#blog

SME Data Framework: conheça a consultoria da Caiena para Moçambique

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Como garantir processos eficazes e eficientes de gestão de dados e melhorar a tomada de decisões das pequenas e grandes empresas de Moçambique? Este é um dos grandes desafios do projeto "Economic Linkages for Diversification” (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre), do Ministério da Economia de Moçambique com financiamento do Banco Mundial. E, para superá-lo, a Caiena está realizando a consultoria para o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas do país: o SME Data Framework. 

Este é o primeiro passo de uma série de realizações que têm potencial de gerar grandes impactos na transformação digital moçambicana. Um dos impactos da consultoria para o SME Data Framework é criar possibilidades para que pequenas e médias empresas tenham mais acesso a soluções financeiras e novos mercados. 

Além disso, o SME Data Framework trará mais segurança e agilidade aos processos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a eles. Ao concluir o design do SME Data Framework, será possível dar andamento aos demais  componentes do projeto "Economic Linkages for Diversification” em Moçambique, que tem potencial de transformar a realidade do país.

O design do SME Data Framework se trata da criação de uma estrutura de dados que estabelece padrões, métodos, conjunto de responsabilidades e processos comuns para padronizar, integrar e armazenar dados sobre os negócios em Moçambique. Siga com a leitura e entenda melhor o que é SME Data Framework e seus impactos.

Navegue pelo conteúdo:

- Entendendo conceitos: base de dados e framework

- Conheça o SME Data Framework

- Impactos da iniciativa

- O que vem por aí

Entendendo conceitos: base de dados e framework

Antes de seguir com os detalhes sobre o que é e as expectativas do projeto de consultoria da Caiena para a criação da SME Data Framework, vamos entender melhor o que são os conceitos de base de dados e framework. Aqui, vamos apresentar estes termos de forma mais simplificada, para mesmo quem não é da área compreender com facilidade os impactos do projeto para Moçambique.

Base ou banco de dados (“database”, em inglês), é o nome que se dá para “uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico” (Korth, 1994).  Este conceito compartilhado em artigo do DevMedia define as possíveis formas de se agrupar informações que são relacionadas e tratam de um mesmo assunto.

Já o termo framework, segundo explicações da escola de tecnologia Alura, define as ferramentas estruturais que possibilitam automatizar o desenvolvimento de tecnologias, o que agrega agilidade em sua criação e contribui com a qualidade geral do trabalho. É como se fosse a “fundação” da plataforma desenvolvida.

Conheça o SME Data Framework

O papel da Caiena no projeto “Economic Linkages for Diversification” é realizar a consultoria para o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas do país: o SME Data Framework.

A necessidade de criação da SME Data Framework surgiu a partir da identificação de diversos desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas de Moçambique hoje. Para começar, não existe atualmente uma estrutura única que padronize a coleta de dados, seu gerenciamento e compartilhamento. Existem diversos bancos de dados de entidades públicas e privadas que coletam informações destes negócios, levando a uma duplicação de esforços e à falta de informações completas de conjuntos de dados atualizados. 

Existem também casos em que as pequenas e médias empresas são solicitadas a fornecer dados e informações várias vezes, e isso pode ser uma dificuldade, uma vez que os negócios locais ainda podem ter certa dificuldade no acesso a plataformas digitais e de conectividade, de acordo com sua localização.

O projeto envolve a concepção de uma estrutura de dados para empresas, além do design de um banco de dados integrado em que serão aplicados padrões internacionais, com interoperabilidade para reduzir as atuais barreiras que as pequenas e médias empresas enfrentam no preenchimento de diferentes bancos de dados, e protocolos de dados abertos.

Nesse contexto, os especialistas da Caiena atuam em algumas etapas, como levantamento de padrões de dados globais, análise do ecossistema de dados das pequenas e médias empresas de Moçambique, elaboração do projeto de estrutura da database e design da base de dados integrada, entre outras etapas de detalhamento. 

O objetivo da consultoria é prestar assistência técnica para as autoridades econômicas de Moçambique para a conceção, implementação e adoção de um framework e design de uma base de dados integrada para pequenas e médias empresas.

Impactos da iniciativa

Segundo dados do Banco Mundial, pequenas e médias empresas são responsáveis por dois terços da geração de empregos em economias em desenvolvimento. Em Moçambique, soma-se o fato de que cerca de 40% do PIB é produzido na economia informal, sendo este um dos níveis de informalidade dos mais altos do mundo. As pessoas que trabalham neste setor não têm acesso à proteção legal e benefícios previdenciários. Na mesma linha, as empresas informais não têm acesso a financiamento bancário ou estatal, e têm dificuldade em recrutar mão de obra especializada.

Com tamanha representatividade no país, viabilizar o aumento de pequenas e médias empresas formais, tal como criar condições para seu crescimento, são etapas fundamentais para diminuir a pobreza e oferecer oportunidades para melhorar a qualidade de vida da população do país. Falando especificamente do projeto SME Data Framework, fortalecer o contexto das pequenas e médias empresas dá mais capacidade de criação de novos laços econômicos nacionais e internacionais. 

Isso porque o SME Data Framework, conectado aos demais componentes do projeto “Economic Linkages for Diversification”, tem o potencial de trazer visibilidade às pequenas e médias empresas junto a instituições públicas e privadas que buscam produtos e serviços do país e têm dificuldade para encontrá-los também por falta de informações disponíveis. 

Assim, a solução pode superar o desafio da disponibilidade limitada de dados sobre pequenas e médias empresas, necessários para viabilizar acordos econômicos, por exemplo. Esse contexto tem dificultado a tomada de decisão e os avanços em inovação em Moçambique. Para se ter uma ideia, cerca de 75% das empresas das pequenas e médias empresas do país são consideradas "excluídas do sistema financeiro", de acordo com dados do Banco Mundial.

Além disso, a maioria dos sistemas de informação disponíveis hoje no país carecem de abordagens centradas no usuário para inclusão e de funcionalidades que atendam às necessidades de quem irá usá-los. Portanto, a implementação do SME Data Framework é um dos componentes essenciais para que as pequenas e médias empresas moçambicanas tenham mais facilidade para compartilhar dados de forma abrangente e eficaz, o que tem potencial de alavancar o desenvolvimento econômico de Moçambique.

Para completar, a tecnologia trará regras claras para alteração de processos e dados que auxiliam abordagens mais ágeis e escaláveis. Ainda contará com ações que refletem na redução de custos nas áreas de gestão de dados de pequenas e médias empresas, através da disponibilização de mecanismos de controle, e que poderão aumentar a eficiência através da capacidade de reutilização de processos e dados. 

Sendo assim, possibilitará mais confiança na qualidade dos dados e na documentação dos processos de dados, uma vez que as atividades estarão em conformidade com os regulamentos de dados e serão baseadas em um modelo de dados abrangente, que promoverá a sustentabilidade dos negócios com dados atualizados e manutenção contínua.

O que vem por aí

A consultoria da Caiena para framework e design do SME Data Framework é o primeiro passo de uma série de iniciativas que compõem o projeto "Economic Linkages for Diversification” (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre) em Moçambique, financiadas pelo Banco Mundial. A partir da sua construção, será possível seguir com outras realizações que visam promover condições favoráveis ao desenvolvimento dos vínculos econômicos do país. 

As ações apoiam a realização de soluções digitais para aumentar o acesso das empresas aos mercados e serviços financeiros. O projeto busca reduzir as assimetrias de informação, aumentar a visibilidade do mercado e ampliar o acesso a serviços financeiros para as pequenas e médias empresas, servindo como mecanismo de expansão dos vínculos econômicos.

As plataformas que serão criadas a partir desse projeto serão centradas nos usuários, com conteúdos relevantes e atualizados, que serão disponibilizados em diversos formatos, e distribuídos por vários canais. Isso tornará mensagens, funcionalidades e dados inclusivos para todos os tipos de usuários, que estarão no centro das intervenções. 

Para completar, um conjunto dedicado de atividades do projeto terá como alvo as pequenas e médias empresas pertencentes ou lideradas por mulheres para garantir que elas se beneficiem como usuárias ativas. Esses elementos são críticos para expandir as oportunidades para os negócios existentes e futuros se mantenham alinhados com vínculos econômicos. Saiba mais sobre o case aqui!

FONTE: Documento do projeto “Economic Linkages for Diversification”, Banco Mundial, 2021.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.