo adequadamente atendido."

"A gente 'comprou' a ideia de criar uma inovação, e você tem que convencer as pessoas de aceitarem aquilo nos contratos públicos, porque isso ainda é um pouco 'escorregadio', uma vez que a metodologia ágil não conversa com o padrão de contratação dos editais, que devem seguir à risca o que está formalizado. No decorrer do projeto, identificamos algumas soluções defasadas, que não seriam coerentes com o objetivo final, e nos comprometemos a explicar até à exaustão o porquê de não seguirmos com aquilo, trazendo também quais seriam as melhorias. E estamos falando do mundo da tecnologia, em que as inovações mudam a cada dia."

"A impressão que tenho quando ouço o pessoal da Caiena contar sobre projetos que fez antes e depois desse é a de que quanto mais inédito e quanto menos comum, mais desafiador e mais instigante é para a equipe. Então, acho que o Ceará Transparente se enquadrou como tal. A gente simplesmente manteve o alto nível e a elevada expectativa, esse desejo de realmente fazer história, fazer a diferença."

Nilson Oliveira
Nilson Oliveira
Mestre em Administração Pública (FGV) e consultor especialista em projetos sociais e políticas públicas. Atuou como coordenador geral durante o projeto do Ceará Transparente.
iF Design Award 2018
Excelência e propósito nos levam além

Novos tempos na

Gestão
de dados

da Paraíba

Se “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, fazer a gestão de uma folha de pagamento com mais de 135 mil servidores públicos exige uma solução à altura.

Em 2018, os dados de RH da Paraíba ainda eram geridos por um sistema criado nos anos 80. Mas os tempos mudam — e a tecnologia também precisava mudar. Foi aí que começamos a trabalhar na criação do Sistema de Informação para Gestão de Recursos Humanos (SIGRH): um sistema desenhado a muitas mãos, com oficinas, escuta ativa e desenvolvimento colaborativo.

Hoje, o SIGRH está pronto e em uso. Alinha o Estado ao eSocial, traz mais agilidade, entrega análises e reduz custos operacionais. Mais que uma ferramenta de gestão de folha de pagamento, é um passo firme da Paraíba rumo a uma gestão pública mais transparente, eficaz e conectada ao seu tempo.

Wilas Pereira

Wilas Pereira

Coordenador de Projetos na Caiena

O SIGRH, além de melhorar o trabalho através do uso de tecnologias modernas, amplia a capacidade de gestão e administração de pessoal, gerando economia, agilidade, transparência nas informações e procedimentos, controle efetivo das despesas com folha de pagamento e adequação às exigências dos órgãos de controle.

Logo Governo da Paraíba

relacionamentos

que movem estratégias

Organizar relações complexas exige mais do que planilhas. O SHIP – Stakeholder Interaction Process – foi desenvolvido para atender exatamente a esse desafio: organizar dados, automatizar processos e apoiar decisões estratégicas.

A plataforma nasceu a partir de uma demanda da Monsanto-Bayer, que buscava consolidar informações e monitorar temas relevantes para a organização. Para isso, unimos inteligência artificial e um banco de dados vivo, conectado ao contexto político, econômico e midiático. Como resultado, a tomada de decisão ganhou velocidade, precisão e uma base sólida.

Mas o SHIP não marcou só a história da Monsanto-Bayer. O projeto consolidou os planos que existiam naquele momento para a Caiena:  aumentar sua atuação no segmento privado, apoiando grandes organizações em seus objetivos estratégicos.

Rosangela Sanches

Rosangela Sanches

South America IT Data & Analytics Lead da Bayer durante a elaboração do SHIP.

Logos Monsanto e Bayer

"Quando se fala em ser completamente disruptivo, precisamos pensar em todas as perspectivas possíveis. Algo que nos chamou muito a atenção foi a formação de um time muito multidisciplinar. Havia pessoas de 20, 21 anos, até 75 anos, com formações completamente diversas. E cada um ali atuava como um conselheiro, para que a gente pudesse desenhar e que a gente pudesse conceber algo juntos."

"As metodologias ágeis têm uma beleza ímpar, singular. Mas, ainda hoje, é algo mais fácil de se falar a respeito do que de se fazer no mercado. A Caiena nos surpreendeu pela forma leve e tranquila de conduzir um processo ágil. Só se extraía aquilo que realmente fazia sentido e agregava valor, para que todo mundo soubesse onde estávamos, entendesse o próximo passo e se a gente precisava tomar alguma ação. Funcionou de maneira perfeita."

"Quem atua em muitos projetos, em muitos lugares, não se lembra mais dos projetos, se lembra das pessoas. Eu estou há décadas em diferentes indústrias e lembro perfeitamente de pessoas com quem eu trabalhei e de parceiros como a Caiena. Ficou na minha memória exatamente por esse modo de atuar combinado com esse time de idades e formações tão diversas. Lembro com saudades!"

"Buscávamos um parceiro para trazer não só a construção de uma ferramenta, mas, sobretudo, a ideação e o design de uma forma de operar em relações com stakeholders de uma maneira completamente nova."

Rosangela Sanches

South America IT Data & Analytics Lead da Bayer durante a elaboração do SHIP.

Para

Grandes
desafios

uma nova abordagem: SEED

Dar nome ao que já existe nem sempre é fácil. Quando criamos o SEED – Sistema de Entendimento, Estratégia e Design – demos nome a um conjunto de práticas que já aplicávamos em nossos projetos durante a etapa de design. Isso nos mostrou que o SEED tinha um potencial enorme para ser usado na criação ou reformulação de produtos, serviços e processos. Ao mesmo tempo, Willy Araújo, então Gerente de Projetos de TI do Departamento de Vendas da Ambev, tinha o desafio de repensar a experiência para os pontos de venda que faziam parte dos programas de mercado da Ambev. Essa era uma das prioridades do núcleo Tech Trade, responsável por atender diversas áreas da multinacional. Esse foi o contexto ideal para lançarmos oficialmente o SEED, junto de um parceiro com visão estratégica, grandes desafios e muito a descobrirmos juntos!

Com o SEED, boas ideias se tornam oportunidades de negócios

Nessa consultoria, aliamos métodos de design centrado no ser humano, como design thinking e metadesign, a estratégias de negócios e experiência do usuário, elaborando uma solução específica para cada contexto.

Logo Ambev
Willy Araujo

Willy Araújo

Gerente de Projetos de TI do Depto. de Vendas da Ambev, durante o SEED.

"Além de entender o problema real que estava em campo e pensar conosco uma solução, a Caiena conseguiu traduzir isso em uma linguagem para que a própria Ambev e seus diversos departamentos aceitassem aquela solução."

“Acho que o desafio que a Caiena teve na época e lidou muito bem foi o de entender como navegar nesses meios todos, propondo uma solução que pudesse ser simples para todo mundo estar na mesma página e que todos entendessem o quanto aquilo ia agregar.”

"A Caiena foi um desses parceiros que conseguiu abrir nossos olhos. Que, de fato, quando a gente trouxe a demanda, foi atrás das respostas visitando pontos de venda da própria Ambev!"

"O SEED inverteu aquela lógica de vender uma solução e as pessoas simplesmente saírem correndo atrás daquele objetivo. A Caiena conseguiu mostrar para a gente que, às vezes, a solução está em um outro lado, que pode ser mais simples."

"Foram felizes de escolher o nome SEED, porque realmente as coisas são colocadas de maneira bem simples, para que começássemos toda uma revolução do início. Foi possível descobrir que era um caminho simples para resolver aquele problema."

Willy Araújo

Gerente de Projetos de TI do Departamento de Vendas da Ambev, durante o SEED.

SOL
SOL app

Um

SOL

para cada um

SOL

Organizar uma festa e, na hora, nenhum dos convidados aparecer é muito desagradável. Era isso que acontecia com frequência quando as cooperativas dos programas Bahia Produtiva e Governo Cidadão lançavam uma licitação: o processo era presencial e as sedes, em geral, estavam longe dos centros urbanos. Como resultado, as aquisições acabavam fracassando, sem que possíveis fornecedores entregassem propostas. Para acabar com a distância – e adicionar transparência e auditabilidade –, criamos o SOL App para os estados da Bahia e Rio Grande do Norte, e financiamento do Banco Mundial.

+3500

Fornecedores cadastrados

+900

Cooperativas rurais

+R$150

Milhões em licitações concluídas

“Esse é um projeto que já nasceu vencedor”

Escutamos essa frase após uma das premiações do app. Mas o que realmente nos dá esse sentimento é ver que outros estados, além da Bahia e Rio Grande do Norte, também o implementaram. É a prova de que uma boa solução tem um alcance ainda maior do que o imaginado no começo.

Tecnologia:

Blockchain

Software livre

Código aberto

Logo Governo Cidadao
Logo Banco Mundial
Logo CAR

Reconhecimentos

Finalista do Gartner Eye on Innovation Award for Government.

iF Design Award, categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições.

Logo Gartner
iF Design Award 2020
Walter Ribeiro

Walter Ribeiro

Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia.

A gente não imaginava que o sucesso seria tão grande. Até hoje, recebemos visitas de outros órgãos interessados em conhecer melhor o aplicativo. Conseguimos reduzir bastante o número de licitações fracassadas e desertas. Na verdade, o SOL só trouxe benefícios, alguns que a gente nem esperava, como o fortalecimento da transparência nas compras, o aumento da competitividade e até a melhoria na relação com os próprios fornecedores, que passaram a enxergar mais credibilidade no processo. Hoje, vemos uma confiança muito maior dos participantes nos processos de licitação.

Nara Lins

Nara Lins

Coordenadora de Aquisições, Projeto Bahia que Produz e Alimenta
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia.

O SOL deixou um legado, tanto em termos de inovação quanto de impacto social. Para mim, esse legado inclui o avanço tecnológico que ele gerou, a transformação de paradigmas, desafiando conceitos tradicionais, e ter se tornado uma referência para iniciativas que buscam soluções criativas e eficientes, provando que seu impacto vai além do período de lançamento.

Compromisso com

impacto

Real

Em um Brasil que resiste, nos unimos a quem acredita na tecnologia para promover a escuta e a ação social.

Nossa virada de década foi marcada por um reencontro com a nossa essência. O compromisso com o impacto social sempre fez parte do DNA, mas foi a partir desse momento que passamos a nos aprofundar no terceiro setor, ganhando mais experiência e estreitando relacionamentos enquanto trabalhávamos com a evolução tecnológica que transforma realidades.

Foi nesse momento que nos aproximamos de um importante parceiro. Ainda muito presente em nossa história, a Fundação Itaú nos possibilitou desenvolver projetos como a Escola Fundação Itaú (fusão da Escola Itaú Cultural com o Polo, do Itaú Social), a Enciclopédia Itaú Cultural, os observatórios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Fundação Itaú, e muitos SEEDs. E seguimos juntos, alinhando expectativas e promovendo produtos digitais para conectar a transversalidade entre a arte, cultura e educação no terceiro setor brasileiro.

O Observatório da EPT contribuiu para alcançarmos nossos resultados, não só na área de gestão de conhecimento, como em outras do Itaú Educação e Trabalho. Ele tem ferramentas que ajudam a gestão pública, e fortalecem e ampliam a qualidade da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, nós mesmos usamos a ferramenta para nossos objetivos, obtendo informações para melhorarmos as nossas ações, assim como os Estados utilizam para poder melhorar as ações deles.

Carla Chiamarelli

Carla Chiamarelli

Gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, durante criação do Observatório da EPT.

tudo feito aqui.

"O diferencial do relacionamento da Fundação Itaú com a Caiena é o de poder discordar com respeito e desejar construir juntos a partir de várias experiências. Temos conversas transparentes e a gente ‘abraça’ isso com carinho, porque as críticas construtivas nos faz pensar em processos e melhorar as entregas, tanto do lado da Caiena, quanto do da Fundação Itaú. A Caiena não se encaixa naquela relação de 'taxímetro ligado'. Existe uma sensibilidade, uma troca mútua de ir e vir e construir algo de impacto, que captura o máximo que queremos desenvolver e está relacionado à nossa visão."

"Inovação se cria em qualquer lugar, mas precisamos daqueles que têm o conhecimento embarcado, que são especialistas. Com essa multidisciplinaridade de conhecimentos, cria-se algo mais potente, mais emblemático, algo que, ao final, de fato, tenha esse impacto significativo a partir dessas trocas."

"Antes, a gente falava de tecnologia só para quem é de tecnologia. Hoje, a tecnologia sai da nossa mão e é um outro ambiente, especialmente com a chegada da inteligência artificial. Não há inovação centralizada. O desafio é captar essas ideias para que elas aconteçam com um outro olhar, conecte áreas e essa multidisciplinaridade que existe dentro da Fundação Itaú, que são a arte, cultura e educação."

"Para nós, a decisão técnica, a escolha de um fornecedor, vai além da capacidade dele em desenvolver algo. Consideramos o conhecimento e especificidade que ele tem para pedirmos algo na certeza de que vai contribuir com outro lugar, que é a experiência dele de fato, que traga provocações importantes. A gente olha para a Caiena e sabe que ali vai dar um bom ‘match’ porque a empresa tem experiência com o terceiro setor e a gente não precisa ficar explicando o que a gente entrega de valor no final."

Fernando Oliveira

Fernando Oliveira

Gerente do MediaLab, Fundação Itaú

Observatório de Boa Vista

Uma nova visão para a

iF Design Award Badge

gestão
pública

Bárbara Prestes

Especialista em design de produto

Bárbara Prestes

O Observatório de Boa Vista tem uma identidade muito forte, muito por termos viajado para a cidade, em Roraima, para captar informações sobre todo o seu contexto. O projeto reflete a preocupação que tivemos de representar a cidade, com suas cores, cultura e comportamentos da população. Na Caiena, temos reconhecimento interno, mas ter o reconhecimento no iF Design Award também é muito importante, pois acaba validando ainda mais o nosso trabalho, as escolhas que fazemos.

Para criar o Observatório de Boa Vista, viajamos à capital do Roraima e realizamos uma profunda imersão junto à população e aos servidores municipais. Mais uma vez, colocamos em prática a nossa experiência em desenvolver plataformas baseadas no design centrado no ser humano, e fomos reconhecidos por isso, com um iF Design Award, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições.

Logo Observatório de Boa Vista

No Observatório de Boa Vista, os dados das 21 secretarias municipais da capital do Roraima foram reunidos em um só lugar para consultas online. Isso ampliou o acesso dos cidadãos interessados em acompanhar a gestão pública e a transparência das informações.

iF Design Award 2022
iF Design Award 2022

Design centrado no cidadão

Com essa metodologia, criamos produtos e serviços que consideram os aspectos específicos de quem vai consumir a solução.

É a sua cara!

As ilustrações feitas para o Observatório de Boa Vista destacam tudo aquilo que tem "a cara da cidade". Elementos como a infância, a festa junina, as ciclovias e os artesanatos característicos de Boa Vista, bem como a paleta de cores utilizadas pelo município em sua comunicação, foram representados na plataforma para que a população se reconhecesse ali.

iF Design Award Badge

De
zero
a 100

Quem sabe aonde quer chegar e tem experiência na bagagem, não tem medo de acelerar e desbravar novos caminhos.

O Sistema de Gestão de Manutenção e Fornecedores da Movida foi um projeto criado do zero, sem precedentes. Essa jornada foi vivida pelo especialista em design de produto Saulo Pintar. Ao superar fronteiras com a empresa de locação de automóveis Movida, ganhamos mais um iF Design Award, na categoria Design de Serviço para Transporte/Logística.

Movida
iF Design Award 2022
Movida Logo

O Sistema de Gestão de Manutenção e Fornecedores foi criado para automatizar o processo de gerenciamento da frota da Movida. Ele informa automaticamente quando os veículos da empresa precisam de manutenção, já selecionando o fornecedor mais apropriado para realizar o serviço e enviando todos os detalhes do processo.

Meu desafio era criar soluções inéditas para o design do software. Muitas vezes busquei referências para essa criação e elas simplesmente não existiam em lugar nenhum. Foi tudo ‘do zero’ mesmo, pela especificidade dos processos da organização. Fizemos isso sem expectativas de prêmios, mas fomos contemplados porque, na minha opinião, ele foi muito bem construído e atendia às reais necessidades do cliente.

Saulo Pintar

Saulo Pintar

Especialista em design de produto

+79mil

veículos com gerenciamento
de manutenção automatizada.

Superando fronteiras da

Tecnologia

9,2 mil quilômetros nos separam de Maputo, capital de Moçambique. Mas o mundo é pequeno para quem carrega grandes propósitos na bagagem.

No projeto do SME Data Framework, fizemos check-in em mais uma jornada: a realização do design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas do país. Prestes a completar 20 anos de história, já não éramos mais marinheiros de primeira viagem. Porém, essa experiência internacional inédita nos trouxe muito entusiasmo e aprendizados. Com essa vivência, não só carimbamos mais uma vez o passaporte ao superar fronteiras da tecnologia, como também nos aproximamos de novas realidades.

SME Data Framework

Mais uma história com o Banco Mundial

O SME Data Framework integra o projeto "Economic Linkages for Diversification” (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre), do Ministério da Economia de Moçambique com financiamento do Banco Mundial. Ele tem como objetivo estruturar dados que estabelecem padrões, métodos, responsabilidades e processos comuns para padronizar, integrar e armazenar as informações sobre as empresas do país africano.

Logo Banco Mundial

Havia dificuldades para obter dados, até mesmo na conectividade de entrevistas online. A equipe da Caiena veio à Maputo para conversar com as pessoas e se aprofundar. Nós trabalhamos para conseguir alcançar o resultado e entregar o projeto. Foi uma boa experiência, reflete a união de duas culturas. E a implementação do SME Data Framework poderá facilitar mesmo a vida dos indivíduos não só das áreas urbanas, como nas áreas do interior. Todos terão acesso à informação.

Neldo Langa

Neldo Langa

Chefe de Departamento de Comunicação e Imagem do Ministério das Comunicações e Transformação Digital de Moçambique.

Tecnologia com as pessoas no centro

O projeto envolve a concepção, acompanhamento da implementação e adoção de uma estrutura de dados para empresa

Saiba mais sobre essa experiência no Blog da Caiena

Tecnologia como aliada no empoderamento feminino em Moçambique

Investimentos em tecnologia que podem mudar a realidade de Moçambique

Consultoria realiza projeto de alto impacto na economia de Moçambique

Nossos

Talentos

Nossa história é feita de pessoas, confiança e liberdade de ser. Em 20 anos, muitos talentos contribuíram para consolidarmos essa cultura. Entre muitos “antes e depois”, seguimos crescendo e aprendendo juntos, compartilhando histórias e conquistas, na vida profissional e pessoal.

2018

2025

A trajetória de seis anos da Re na Caiena é um bom exemplo de transição de carreira. Ela iniciou como assistente de comunicação interna, foi promovida a analista da área e, em 2022, migrou para a Área de Pessoas.

“Surgiu essa oportunidade e era uma chance de aprender algo novo, totalmente diferente. Tive toda a liberdade para testar e, se não me sentisse feliz, poderia voltar para a antiga função".

O início desse sonho deu certo! Hoje, a Re não se arrepende por ter se aventurado. Sua versão jovem recém-formada se transformou em uma profissional confiante! Nesse tempo, ela também se casou, se tornou mãe do pet Pudimi e jogadora de vôlei de praia nas horas vagas!

"Eu adorei a mudança, e acho que é muito mais a minha cara. Participar da contratação e do desenvolvimento das pessoas é muito gratificante, assim como ver a emoção das conquistas, do impacto na vida dos talentos."

2025

Eu adorei a mudança, e acho que é muito mais a minha cara. Participar da contratação e do desenvolvimento das pessoas é muito gratificante, assim como ver a emoção das conquistas, do impacto na vida dos talentos.

Rebeca Bissoli

Analista de Recursos Humanos

Saulo Pintar

2019

2025

Foi a amizade de Saulo com o líder da Área de Gestão Otávio Farah que fez o designer conhecer a Caiena, há seis anos. O tempo passou e a relação de confiança se expandiu também para os demais colegas do time em que atua:


“Aqui nós confiamos muito um no outro. Aprendo muito com o meu time, e sinto que meu trabalho é reconhecido".

Dos projetos em que atuou, um dos mais marcantes para o Saulo foi o da Enciclopédia Itaú Cultural, pela liberdade para criar diversas soluções do zero. Ele também não se esquece dos desafios nos projetos da Movida, e da transição do mercado de publicidade para o de tecnologia.

"A Caiena foi um dos meus primeiros empregos como designer de produtos. Quando entrei, fiz essa transição do design gráfico para os softwares. E, sinceramente, eu gosto bem mais!"

2025

A Caiena foi um dos meus primeiros empregos como designer de produtos. Quando entrei, fiz essa transição do design gráfico para os softwares. E, sinceramente, eu gosto bem mais!

Saulo
Pintar

Especialista em design de produtos

Otavio Farah

2018

2025

Entre as experiências que o Otávio viveu nos últimos sete anos – tempo em que está na Caiena, nenhuma se compara à chegada do seu primeiro filho, no início de 2024.

"É diferente de tudo que eu já tinha vivido! Antes, meu foco principal era o trabalho, e hoje vejo o quanto é importante me dedicar à vida pessoal também. Preciso cuidar e conciliar meu tempo para me dedicar ao Bento".

Essa mudança, como tantas outras em sua vida, vai ao encontro dos valores da Caiena. Ele é graduado em Design, mas começou na empresa como Quality Assurance (QA), dedicando-se principalmente a projetos da Alpop. Com o tempo, tornou-se coordenador de projetos e hoje é líder da área.

"Hoje, vejo ainda mais o quanto é importante a flexibilidade e priorizar as pessoas nos processos. Os desafios e o dinamismo das atividades me movem a seguir com a Caiena. E sou muito feliz por poder trabalhar ao lado de pessoas que admiro!"

2025

Hoje, vejo ainda mais o quanto é importante a flexibilidade e priorizar as pessoas nos processos. Os desafios e o dinamismo das atividades me movem a seguir com a Caiena. E sou muito feliz por poder trabalhar ao lado de pessoas que admiro!

Otavio
Farah

Líder da Área de Gestão

2019

2025

A palavra “amor” parece distante do vocabulário da rotina desafiadora do mundo corporativo. Entretanto, foi isso que motivou Karina a deixar Goiânia (GO) e mudar para Campinas (SP), onde fica o escritório da Caiena. Ela veio para acompanhar o então namorado, que hoje é seu marido, a fazer mestrado na Unicamp.

Em meio às mudanças, descobriu uma oportunidade de continuar sua carreira no setor financeiro na Caiena. E, em 2019, iniciou na empresa e se apaixonou também pela sua cultura.

"A experiência de trabalhar na Caiena é diferente de tudo o que vivi antes no mercado. Eu me sinto à vontade, trabalhamos sem julgamentos. Fui promovida para a função de analista porque as lideranças me deram liberdade e demonstraram confiança no meu trabalho."

2025

A experiência de trabalhar na Caiena é diferente de tudo o que vivi antes no mercado. Eu me sinto à vontade, trabalhamos sem julgamentos. Fui promovida para a função de analista porque as lideranças me deram liberdade e demonstraram confiança no meu trabalho.

Karina Hipólito

Analista de finanças corporativas

2015

2025

Uma década, duas faculdades, duas pós-graduações, um casamento, um carro, um apartamento, uma pet-filha... A soma das conquistas do JP durante sua jornada na Caiena tem um valor alto. Ele conta que se inspirou nos talentos da empresa para trilhar essa evolução.

"As pessoas da Caiena são intelectuais, refinadas e curiosas. Acho que esse traço da cultura de refinamento técnico despertou o meu autodesenvolvimento".

De analista à líder, JP acompanhou muitos desafios e acontecimentos da história da Caiena, destacando como memoráveis as oficinas do Ceará Transparente e as ações do projeto Âncora.

"Conheci pessoas competentes, com currículos impressionantes! Lembro muito das pessoas, e das comemorações das entregas mais desafiadoras. Para mim, o mais marcante nesses anos foi ver o quanto as pessoas cresceram com a Caiena."

2025

Conheci pessoas competentes, com currículos impressionantes! Lembro das comemorações e das entregas mais desafiadoras. Para mim, o mais marcante nesses anos foi ver o quanto as pessoas cresceram com a Caiena.

João Paulo
Gotardo

Líder da Área de Pessoas

2021

2025

É difícil imaginar as possibilidades por trás de uma mensagem recebida pelo LinkedIn. Quando o Valter recebeu um contato da Área de Pessoas da Caiena sobre uma vaga, saber da oportunidade de trabalhar remotamente despertou seu interesse.

“Minha adaptação foi rápida, graças também ao time composto por pessoas experientes. Recebi muito apoio da equipe!”.

Valter, que entrou como desenvolvedor full-stack sênior, se tornou tech lead em 12 meses, uma experiência até então inédita em sua carreira. E ele teve algumas “primeiras vezes” nesses três em anos de Caiena. Além de liderar um time, superou desafios técnicos diferentes dos já vividos.

"Sou grato à Caiena pela oportunidade que tive de escalar na carreira, de me tornar tech lead. É comum que empresas não testem pessoas novas em cargos importantes, mas aqui eu recebi muita confiança e apoio, senti que podia dar conta do recado."

2025

Sou grato à Caiena pela oportunidade que tive de escalar na carreira, de me tornar tech lead. É comum que empresas não testem pessoas novas em cargos importantes, mas aqui eu recebi muita confiança e apoio, senti que podia dar conta do recado.

Valter
Sandoval

Tech lead

2018

2025

Wilas é natural de Coxixola, uma cidade de 1,8 mil habitantes na Paraíba. Em 2015, mudou-se para João Pessoa, e hoje reside em Sumé, município próximo da capital.

Esse contexto é fundamental para entender que distância nunca foi problema para ele:

"Vim atuar no setor de tecnologia com uma outra visão. Era uma área totalmente nova para mim e pude agregar meu know-how na gestão pública ao projeto. Foi tudo muito desafiador, mas foi muito bom, pois acabei ganhando novos conhecimentos".

Para ele, a flexibilidade do home office e a cultura de confiança da Caiena tornam o trabalho mais humanizado.

"Além dos novos conhecimentos, vejo que aqui as pessoas têm uma preocupação umas com as outras. Temos muito suporte, porque todos realmente se importam."

2025

Além dos novos conhecimentos, vejo que aqui as pessoas têm uma preocupação umas com as outras. Temos muito suporte, porque todos realmente se importam.

José
Wilas

Coordenador de projetos

2015

2025

Em 2015, Edu era um jovem designer em Campinas, estava no início do seu casamento, e se dedicava à criação de vídeos e ilustrações para os projetos da Caiena.

"Desde então, quase tudo mudou: fiz dez anos de casado, agora tenho três filhos, mudei de casa, de carro... Na Caiena, passei a criar animações mais elaboradas para projetos e outras iniciativas. Fui premiado no iF Design Award, criamos a Área de Design Gráfico, me tornei líder!".

Para ele, a flexibilidade no trabalho apoiou sua evolução profissional e pessoal, por conciliar mais facilmente os compromissos da vida paterna com as entregas do trabalho. Foram e são muitas histórias entre ilustrações, vídeos e outras criações!

"O escopo de um projeto de tecnologia pode ser bem complexo. E o design gráfico traduz aquele contexto de forma mais didática e atrativa. É muito bacana poder dar 'vida' a uma ideia e colocar meu toque quando crio uma identidade visual, por exemplo."

2025

Eduardo Araujo

O escopo de um projeto de tecnologia pode ser bem complexo. E o design gráfico traduz aquele contexto de forma mais didática e atrativa. É muito bacana poder dar 'vida' a uma ideia e colocar meu toque quando crio uma identidade visual, por exemplo.

Eduardo
Araújo

Líder da Área de Design Gráfico

2016

2025

Formada em jornalismo, a Giu chegou à Caiena em 2016, para atuar em atividades de comunicação na área de Design, e logo passou a se envolver em outros desafios da empresa.

“Na Caiena, sempre tive espaço e autonomia para explorar, aprender e assumir responsabilidades rapidamente.”

Em 2018, assumiu a liderança da área de Comunicação. Desde então, além de concluir um MBA, vive outras conquistas pessoais: mora em uma chácara, tem dois cachorros, tricota e cultiva uma horta. Na Caiena, entre diferentes experiências, ela cita o Ceará Transparente como uma das mais especiais.

"Fui algumas vezes para o Ceará, e ter participado de oficinas e demonstrações públicas me marcou muito, pela interação com os usuários finais. Essa experiência ampliou minha visão e me tornou uma profissional melhor."

2025

Fui algumas vezes para o Ceará, e ter participado de oficinas e demonstrações públicas me marcou muito, pela interação com os usuários finais. Essa experiência ampliou minha visão e me tornou uma profissional melhor.

Giuliana
Wolf

Líder da Área de Comunicação

2021

2025

Protagonismo e evolução são as palavras que marcam a trajetória do Gabriel na Caiena. Natural de Fortaleza (CE), quando entrou para o time, ele buscava novas oportunidades para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.

"Minha comunicação melhorou muito. Hoje consigo traduzir os porquês das minhas escolhas técnicas e abordo com tranquilidade as coisas que são relevantes na minha visão. Nos projetos, decisões que tomei lá atrás facilitaram evoluções necessárias em momentos-chave. Me estimula muito poder criar coisas novas, ver o impacto delas e ser reconhecido por isso”.

A guinada na carreira veio acompanhada de grandes conquistas nas metas de vida.

"Hoje, moro com o meu namorado e nossas gatas. Tenho tempo para mim, e minha saúde mental e física nunca estiveram tão bem. Isso também se deve ao respeito e à flexibilidade que existem aqui."

2025

Hoje, moro com o meu namorado e nossas gatas. Tenho tempo para mim, e minha saúde mental e física nunca estiveram tão bem. Isso também se deve ao respeito e à flexibilidade que existem aqui.

Gabriel
Dantas

Desenvolvedor Front-end

2019

2025

Curitibana, Bárbara faz parte da Caiena desde 2019, quando, recém-formada, entrou como designer junior. Um dos primeiros projetos em que atuou foi o Observatório de Boa Vista – mal sabia ela que ele lhe renderia a premiação no iF Design Award.

"Logo no começo, viajei para Roraima, um lugar que talvez eu nunca tivesse a oportunidade de visitar!".

De lá para cá, atuou em SEEDs e outros projetos para clientes como o Itaú Educação e Trabalho e Banco Mundial. Nos últimos anos, se dedicou intensamente ao SIGRH, iniciativa de impacto ímpar para a transformação digital do Estado da Paraíba.

"Tem sido uma trajetória crescente. A Caiena tem apoiado o meu desenvolvimento e nos permite trabalhar com autonomia. Isso só acontece pela cultura da empresa e pelo ambiente colaborativo. Para mim, é muito compensador atuar em projetos que têm um determinado impacto social!"

2025

Tem sido uma trajetória crescente. A Caiena tem apoiado o meu desenvolvimento e nos permite trabalhar com autonomia. Isso só acontece pela cultura da empresa e pelo ambiente colaborativo. Para mim, é muito compensador atuar em projetos que têm um determinado impacto social!

Bárbara
Prestes

Especialista em design de produto

2025

São 20 anos de histórias

Celebrar duas décadas é revisitar uma ideia que parecia grande demais — e que virou realidade. Começamos em uma incubadora universitária. Crescemos entre amigos, com planos incertos e muita vontade.

Hoje, somos uma consultoria de tecnologia e design com presença nacional e internacional. Seguimos movidos pelo mesmo propósito: aplicar tecnologia e design para transformar a vida das pessoas — e gerar resultados sólidos para as organizações que confiam em nosso trabalho.

Cada solução que criamos carrega essa intenção: facilitar o dia a dia, ampliar possibilidades, impulsionar o que importa. Os próximos anos já começaram. E estaremos ainda mais presentes na construção do futuro que queremos.

nossas feras!

O que esperamos para os próximos 20 anos?

Eduardo Assis

Cofundador e Diretor Executivo da Caiena

Existem muitas formas de medir o sucesso de uma empresa. Eu considero esses 20 anos um sucesso, porque nossa vivência e o que construímos foi muito além dos resultados financeiros – nossa experiência reflete isso. Tivemos muitas alegrias e tristezas, vencemos e perdemos, ou seja, vivemos. Seguimos buscando a excelência no que fazemos, sempre juntos e com um olhar humano. Faria mais 20 anos assim.

Caio Belazzi

Cofundador da  
Caiena e CEO da Alpop

Por todos os lugares em que a Caiena passou, deixamos uma trilha de excelência e de muito comprometimento. Em muitos clientes em que eu trabalhei, havia uma confianca enorme no projeto, porque sabiam que a Caiena já estava ali. O que eu vejo para os próximos 20 anos é que essa equipe possa manter esse traço que a gente deixou no mercado.

Eduardo Foster

Cofundador e diretor de Tecnologia da Informação da Caiena

Espero que nos próximos 20 anos venham desafios novos. Desafio foi o que sempre nos moveu na Caiena. É isso de olhar para um desafio e, por mais difícil que seja, entrar nele cheio de energia!

Paulo Urgal

Paulo Urgal

Sócio e diretor de Tecnologia da Informação da Caiena

Nesses 20 anos, vivenciei muitas situações em que o impacto do nosso trabalho estava além daquela entrega específica. Isso mexe bastante, e é o que quero continuar sentindo nos próximos anos.

Pedro Assis

Sócio e líder da Área de Engenharia de Software da Caiena

Ao longo desses 20 anos, a gente trabalhou com muitas ferramentas, que mudam bastante. E acho que ao longo dos próximos anos, vamos continuar resolvendo "bons problemas". Vão mudar as tecnologias, os processos, mas vamos continuar aqui.

Para escrever histórias de sucesso, conte com a Caiena

Produtos e Plataformas Digitais

Melhore seus resultados com plataformas sob medida, criadas para superar desafios presentes em cada negócio: modernizar e automatizar processos, aumentar a escalabilidade e captar dados para tomada de decisão assertiva.

Observatórios e Data Analytics

Aprofunde sua capacidade analítica com plataformas que organizam, analisam e compartilham dados de forma contextualizada. Transforme informação em decisões estratégicas — para sua organização e seu público.

Inteligência Artificial

Implemente soluções de IA que otimizam processos, automatizam decisões e aumentam a eficiência operacional. Da estratégia ao produto final, estruturamos soluções escaláveis e seguras para acelerar sua evolução digital com base em dados.

SEED, nossa consultoria de design

Dê os primeiros passos com clareza estratégica. Nossa abordagem une design e visão de negócio para compreender desafios, estruturar caminhos e propor soluções viáveis desde o início da jornada. Ideal para para criar novos produtos, serviços ou projetos.

Conheça outros projetos

Plataforma Enforce

Eficiência no mercado financeiro: automatizando a localização e avaliação de imóveis para gestão de créditos e portfólios imobiliários estressados.

Plataforma Ecoagro

Agilidade: reduzindo em 85% o tempo de fluxo essencial da Ecoagro, a líder em emissões de Certificados de Recebimento do Agronegócio (CRAs).

SEED na prática

Plataforma end-to-end para gestão e aplicação da Matriz de Competências do programa Parceria pela Valorização da Educação, do Instituto Votorantim.

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
share button
newsletter icon

Gostando da conversa?

Temos muito mais na Newsletter da Caiena.
Inscreva-se!

Oba! Sua inscrição foi feita :)
Oops! Something went wrong while submitting the form.