#blog

Saiba o que é MVP e como aplicá-lo no desenvolvimento de projetos

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Antes do lançamento de qualquer produto, acontecem diversas etapas de pesquisa e testes. Um mesmo produto pode ter diversas versões, que são ajustadas de acordo com as necessidades dos clientes e usuários, até chegar ao formato ideal.

O MVP é o produto em sua versão preliminar, um recurso fundamental na etapa de testes, principalmente, por proporcionar economia de tempo e recursos. Continue a leitura para entender o que é um MVP, em quais situações ele pode te ajudar e como aplicá-lo.

Navegue pelo conteúdo:

O que é MVP?

MVP é a sigla para minimum viable product, que significa "mínimo produto viável" – ou seja, é o produto em sua versão mais elementar.

Imagine que você queira lançar um aplicativo para uma rede de supermercados, em que o usuário poderá comprar produtos, agendar entregas, conhecer os fornecedores e receber recomendações personalizadas, entre outros serviços. O desenvolvimento desse app pode demorar meses, devido à complexidade de algumas dessas funcionalidades e o prazo de entrega está apertado. Então, qual a saída?

A criação de um MVP prioriza o serviço principal que é oferecido pelo aplicativo, neste caso, ser um canal de venda de produtos. Uma vez criado o MVP, é possível que esse app seja apresentado ao público, testado e que se tenha conhecimento das demandas que os usuários tiveram durante a interação. Foi fácil encontrar os produtos? O valor da compra foi apresentado corretamente ao final? O pagamento foi recebido da maneira correta?

Essa medida torna mais ágil e vantajoso o processo de aprovação das funcionalidades mais importantes de um app e, a partir daí, seus ajustes serão feitos de forma mais assertiva, pautados no feedback dos usuários. Em alguns casos, a depender da urgência, o MVP pode inclusive ser lançado para o público, ao mesmo tempo em que, em etapas, vai recebendo atualizações com ferramentas incrementais. A seguir, vamos mostrar os primeiros passos para a criação de um MVP.

Como criar um MVP?

No exemplo que apresentamos já ficou evidente o que é fundamental para criação de um MVP: exercitar a priorização.

Separamos essa e mais algumas dicas iniciais para o processo de criação de um MVP:

- Conheça seus objetivos! O que é essencial que o MVP possua para atingir esses objetivos?

- Exerça a priorização de tarefas. Existem funcionalidades essenciais e existem aquelas que podem ser adicionadas depois;

- Pesquise seu público, saiba sua faixa etária, gostos e preferências;

- Valorize a empatia, coloque-se no lugar daqueles que, futuramente, usarão seu produto;

- Considere fazer testes entre early adopters, aquelas pessoas dispostas a usar novos produtos, ainda que em fase de teste, dada a relação aproximada delas com as tecnologias;

- Lembre-se que um produto inovador não nasce sozinho, mas sim no processo da cocriação entre os idealizadores e os usuários!

Tem uma ideia e não sabe por onde começar?

Trabalhar em parceria com uma equipe de profissionais especializada em análise, diagnóstico e estratégia é uma forma de garantir a consistência necessária ao projeto de maneira mais rápida e segura.

Na Caiena somos criadores de produtos digitais, como softwares, para empresas ou instituições públicas, que serão utilizados por muitos usuários, processando grande quantidade de informações e solucionando desafios complexos. Por essa experiência na área, atuamos como uma consultoria em tecnologia.

Nossa principal linguagem de programação utilizada é o Ruby, junto do framework Rails. Um dos principais motivos para essa escolha é porque o Rails poupa os desenvolvedores das partes tediosas da codificação, permitindo que eles mantenham o foco na lógica da aplicação e nas regras de negócio a serem implementadas. Tal ação colabora para o aumento da produtividade, ajudando programadores a entregar MVPs e aplicações com muito mais rapidez.

De maneira atenta e personalizada, a equipe multidisciplinar da Caiena parte da ideia inicial de um projeto, compreende seus principais desafios e desenha uma solução. Conheça melhor a nossa abordagem para resolução de problemas complexos.

Conclusão

Ao utilizar um MVP é possível receber um rápido feedback do seu público usuário, apontando se você está ou não no caminho certo. Essa informação é fundamental para que seu produto atenda aos objetivos e entregue o maior valor possível.

Para conhecer mais temas do mundo da gestão de projetos, temos diversos conteúdos sobre design thinking, desenvolvimento e metodologia ágil no Blog da Caiena. Confira!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.