#blog

Tendências do design para 2020: 4 principais reports

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Essa curadoria vai te ajudar a acompanhar as principais tendências do design para 2020

Navegue pelo conteúdo

O dinamismo do design

O design é uma das áreas que mais se reinventa a partir das rápidas e profundas transformações no mundo do trabalho, tão características do nosso contexto tecnológico e conectado.

Além de se expressar em atividades tradicionais, como no design gráfico e de móveis, é essencial na criação de softwares e no planejamento e concepção de variados produtos e serviços – facetas que assumem nomes como UX, UI e design thinking.

Esse contexto gera tanto oportunidades de inovação e crescimento, quanto dúvidas e ansiedade em relação ao futuro – a quantidade de relatórios de tendências do design em 2020 é expressão disso.

Para te ajudar a acompanhar o dinamismo dessa área, fizemos uma curadoria dos reports mais interessantes sobre as tendências do design para este ano – desse jeito, você pode se aprofundar apenas naqueles que realmente fazem sentido para sua realidade!

Tendências do Design Gráfico para 2020

Os relatórios de tendências do design gráfico para 2020 do site Venngage e do GraphicMama são dois dos mais completos da área. Eles apresentam muitas conclusões semelhantes (apesar de chamarem coisas parecidas por nomes diferentes), mas têm apontamentos destoantes especialmente no quesito de texturas e tipografia.

  1. Muted colors – sem tradução para o português, mas muito próximo dos tons pastéis;
  2. Gradientes;
  3. Ilustrações abstratas;
  4. Fontes simples e pesadas;
  5. Formas e linhas fluidas;
  6. Fotos originais e autênticas;
  7. Landing pages minimalistas;
  8. Animações com maior identidade de marca.
  1. Profundidade 3D e realismo;
  2. Monocromia;
  3. Metais brilhantes;
  4. Tipografias malucas;
  5. Máscaras de texto e imagem;
  6. Linhas;
  7. Combinação entre desenhos e fotos;
  8. Ilustrações mais simples;
  9. Ilustrações isométricas;
  10. Cores terrosas com aspecto vintage;
  11. Padrões e texturas;
  12. Design geométrico;
  13. Formas líquidas.

Ambos materiais se aprofundam na explicação dos pontos e trazem uma grande quantidade de exemplos e referências. O relatório da Venngage é mais coeso, apresentando tendências maiores que incluem várias práticas. Por exemplo, seu item "5. Formas e linhas fluidas" é uma tendência que engloba as práticas "6. Linhas" e "13. Formas Líquidas" apontadas pelo GraphicMama.

Uma dica para otimizar seu tempo é ler o Venngage Report e procurar apenas os itens muito destoantes do GraphicMama, para complementar informações.

Relatório de Tendências de UX Design para 2020

Diferente dos exemplos anteriores, este relatório de tendências de UX para 2020 explora outros âmbitos da atividade de UX que vão além de questões de estilo – como organização do trabalho, nichos de mercado e ferramentas utilizadas.

Como os próprios autores descrevem, "esse não é um artigo sobre tendências de UI, mas uma análise mais holística sobre UX Design enquanto disciplina".

As tendências identificadas são divididas em tópicos:

  1. Impacto – Projetando para a era da pós-verdade;
  2. Comunidade – A ascensão das micro-comunidades;
  3. Colaboração – Design como esporte coletivo;
  4. Processo – Rendering intentionality;
  5. Ferramentas – A morte dos arquivos de design;
  6. Habilidades – Redescobrindo a arquitetura da informação;
  7. Carreira – Abraçando novos superpoderes;
  8. Workflow – Sistemas de design invisíveis;
  9. Indústria – Designers, uni-vos!;
  10. Highlights de 2019.

O relatório propõe uma discussão aprofundada sobre os pontos que aborda, e oferece conteúdos qualificados para embasá-la, incluindo opiniões de especialistas.

Tendências do Design em Geral para 2020

Neste relatório de tendências do design para 2020 idealizado pelo brasileiro Vitor Guerra, especialistas de diferentes vertentes fazem análises e previsões para suas áreas de especialidade.

Os temas abordados incluem design de produto, desafios do UX, liderança, acessibilidade, machine learning e formação de times. E dois dos textos – "A visão do cliente é o ponto de intersecção dos meus 'dois mundos'" e "Os desafios da pesquisa compartilhada" – possuem também versão em áudio.

Na Caiena estamos sempre atentos às novidades do mundo do design e da tecnologia. Uma forma de se manter informado ao longo do ano é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal – que faz uma curadoria atenta dos temas e debates mais relevantes. Para assinar, preencha o formulário abaixo.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.