#blog

REDs – impacto dos recursos educacionais digitais no aprendizado

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Vivemos um momento de intensificação da nossa vida digital: trabalhamos, estudamos, fazemos compras e até nos encontramos com os amigos online. Não é à toa que o assunto do momento é o metaverso – uma imersão ainda mais profunda das vivências cotidianas em espaço virtual.

Na educação o cenário não é diferente: a tecnologia tem propiciado, cada vez mais, novas experiências de ensino e aprendizagem. Porém, segundo alguns especialistas, essas mudanças ainda ocorrem a passos lentos. Em entrevista à Você S/A, ​​Thiago Chaer, CEO da Future Education, afirma que:

Tudo evoluiu, menos os modelos de aprendizagem. O sistema educacional precisa inovar para trabalhar as competências exigidas no mercado no século 21, como habilidades socioemocionais, além de inteligência artificial e automação. É uma mudança reativa.

Neste texto vamos apresentar o conceito de recursos educacionais digitais e quais as suas aplicações no contexto escolar. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que são Recursos Educacionais Digitais?

Recursos educacionais digitais (REDs) são todos aqueles elementos que, mediados pela tecnologia, são utilizados para aprendizagem. Podemos considerar como recursos educacionais digitais os mais diversos tipos de materiais didáticos, apresentados em diferentes formatos e plataformas.

Quando falamos sobre REDs, devemos nos atentar que este é um conceito amplo. Não se trata apenas de pensar recursos para propiciar o ensino à distância (EAD), por exemplo. Os recursos educacionais digitais são ferramentas de suporte para aulas cada vez mais interativas e capazes de corresponder às demandas do nosso tempo.

Exemplos de recursos educacionais digitais

Os recursos educacionais digitais variam de acordo com as necessidades e com a infraestrutura de cada instituição. Sua aplicação é voltada não somente aos alunos, mas também aos docentes, gestores e toda a comunidade escolar.

Alguns exemplos de recursos educacionais digitais são jogos educativos, plataformas de gerenciamento de currículo, ambientes virtuais de aprendizagem, repositórios digitais, observatórios de dados e aplicativos.

O uso dessas plataformas fomenta a autonomia, a interação, a criatividade e até a motivação dos agentes. Afinal, é importante considerar a diversão e o entusiasmo durante o durante o processo de aprendizagem, como mostraremos ainda neste texto!

Recursos educacionais digitais no cotidiano escolar

Inserir vídeos e filmes como parte das aulas é uma forma simples de começar a utilizar recursos educacionais digitais em sala. Outra forma de início é através da integração do conteúdo das aulas com aplicativos de aprendizagem – como Duolingo, voltado ao aprendizado de novos idiomas – que podem até já fazer parte da vida dos alunos.

Porém, aqui vai uma reflexão essencial: não é preciso apenas ter os REDs em mãos, é preciso capacitar os agentes para o uso! Essa é uma forma de garantir que estejam sendo utilizados materiais confiáveis e de fontes seguras de informação.

Futuro da educação

Separamos dois elementos para se atentar quando o assunto é o futuro da educação e os avanços tecnológicos:

Edtechs

Educação + tecnologia compõem a palavra edtech, que caracteriza as empresas voltadas à inovação do setor educacional, seja usando a tecnologia como facilitadora de processos de aprendizagem ou no aprimoramento dos sistemas educacionais.

No Brasil, o número de edtechs cresceu 26% de 2019 para 2020, chegando a 566 empresas, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Startups. Voltada a todas as etapas de ensino – desde a educação infantil, fundamental, superior, até cursos livres – a atuação das edtechs pode ser compreendida entre duas categorias: aquelas com foco em software (conteúdos, ferramentas e plataformas) ou em hardware (recurso educacional físico).

Edutainment

O termo em inglês edutainment é uma união das palavras educação e entretenimento e diz respeito à criação de estratégias e ações para tornar o ensino mais prazeroso e dinâmico, com o intuito de engajar cada vez mais os alunos no processo.

A tecnologia é a principal aliada do edutainment. Afinal, ela proporciona uma forma ímpar de aproximar os conteúdos de uma geração que já nasce inserida no contexto digital. Os 4 princípios do edutainment são: envolvimento, imersão, interação e diversão.

Conclusão

Recursos educacionais digitais são um tema recorrente nas discussões sobre educação, pois representam uma forma de impulsionar práticas inovadoras no ensino. A atualização dessas ferramentas aparece como uma necessidade diante do nosso contexto, profundamente conectado às redes.

A Caiena tem experiência em produtos digitais educacionais e, por isso, procura estar sempre atenta ao que se tem de novo no setor. Uma forma de acompanhar com antecedência nossos conteúdos é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal. Para assinar, preencha o formulário abaixo.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.