#blog

Conviva Educação cria página sobre combate ao coronavírus

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A plataforma Conviva Educação criou uma página para apoiar as secretarias municipais de educação durante a pandemia do novo coronavírus. Ela reúne funcionalidades públicas (que não exigem cadastro), como a galeria de vídeos e a área de notícias e orientações, além de um fórum de perguntas e uma área para relatos de experiências, estas que são exclusivas a usuários cadastrados.

Como explica a coordenadora do Conviva pelo Instituto Natura, Elis Verri, o que as secretarias mais precisavam no início da pandemia era de informações confiáveis e acessíveis:

“No começo, muitas redes não sabiam bem como prosseguir, se deveriam ou não parar as aulas, como poderiam realizar atividades não presenciais, o que fazer em relação à alimentação escolar, entre outras questões. Novas informações e regras oficiais eram anunciadas aos poucos, e a primeira versão da página visava justamente reunir todas essas orientações em um único lugar.”

A primeira versão citada por Elis foi publicada em 19 de março, e além de ser constantemente atualizada com todas as informações pertinentes, trazia alguns tópicos fixos para facilitar o acesso à orientações-chave, como Calendário, Cursos, Posicionamentos da Undime, Prevenção, Materiais de apoio e Informações Falsas.

Em um segundo momento, a página se tornou efetivamente uma área da plataforma, que está no ar desde 27 de abril e contempla todas as funcionalidades citadas no início do texto: galeria de vídeos, notícias, fórum e experiências.

Com a área "Combate ao coronavírus", o Conviva oferece recursos, informações e orientações para que as secretarias municipais de educação consigam se organizar, envolver a comunidade escolar, cumprir com as determinações e também planejar a retomada das aulas presenciais.

Como conta Murillo Jesus, scrum master do Conviva, os desenvolvedores fizeram uma imersão na plataforma para construir a página o mais rápido possível:

“O cliente trouxe a demanda de ajudar os usuários a encontrar facilmente tudo que o Conviva pode oferecer para apoiá-los nesse momento. Então, os desenvolvedores fizeram um trabalho incrível de mapear tudo o que já existia no sistema, adaptar as ferramentas e organizá-las em um único lugar, com foco sempre na experiência e necessidade das secretarias de educação.”

Tecnicamente, a organização dos conteúdos foi feita por meio de tags, botões e filtros relacionados ao coronavírus. A equipe da Caiena construiu toda a estrutura e layout da página, sempre atenta aos feedbacks do cliente, enquanto o Instituto Natura e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) são responsáveis pelos materiais de alta qualidade que preenchem essa estrutura.

Para a criação dos conteúdos, a equipe do Conviva e a Undime realizam reuniões semanais, nas quais analisam todas as notícias recentes e planejam como transformá-las em materiais relevantes e descomplicados para os usuários.

Leia também: Município economiza R$ 180 mil utilizando Conviva Educação

Entre os conteúdos públicos, destacam-se as decisões jurídicas que impactam o trabalho das secretarias, orientações para prevenção e videoconferências sobre ações das secretarias municipais de educação, por exemplo.

Elis destaca também o trabalho conjunto de todos os envolvidos para oferecer apoio especial às secretarias durante a pandemia e, ao mesmo tempo, dar continuidade aos desenvolvimentos já planejado para o Conviva:

“Os ciclos de trabalho do Conviva costumam ser definidos com antecedência, mas com o coronavírus, tivemos que agir rápido. Estamos dividindo parte dos sprints apenas para ações de emergência, e outra parte para dar continuidade aos desenvolvimentos já programados e que também são importantes para as secretarias que utilizam a plataforma.”

Como o Murillo acrescenta, “é muito gratificante ver como nossa equipe tem capacidade de realizar um trabalho importante de forma tão rápida e para um projeto com impacto social tão grande.”

O Conviva Educação é uma plataforma online que, desde 2013, apoia equipes de trabalho de mais de 90% das secretarias municipais de ensino do Brasil. Ele é uma iniciativa da Undime e conta com o apoio de 10 instituições e fundações parceiras. A Caiena é quem desenvolve e constantemente aprimora aspectos técnicos da plataforma.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.