#blog

Para quê fazer um Censo de Diversidade? O exemplo da Caiena

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Acreditamos que as empresas podem exercer um papel importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. E trabalhar esses princípios internamente, formando uma equipe que reflita a diversidade social, é uma das melhores formas de avançar nesse sentido. Aqui na Caiena, o Censo de Diversidade foi uma das ferramentas que encontramos para para isso.

Navegue pelo conteúdo:

O contexto da Caiena

A Caiena é uma empresa de tecnologia, setor conhecido por ser majoritariamente masculino (por razões que tratamos mais profundamente neste texto aqui). E conforme avançamos como negócio, cresce também nossa responsabilidade sobre o papel que devemos cumprir para mudar esse cenário.

Nos últimos anos, produzimos cada vez mais debates e conteúdos para transmitir aos nossos talentos os valores de respeito, colaboração e igualdade que nos guiam como empresa. Além disso, nos esforçamos para que nossas vagas cheguem ao público mais amplo possível e realizamos ações externas que estimulam a diversidade na tecnologia – como é o caso da formação Ruby Empowers!.

A criação do Censo de Diversidade

Para avançar com consistência na construção de um ambiente mais diverso, percebemos a importância de mapear e consolidar qual é o retrato da empresa em termos de diversidade. Para isso, em 2019 criamos o Censo de Diversidade da Caiena. O censo é uma pesquisa interna anual, com participação anônima, que nos ajuda a traçar o panorama dos talentos da empresa em pontos como gênero, cor, crença, orientação sexual e muito mais.

As análises das respostas nos mostram onde concentrar nossos esforços. Além disso, a coleta dos dados ano após ano nos garante um panorama da empresa comparável com o passar do tempo, além da reflexão sobre novos planos e ideias.

Alguns dos resultados do nosso censo

Ao final de cada censo, nossos talentos recebem uma apresentação com os resultados, assim como uma comparação demonstrando as mudanças entre um ano e outro. Para aumentar ainda mais a transparência do processo e, quem sabe, estimular outras empresas a realizarem ações semelhantes, vamos divulgar abaixo alguns resultados dos últimos anos.

Atualização 2021

As vantagens econômicas da diversidade

Vale destacar que existem ainda outros argumentos que demonstram a importância de construir equipes que representem a diversidade existente fora dos limites da empresa. Pesquisas demonstram que inclusão e diversidade melhoram o desempenho dos negócios, seu faturamento mensal e o ganho de valor da marca no longo prazo.

Dados de 2017 levantados pela consultoria McKinsey mostram que empresas com alta diversidade de gênero têm 21% mais chances de alcançar lucratividade acima da média. Além disso, companhias com maior diversidade étnica e cultural possuem 33% a mais de chances de alcançar performance superior.

Conclusão

O Censo de Diversidade foi a forma que encontramos para entender e consolidar o retrato da Caiena quanto à diversidade de seus talentos e, com isso, direcionar nossas ações e mensurar seus resultados no decorrer dos anos. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas tomar ciência da situação é o primeiro passo para mudá-la.

Compreendemos a importância social desta e de outras ações relacionadas. Por isso, trabalhamos para que os valores que guiam nossa marca, como respeito, transparência, colaboração e diversidade, cada vez transpareçam mais em nossa equipe e possam influenciar outras empresas e profissionais que nos acompanham.

E se você gostou desse conteúdo, acompanhe as nossas ações sobre diversidade! Conheça também o Comitê de Diversidade da Caiena, criado para que essas discussões tenham sempre espaço e relevância na empresa. Se identificou com nossos valores? Confira as vagas abertas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.