#blog

3 MVPs de tecnologia e design para você explorar

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Seguimos com nossa conversa sobre a importância do MVP (Minimum Viable Product, “produto mínimo viável”) em projetos de tecnologia e design aqui no Blog da Caiena.

Desta vez, trouxemos exemplos práticos deste conceito, que se refere à entrega de uma solução que atenda às necessidades essenciais das pessoas usuárias. Assim, mostramos a partir de nossas experiências como um MVP pode contribuir para superar desafios, seja em negócios, no terceiro setor ou na gestão pública. 

Essa leitura demonstra como a aplicação de um MVP gera avanços em atividades de vários setores. E, ao final dela, você vai descobrir nosso “segredo” para criar um produto mínimo viável que impacte realidades. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

- Para recordar: o que é um MVP?

- 3 exemplos de MVPs criados na Caiena

- Qual o melhor caminho para criar MVPs?

Para recordar: o que é um MVP?

Se você perdeu nossa última conversa sobre MVP, vamos recordar o que é um produto mínimo viável, mas você pode se aprofundar conferindo o conteúdo do Blog da Caiena sobre o que é MVP e como aplicá-lo no desenvolvimento de projetos.

  • MVP é o produto em sua versão preliminar, um recurso fundamental na etapa de testes, que proporciona economia de tempo e recursos; 
  • Um MVP torna mais ágil e vantajoso o processo de aprovação das funcionalidades mais importantes de um produto ou serviço que está sendo criado;
  • Em alguns casos, a depender da urgência, o MVP pode ser lançado para o público ao mesmo tempo em que vai recebendo atualizações com ferramentas incrementais.

3 exemplos de MVPs criados na Caiena

Agora, vamos apresentar três dos diversos MVPs desenvolvidos na Caiena, que mostram como a aplicação prática deste conceito de produto mínimo viável contribui para superar desafios em negócios, no terceiro setor e na gestão pública.

1. Enciclopédia Itaú Cultural

A Enciclopédia Itaú Cultural é o mais antigo projeto da organização Itaú Cultural. A iniciativa equivale a um banco de dados bastante completo sobre arte e cultura brasileira, cujo catálogo vem sendo atualizado desde 1987, ano de seu lançamento.

Hoje, a Enciclopédia Itaú Cultural é uma referência digital em reunir informações sobre o que é produzido nas artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música no Brasil. E o banco de dados se mantém em constante atualização.

Para ter uma noção da complexidade deste importante acervo, vamos usar de exemplo a quantidade de verbetes catalogados nele até agora: são mais de 200 mil! Então, você já deve imaginar que atualizar, organizar, manter e evoluir todos esses dados são atividades bastante desafiadoras.

Considerando esse contexto, a Caiena desenvolveu um MVP para a Enciclopédia Itaú Cultural: um conjunto de soluções para otimizar a usabilidade e a eficácia do portal já existente, além de um plano para atingir esse objetivo.

O mais interessante é que esse produto mínimo viável evoluiu, e a Caiena desenvolveu a partir dessa experiência uma arquitetura personalizável para a Enciclopédia Itaú Cultural, que permite que as pessoas responsáveis pela plataforma a atuem com mais autonomia na gestão das publicações.

2. Moçambique

Se você acompanha o trabalho da Caiena, já sabe que estamos realizando um importante projeto junto ao Ministério da Economia e Finanças de Moçambique e o Banco Mundial. A iniciativa é uma consultoria para o design do framework da base dados SME Data Framework, solução tecnológica fundamental para o andamento de diversas iniciativas do projeto internacional "Economic Linkages for Diversification" (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre).

Porém, antes disso, Moçambique já havia cruzado a história da Caiena. Isso porque realizamos um MVP para o Banco Mundial em parceria com a delegação da União Europeia em Moçambique, no âmbito do programa Sustainable Business for Africa.

Este produto mínimo viável resultou na criação de estratégias para melhorar e expandir o processo de abertura de empresas pela atual plataforma e-BAU, em Moçambique.

O MVP contou com um mapeamento profundo do processo de abertura de empresas no país. O desafio era repensar a maneira como acontecem os processos, atualmente realizado em 12 etapas interdependentes, divididas em sete entidades governamentais.

Então, para entender melhor a complexidade deste cenário e criar uma solução assertiva, a equipe da Caiena realizou entrevistas com muitas pessoas envolvidas nas aberturas de empresas de Moçambique, captando informações por meio de técnicas baseadas no design thinking e design participativo.

Também foram aplicadas pesquisas primárias e secundárias, bem como oficinas e pesquisa do usuário. Em seguida, utilizando métodos de user experience design (UX), os conceitos foram validados, norteando a criação da jornada de usuários, wireframes, fluxos do sistema, protótipos e o design review para superar este desafio em Moçambique.

3. Dê Asas

Como engajar estudantes, crianças e jovens, que vivem em casas lares, a se empenharem no processo de aprendizagem virtual? Esse era um dos desafios do Dê Asas – Educação e Dever de Casa, programa da Aldeias Infantis SOS Brasil, líder mundial em cuidado infantil.

A plataforma Dê Asas possibilita a orientação pedagógica em casa, para que assim as crianças, adolescentes e jovens atendidos realizem atividades complementares ao ensino tradicional no contraturno escolar.

Para superar desafios do ensino junto à Aldeias Infantis SOS Brasil, a Caiena  mapeou as principais demandas relacionadas à usabilidade do público usuário da sua plataforma. Essas informações foram fundamentais para a elaboração do MVP. 

No processo, foi identificado que práticas de gamificação e storytelling seriam recursos com forte apelo para os estudantes. E que isso também apoiaria os objetivos da iniciativa de desenvolver competências e habilidades, estimulando a autonomia na aprendizagem, autoria e protagonismo, além do prazer pelos estudos.

Após o MVP, a Caiena teve a oportunidade de realizar também o desenvolvimento da Plataforma Dê Asas. Nela, foram criadas trilhas de aprendizagem envolventes, com jogos, desafios e uso de diferentes mídias que possibilitam um uso imersivo e divertido.

Além disso, toda a plataforma conta com recursos visuais lúdicos e diversos, características presentes desde os cenários até os personagens e ilustrações. Tudo foi criado especialmente para este contexto pela equipe de Design Gráfico da Caiena, possibilitando uma narrativa completa na plataforma.

Qual o melhor caminho para criar MVPs?

Vamos revelar alguns detalhes de nosso trabalho que impactam no desenvolvimento desses e outros MVPs. Ao longo de nossa trajetória, reunimos experiências, ferramentas e conhecimentos diversos, e adoramos compartilhar isso com novos parceiros. Então, para criar um produto mínimo viável, utilizamos uma metodologia exclusiva, que chamamos de Caiena SEED. Ela foi criada para ajudar negócios, o terceiro setor e a gestão pública a descobrir soluções que atendam às necessidades do momento.

O Caiena SEED é um método que alia a experiência da Caiena em design centrado no ser humano, como design thinking e metadesign, à estratégias de experiência do usuário, negócios e comunicação. Tudo isso resulta na descoberta de caminhos eficazes e adequados a diferentes contextos. Clique aqui e saiba mais sobre o Caiena SEED

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.