#blog

Como fazer um MVP em seu projeto

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Aqui no Blog da Caiena, já falamos sobre o que é um MVP (Minimum Viable Product, “produto mínimo viável”), sua relação com metodologias ágeis, e ainda apresentamos três exemplos de MVPs criados na Caiena para você explorar.

Agora, chegou o momento de aprender mais sobre como fazer um MVP em seu projeto. Com as dicas que listamos a seguir, você colocará em prática uma solução que atenda às necessidades essenciais do público que se beneficiará, independentemente do seu setor de atuação ou orçamento.

Um produto mínimo viável possibilita compreender se esta solução realmente atenderá ao seu desafio quando for concluída, ou se precisa de ajustes para que o objetivo final seja alcançado. Assim, um MVP ajuda você a economizar tempo e recursos, além de tornar mais ágil o processo de aprovação das funcionalidades que refletem no seu valor. 

Para completar, ao final dessa leitura compartilhamos uma dica extra que pode colaborar com a criação do seu produto mínimo viável.

Navegue pelo conteúdo:

O que antecede a criação de um MVP?

5 passos para criar um MVP

Hora de começar seu MVP!

O que antecede a criação de um MVP?

Tirar um projeto do papel e colocá-lo em prática não costuma ser uma tarefa fácil. Isso exige muita atenção em etapas que antecedem a criação de um produto mínimo viável. Primeiramente, é importante identificar o problema que esse MVP pode resolver. Você sabe quais as dificuldades que esse produto mínimo viável precisa suprir, de acordo com o seu contexto?

A resposta para essa pergunta está na forma como você compreenderá cenários e, assim, se aprofundará nos desafios. Uma maneira de sanar as dúvidas é por meio da matriz CSD, framework muito usado para iniciar projetos de tecnologia e design. CSD é a sigla baseada nos termos Certezas, Suposições e Dúvidas. Logo, ela permite encontrar soluções e otimiza o compartilhamento de informações de forma simples e prática, o que reflete na velocidade dos processos de descoberta na criação de um produto.

Outra forma de descobrir respostas para problemas complexos é por meio das práticas de design research, ou “pesquisa em design”, como diz a tradução literal do termo. Este conceito define o estudo de comportamentos, hábitos e motivações das pessoas usuárias de um MVP, por exemplo.

Por meio do design research, é possível compreender ainda melhor o público. Para isso, ocorre o processo de captação de dados, de forma qualitativa ou quantitativa. Então, esses dados são unificados e analisados, enriquecendo essa visão sobre a realidade das pessoas usuárias do produto mínimo viável.

5 passos para criar um MVP

Se você já sabe aonde quer chegar com seu produto mínimo viável, então é o momento de começar a sua criação. Siga as orientações que listamos para você alcançar um MVP que atenda às expectativas iniciais de seu projeto.

1. Defina seus objetivos: como já explicamos, é importante ter clareza nos objetivos que quer alcançar com seu MVP. Portanto, com o máximo de informações em mãos, defina o que você deseja conquistar com este produto mínimo viável.

2. Organize as prioridades: com as prioridades listadas, agora é o momento de definir o que é essencial para que esta versão do MVP atenda às necessidades mínimas das pessoas usuárias. Para isso, você pode criar um roadpmap, um planejamento que possibilita visualizar as direções gerais para alcançar seus objetivos.

3. Aprofunde-se em seu público: lembra do que falamos acima sobre pesquisar sobre o público? Isso é fundamental para o sucesso do produto mínimo viável. Então, se ainda possui dúvidas ou precisa de mais informações sobre quem usará  sua solução, você pode utilizar ferramentas do design thinking que colocam as pessoas no centro dos processos - um valor bastante importante nos projetos da Caiena.

4. Trabalhe com empatia: depois de entender melhor quem são as pessoas que utilizarão seu produto mínimo viável, crie estratégias que coloquem o usuário no centro do processo. Mais do que aplicar a empatia ao elaborar o projeto, garanta que seu público participe ativamente nas decisões e escolhas do MVP.  Quer um exemplo de como isso funciona? Então, confira as experiências nas oficinas de design thinking realizadas durante a criação do Observatório de Gestão Pública de Boa Vista.

5. Incentive os feedbacks: para concluir, o último passo é a troca de ideias e cocriação entre idealizadores do MVP e o público para quem o MVP está sendo criado. Esses feedbacks são fundamentais para realizar mudanças no produto mínimo viável, de forma com que ele seja ajustado para melhor atender às expectativas.

Hora de começar seu MVP!

Com esse passo a passo em mãos para a criação de um MVP, esperamos que você consiga iniciar seu projeto e desenvolver um produto mínimo viável que atenda às expectativas.

E, como prometemos no começo deste conteúdo, temos uma dica extra que pode contribuir com sua jornada: é o template Caiena SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design. 

Ao fazer o download gratuito deste material, você poderá estruturar o seu novo projeto com base na abordagem criada pela Caiena para descoberta de soluções de acordo com cada contexto apresentado.

A metodologia Caiena SEED é baseada em práticas de design centrado no ser humano, como design thinking e metadesign, à estratégias de negócios e comunicação. Isso, aliado à experiência de nosso time de especialistas, permite tirar projetos do papel de forma eficaz. Saiba mais sobre o Caiena SEED aqui!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.