#blog

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial: trazendo o Ubuntu para sua vida

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Se você é uma pessoa que conhece sobre tecnologia, talvez esteja familiarizada com o termo Ubuntu como nome de um sistema operacional. Mas, neste conteúdo do Blog da Caiena, você conhecerá outra forma de Ubuntu: o termo batiza a filosofia africana que permeia a luta contra o Apartheid e fundamenta pensamentos da Nação Arco-Íris. No idioma Zulu, Ubuntu significa “eu sou porque nós somos”.

Neste Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, o desenvolvedor de software front-end Luiz Santos decidiu compartilhar seus aprendizados sobre Ubuntu e as lições da Nação Arco-Íris aqui no Blog. Elas surgiram a partir de uma situação de luta contra o preconceito, e a data de 3 de julho celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o racismo, de 1951.

O conteúdo surgiu a partir da leitura do livro “Ubuntu todos os dias”, da escritora e ativista Mungi Ngomane. Confira os insights compartilhados por Luiz Santos em novo conteúdo do Comitê de Diversidade da Caiena.

Ubuntu e as 14 lições da Nação Arco-Íris

"Nação Arco-Íris" refere-se a uma visão de unidade e diversidade racial e cultural da África do Sul, criada após o fim do regime Apartheid, um sistema de segregação racial oficialmente implementado entre 1948 e 1994. O termo foi elaborado e popularizado por Nelson Mandela e também pelo arcebispo e ativista Desmond Tutu, duas grandes referências na luta contra o preconceito racial mundial.

Mandela, em seu primeiro mês de mandato como presidente da África do Sul, proclamou:

“Cada um de nós está tão intimamente ligado ao solo deste belo país quanto os famosos jacarandás de Pretória e as mimosas do mato - uma nação arco-íris em paz consigo mesma e com o mundo”. 

Desmond Tutu, líder no combate ao Apartheid e defensor dos direitos humanos no país, usou então o termo “nação arco-íris” para descrever sua visão de uma África do Sul pós-apartheid, onde as diferenças raciais e culturais seriam aceitas e celebradas em vez de serem motivo de discriminação e conflito. Assim surgiram essas 14 lições da Nação Arco-Íris. Elas guiam a filosofia Ubuntu e também podem ser aplicadas em nosso dia a dia, aproximando-nos de uma cultura que, mais do que tudo, visa combater o preconceito e reforçar a importância do respeito.

  1. Veja-se nos outros: abra os olhos e encare seus semelhantes; 
  2. A força está na união: é mais provável que alcancemos nosso destino ou objetivo ao unir forças; 
  3. Coloque-se no lugar do outro: converse com as pessoas de quem discorda;
  4. Escolha ver a perspectiva mais ampla: abra sua mente e explore todos os ângulos;
  5. Tenha dignidade e respeito por si e pelos outros: seu corpo e mente são igualmente importantes. Depois, escolha dar aos outros o mesmo respeito; 
  6. Acredite no bem que há em todos: se procurar o bem em alguém, você vai encontrá-lo, além de inspirar e encorajar os outros a se sentirem bem consigo mesmos;
  7. Escolha esperança em vez de otimismo: escolha esperar pelo resultado positivo em qualquer situação;
  8. Procure maneiras de se conectar: os seres humanos são projetados para prosperar juntos;
  9. O poder do perdão: perdoar é aliviar o fardo sobre nós mesmos e sobre os outros; 
  10. Abrace nossa diversidade: nossas diferenças nos impulsionam a avançar, e também o que ameaça nos impedir;
  11. Aceite a realidade (mesmo que machuque): se não aceitarmos a verdade de nossa situação, não poderemos chegar onde desejamos estar;
  12. Encontre humor em nossa humanidade: não há melhor maneira de sentir o Ubuntu em nossa vida do que por meio do poder do riso;
  13. Entenda porque as pequenas coisas fazem uma grande diferença: conscientize-se de que você importa, e a maneira como escolhe viver também;
  14. Aprenda a escutar para poder ouvir: quando se trata de Ubuntu, uma boa comunicação é a base para fazer as profundas conexões  de que todos precisamos.

Essa é uma das iniciativas realizadas pelo Comitê de Diversidade da Caiena. Seguimos produzindo conteúdos para o público interno e externo para promover a reflexão e o diálogo em busca de construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Conheça mais sobre o Comitê de Diversidade da Caiena aqui!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.