#blog

Roadmap: o que é e como criar no seu projeto de tecnologia

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Você sabe como criar um bom alicerce para projetos de tecnologia? Pelo roadmap! Em tradução literal do termo em inglês, roadmap significa “mapa da estrada”. Isso já traz uma ideia do que é um roadmap e sua função em um projeto de tecnologia. 

O conceito de roadmap define um planejamento que possibilita visualizar as direções gerais para alcançar o objetivo final. É como se fosse o roteiro de uma viagem que, no caso, é a criação de um produto digital. Podemos então dizer que o roadmap é o “guia” que orienta o trabalho realizado pela equipe de tecnologia.

Aqui no Blog da Caiena, você vai entender melhor o que é um roadmap, suas variações e boas práticas para a sua criação. Assim, você poderá alcançar os benefícios que ele tem a oferecer, como ter uma visão geral do projeto de tecnologia, se antecipar aos possíveis problemas, melhorar a gestão dos recursos e do tempo, e otimizar o trabalho e relação das equipes. Navegue pelo conteúdo:

- O que é roadmap?

- 4 boas práticas para criar o roadmap

- Roadmap e suas variações

- Próxima parada: backlog

O que é roadmap?

Em linhas gerais, podemos definir o roadmap como um documento orientativo que apoia o processo de tomada de decisão durante o projeto de tecnologia. Neste mapa são sintetizadas as tarefas, os objetivos parciais e os riscos associados à execução do projeto.

No processo de desenvolvimento de software, é importante considerar que partes funcionais da tecnologia estejam disponíveis aos seus usuários em um curto espaço de tempo. É essa relação entre funcionalidades mínimas e grupos de usuários que garante a aderência daquilo que está sendo desenvolvido. E é por esse motivo que, no roadmap, há a descrição de premissas e modelagem de potenciais experimentos que devem ser realizados no decorrer do trabalho.

Para isso, o roadmap precisa responder três questões: onde estamos, onde queremos chegar, e como chegar, conforme explicado em conteúdo do canal TecnoSpeed TI. Para completar, o mentor de gestão de projetos Rondilene Silva, do canal Portas Abertas, explica que o roadmap é um recurso que possibilita a visão macro de todas as entregas do projeto em um período. 

Vale reforçar que o roadmap não é um cronograma, mas sim um recurso que proporciona uma visão mais gerencial das entregas. Assim, é possível ter mais clareza sobre o que será realizado e do tempo previsto para isso. Conforme explicado em conteúdo da escola de tecnologia Alura, o roadmap vai além de somente uma representação gráfica do tempo necessário para o projeto. Ele pode ser definido como uma ferramenta visual e também descritiva, que inclui o tempo previsto para as tarefas, mas apresenta também como será a evolução do projeto com os esforços temporários aplicados nesta realização.

4 boas práticas para criar o roadmap

Para alcançar os objetivos do roadmap, o conteúdo percorre histórias épicas, grupos de usuários, glossário, cronograma, mapa de riscos, marcos do projeto e sugestões de experimentos com grupos de usuários. Saiba como criar o roadmap a partir das boas práticas que sugerimos a seguir.

1. Defina os prazos

Para começar, defina um período para o roadmap, ou seja, uma linha do tempo com quantos dias ou meses serão necessários para executá-lo. Em seguida, inclua no roadmap as entregas de acordo com seus prazos. Aqui, não é necessário focar em detalhes e microentregas, mas sim em trazer uma visão geral do que será realizado. 

2. Estabeleça o diálogo

A criação de um roadmap eficiente necessita do alinhamento e validação de todas as pessoas da equipe envolvida no projeto. Desta forma, é possível entender se o roadmap é viável e atende às necessidades de todos os envolvidos, incluindo dos clientes e grupos de usuários. Aqui no Blog da Caiena, já falamos sobre a importância da soft skill de comunicação em projetos de tecnologia e isso pode impactar diretamente a criação do roadmap.

3. Atualize-se com as mudanças
Vale lembrar que é comum o roadmap sofrer alterações durante o desenvolvimento. Por isso, ele deve ser criado em um ambiente editável, para que mudanças sejam realizadas no conteúdo a fim de se adequar à realidade do projeto e, desta forma, contribuir com a melhor tomada de decisão. 

O roadmap deve ser constantemente revisitado, analisado e atualizado, refletindo assim as ideias e planejamentos, com a sensibilidade de agregar os aprendizados que ocorrerão ao longo do caminho. Seu conteúdo não deve restringir a ação, mas servir de base para os planejamentos constantes do trabalho.

4. Identifique as prioridades

Além disso, o roadmap precisa trazer com clareza quais são as prioridades do projeto, para que elas sejam realizadas à frente de outras tarefas. Para isso, é necessário ter clareza sobre o objetivo do projeto e trabalhar de forma realista. 

Se você tem dificuldade em estabelecer essa priorização, também já trouxemos dicas no Blog da Caiena de como aplicar a técnica WSJF para priorizar as entregas. E abordamos outras técnicas de priorização em conteúdo da Newsletter da Caiena, como a Matriz de Einsenhower, o Método ABCDE, e até mesmo as ferramentas de metodologia ágil como Scrum e Kanban.

Roadmap e suas variações

Não existe uma única fórmula para a criação de um roadmap. Isso porque seu formato e conteúdo podem variar de acordo com as necessidades das entregas do projeto. Então, listamos aqui alguns exemplos de roadmap, apresentados pela plataforma Miro, para você escolher qual é o melhor ao atender aos objetivos do seu projeto. E aqui estão diversos modelos de roadmap para uso gratuito.

Product Roadmap: plano de ação para alcançar metas relacionadas ao produto de interesse da empresa, visando lucro e otimização de custos e tempo.

Roadmap de Tecnologia: documento que traz práticas para a adoção de uma nova tecnologia na empresa.

Roadmap DevOps: usado para alinhamento dos times de desenvolvimento (dev) e operações (ops).

Roadmap Agile: possibilita às equipes ágeis dividirem suas metas em temas chamados ‘épicos’, e assim colabora com a definição de metas e prioridades.

Roadmap empresarial: traz uma visão simplificada das estratégias dos negócios para identificar potenciais riscos e definir as responsabilidades das pessoas da equipe.

Próxima parada: backlog

Agora que você já sabe o que é e como construir um roadmap, é hora de ir além e construir um product backlog. Este termo usado nos modelos ágeis de gestão se refere à lista das tarefas necessárias, especificando as necessidades para a entrega de um produto, construída de uma forma mais detalhada.

O roadmap apresenta uma visão estruturada e sintética para apoiar o processo de decisão durante o trabalho de ideação e construção de um produto digital. Essa visão é estruturada a partir do escopo em alto nível de abstração, dos riscos associados, grupos de usuários, cronograma e informações que baseiam a  modelagem de experimentos. Ele é um conteúdo orientativo e deve ser utilizado como parâmetro para a tomada de decisão.

Sendo assim, o roadmap apresenta uma versão inicial dos projetos, como um escopo que servirá como parâmetro para a construção do product backlog. É neste segundo momento que os próximos passos do trabalho devem ser direcionados para a construção de um planejamento mais detalhado. E, também, nesta hora ocorre a preparação da triagem dos grupos de usuários que serão engajados para experimentar as primeiras versões funcionais da plataforma.

Com o compartilhamento desse conteúdo sobre roadmap, esperamos que você consiga aprimorar seu entendimento e suas entregas ao desenvolver seu projeto. Agora, se deseja ir além, confira também o conteúdo do Blog da Caiena sobre o que é backlog e como utilizar no seu projeto.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.