#blog

Aplicativo SOL vence iF Design Award 2020

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O aplicativo SOL - Solução Online de Licitação foi premiado no iF Design Award 2020! Construído a partir de uma profunda etapa de pesquisa e com metodologias centradas no usuário, o app foi premiado na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições!

O SOL é o primeiro aplicativo de licitações do Brasil a usar tecnologia blockchain. Ele foi desenvolvido pela Caiena para os estados da Bahia e Rio Grande do Norte, com financiamento do Banco Mundial, e já está sendo utilizado por associações e cooperativas em ambos estados.

O iF Design Award é um dos mais importantes prêmios de design do mundo, sendo realizado na Alemanha desde 1953. Ele recebe anualmente cerca de 6.000 inscritos, vindos de aproximadamente 70 países. O júri que premiou o SOL foi composto por 78 experts de design de todo o mundo.  

O SOL mudou a forma como cooperativas e associações de agricultura familiar realizam compras e contratam serviços essenciais para o atendimento de populações periféricas. Ele atende grupos localizados em regiões distantes dos grandes centros e que enfrentam dificuldades para concluir uma licitação, seja pela indisponibilidade do serviço/produto, seja pelo baixo número de fornecedores participantes.

Com o aplicativo, fornecedores do Brasil inteiro podem se informar sobre as licitações em andamento, enviar suas propostas e, até mesmo, assinar contratos. E graças ao uso da blockchain, todos os dados e transações que passam pelo aplicativo ficam protegidos contra adulteração, garantindo segurança e transparência aos processos.

Metodologias

As metodologias de trabalho selecionadas para tornar esse projeto possível e bem sucedido foi o design centrado no ser humano, o desenvolvimento ágil com entrega contínua e o TDD – test driven development.

UX e UI

Dois desafios principais foram enfrentados durante o design de interface de usuários – primeiro, transportar longos fluxos de ação com muitos formulários para interfaces mobile e, segundo, garantir que toda a linguagem do aplicativo correspondesse aos termos já utilizados pelos usuários.

Para que isso fosse possível, atividades de teste foram incorporadas a todos os encontros realizados entre membros da Caiena e representantes dos estados. Nessas ocasiões, um período do dia era dedicado ao uso do aplicativo e feedbacks dos usuários que eram, posteriormente, analisados pela equipe e incorporados ao desenvolvimento.

Com o SOL, os estados podem superar limitações geográficas sem abrir mão da segurança e transparência nas compras públicas. Mais do que garantir um processo licitatório seguro, os métodos de design possibilitam que os usuários tenham acesso a serviços e produtos essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de suas regiões.

Na Caiena somos apaixonados por tecnologia e inovação e a capacidade que elas têm de promover impacto social. Atuamos como uma consultoria em tecnologia, voltada à  compreensão das dores de um produto ou negócio, na busca ativa de soluções adequadas e na orientação para as melhores práticas de gestão do projeto. Contratar uma consultoria em tecnologia é uma forma de colocar em prática ideias novas e promover melhorias em processos já existentes, de forma a beneficiar a empresa e seus clientes! Que tal falar com a Caiena?

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.