#blog

Observatório da EPT: o que alcançamos em dois anos da plataforma digital

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No dia 20 de agosto de 2021, entrava no ar uma plataforma digital que prometia gerar grandes impactos na educação profissional e tecnológica do Brasil. E a promessa foi cumprida! Estamos falando do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), observatório digital voltado à difusão e apoio ao ensino profissionalizante e técnico no país. Ele foi desenvolvido pela Caiena em parceria com o Itaú Educação e Trabalho. E hoje, dois anos após o seu lançamento, vamos compartilhar os principais resultados obtidos com este projeto.

O Observatório da EPT é uma plataforma digital direcionada às secretarias estaduais de educação, e possui recursos que atendem às necessidades de muitos profissionais da gestão pública, além de possibilitar o compartilhamento de materiais específicos para professores e estudantes.

A parte criativa deste observatório digital do Itaú Educação e Trabalho surgiu a partir da aplicação do SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design, metodologia de consultoria de design criada pela Caiena. Nestes encontros, aliamos métodos centrados no ser humano, como design thinking e metadesign, às estratégias e necessidades compartilhadas pelo Itaú Educação e Trabalho, que foi quem trouxe a ideia e demanda de construir um portal para incentivar a educação profissional e tecnológica.

A partir disso, elaboramos uma plataforma digital eficaz e adequada ao contexto da educação profissional e tecnológica do Brasil. E os resultados deste observatório digital, bem como seus recursos, a experiência das pessoas que participaram do seu desenvolvimento, e suas principais novidades, você confere a seguir nesta leitura! Navegue pelo conteúdo:

- Conheça a evolução do Observatório da EPT

- Caiena e Itaú: parceria que gera impacto na sociedade

- Saiba mais sobre a expertise da Caiena para a educação

Conheça a evolução do Observatório da EPT

Existe um provérbio que diz que “alegria compartilhada é alegria em dobro”. E essa máxima faz muito sentido na comemoração dos dois anos de lançamento do Observatório da EPT, que a Caiena criou junto ao Itaú Educação e Trabalho. 

A plataforma digital foi lançada com o objetivo de reunir discussões, dados e ferramentas relevantes para a educação profissional e tecnológica do Brasil. Esta modalidade de ensino possibilita a formação geral de estudantes e a preparação deles com mais foco para atender às necessidades do mercado de trabalho. Assim, a educação profissional e tecnológica contribui com o desenvolvimento do país por meio da formação de pessoas mais qualificadas. Logo, compartilhar informações e ferramentas relevantes para o tema em um observatório digital pode apoiar a redução dos índices de desemprego.

No último ano de trabalho, uma das principais evoluções do Observatório da EPT foi a criação da Área Restrita dos Estados, um ambiente privado dentro da plataforma digital, que reúne recursos convenientes para cada usuário de acordo com seu estado de atuação. Este acesso no observatório digital é permitido mediante a validação e atende a professores, coordenadores, técnicos de secretarias de educação do Brasil e pesquisadores. 

O Observatório da EPT já foi acessado por 44 mil pessoas e possui 657 cadastrados no portal, de todo o Brasil. A maior parte das pessoas cadastradas está localizada no Sudeste, o que representa 44% dos inscritos. A segunda região com maior presença no observatório digital é o Nordeste, com 24% dos usuários.

No decorrer dos últimos dois anos, a Caiena estabeleceu uma forte parceria de trabalho com o Itaú Educação e Trabalho, cocriando e concentrando esforços em desenvolver soluções e ferramentas que atendam às demandas dos estados e dos estudantes, apoiando e facilitando a implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) e o incentivo à educação profissional e tecnológica. As principais ferramentas que compõem o portal atualmente, são:

  • Localização de Escolas e Cursos;
  • Competências Gerais para o Mundo do Trabalho;
  • Currículo de Referência em Sistema de Energias Renováveis;
  • Curso para Implementação de Currículo em Tecnologia;
  • Cursos Técnicos por Categoria e Complexidade;
  • Panorama dos Estados;
  • Diagnóstico de Capacidade das Redes.

Esta plataforma digital foi baseada nos pilares do desenvolvimento ágil e na tecnologia open source (código aberto). E toda a sua interface segue padrões de acessibilidade, com soluções criadas para otimizar o acesso, como: recursos nativos de alto contraste, ajuste de tamanho de fonte e leitura de tela, entre outros.

O observatório conta com ferramentas que privilegiam a usabilidade e permitem o compartilhamento de conceitos, informações atuais e conteúdos técnicos sobre a educação profissional e tecnológica. Além disso, quem acessa pode acompanhar e comparar dados sobre os atuais cenários da EPT em diversos estados do Brasil. O observatório digital ainda conta com recursos para o aprimoramento de habilidades profissionais e permite a troca de experiência entre gestores públicos que querem implementar cursos de acordo com as oportunidades de suas localidades.

Entre as ferramentas de destaque do Observatório da EPT, estão os painéis de dados, no qual são apresentados números e informações sobre a realidade da educação profissional e tecnológica do Brasil de forma interativa. Eles podem ser filtrados de acordo com o interesse e localidade do usuário. Além disso, este observatório digital possui conteúdos como publicações, podcasts, vídeos e materiais pedagógicos diversos para consulta.

Caiena e Itaú: parceria que gera impacto na sociedade

A parceria da Caiena com o Itaú Educação e Trabalho tem resultado em grandes feitos, como o Observatório da EPT. Veja o que disseram algumas das pessoas envolvidas no desenvolvimento desta plataforma digital:

"O Observatório da EPT nasceu de uma demanda das redes estaduais de educação profissional de ter um espaço para reunir dados, evidências e informações para o aprimoramento da política pública. Nesses dois anos do Observatório da EPT, a equipe da Caiena foi uma excelente parceira em projetar, implementar e aprimorar constantemente a plataforma."

Alan Valadares, Gerente de Gestão do Conhecimento 

“O Itaú Educação e Trabalho sabia das necessidades e desafios para divulgar a importância da educação profissional e tecnológica no Brasil, mas precisava de apoio para realizar isso. Juntos, pensamos em como colocar as ideias em prática e estruturá-las, criando ferramentas originais, mas baseadas em padrões de usabilidade e em referências importantes. Eles sempre valorizaram nossa experiência em projetos de tecnologia, o que também contribuiu muito para a evolução do observatório”.

Jully Marinho, Analista de Projetos da Caiena

E o Observatório da EPT não é o único projeto da Caiena desenvolvido junto a superintendências da Fundação Itaú para a Educação e Cultura. Também atuamos ativamente na Escola Itaú Cultural, promovendo a reformulação de recursos desta plataforma digital educacional do Itaú Cultural. A oportunidade também surgiu a partir de um SEED, e hoje desenvolvemos soluções e aprimoramos as existentes para atender às necessidades dos estudantes dos cursos gratuitos oferecidos pelo Itaú Cultural, nos formatos a distância e híbrido.

Saiba mais sobre a expertise da Caiena para a educação

O setor de educação tem buscado ferramentas na tecnologia há décadas, e temos acompanhado essa transformação de perto ao desenvolver observatórios e plataformas digitais que atendem às necessidades das pessoas envolvidas com o ensino. Em nossos 18 anos de experiência, já realizamos diversos projetos, e aqui listamos três exemplos de como nosso conhecimento em tecnologia e design tornou-se aliado da superação de desafios da educação pelo Brasil e mundo.

OEC - Observatório Educativo Ciudadano

O observatório digital torna dados sobre a educação do Paraguai mais acessíveis, estimulando a participação popular na tomada de decisões das políticas públicas. Ele foi desenvolvido a partir da realização de um SEED com a equipe de especialistas da Caiena. Nesta consultoria para a criação da plataforma digital, mapeamos com a organização Juntos por La Educación as informações necessárias para consolidar o Termo de Referência da contratação da empresa que desenvolveria o observatório digital após licitação. Saiba mais sobre o OEC.

Weleto - We Learn Together

A plataforma digital educacional para gestão de currículos e aprendizagens Weleto - We Learn Together foi criada pela Caiena em parceria com Lilian Neves, consultora em Gestão, Educação e Tecnologia. O Weleto possui recursos que facilitam o dia a dia dos gestores de escolas e permitem um melhor acompanhamento do desenvolvimento e participação ativa dos estudantes no ensino brasileiro. Nós também realizamos recentemente o rebranding da plataforma digital, e contamos esta experiência no Blog da Caiena

Conviva Educação

O Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito desenvolvido para superar desafios diários em cidades com menos de 50 mil habitantes. Hoje, já é usado em mais de 5,3 mil secretarias municipais do Brasil. Esta é uma iniciativa criada pela Caiena com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e contou com participação de mais 12 institutos e fundações parceiras do terceiro setor. Também tem apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

Estes são só alguns exemplos de como colocamos na prática nosso conhecimento em plataformas digitais que contribuem com a geração de impacto positivo na educação brasileira. E muitas destas soluções tecnológicas são desenvolvidas no formato de observatórios digitais. 

Os observatórios são ferramentas de acesso à informação que agregam mais transparência, facilitam a participação popular e, assim, democratizam os dados nos âmbitos públicos e privados. Para saber mais, confira aqui o conteúdo sobre observatórios digitais que compartilhamos no Blog da Caiena

Acesse também a área “Cases” do nosso site para conhecer outros projetos da Caiena que impactam positivamente a sociedade.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.