#blog

5 iniciativas tecnológicas que impactam a política

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A maneira como nos informamos sobre política tem mudado com o tempo. Jornais e revistas, que eram consumidos em seu formato impresso, possuem hoje páginas na web e redes sociais. O próprio processo eleitoral se aperfeiçoa a cada ano, com as atualizações da urna eletrônica – um dia o processo todo já foi feito em cédulas de papel.

Neste texto vamos apresentar algumas iniciativas criadas por empresas e pelo poder público para corresponder às necessidades da política no nosso tempo. Tais iniciativas fomentam a participação e o acesso ao conhecimento da população. Confira a seguir!

Inteligência Artificial identifica fake news

Pesquisadores do ​​Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria criaram uma ferramenta de inteligência artificial capaz de identificar fake news. Como isso é possível? Uma base de dados foi alimentada com mais de 100 mil notícias publicadas nos últimos cinco anos e, a partir do uso de modelos estatísticos e aprendizado de máquina, foi possível identificar um padrão de linguagem e vocabulário nas notícias falsas.

Francisco Louzada Neto, coordenador do projeto, afirma que “as fake news apresentam padrões na redação do texto, uso e frequência de palavras que podem ser identificáveis pelo classificador”. Essa ferramenta pretende auxiliar na identificação da veracidade das notícias e no combate à desinformação. Saiba mais sobre o projeto e teste o detector de fake news clicando aqui.

Urna eletrônica

O antigo processo eleitoral, realizado em cédulas impressas, representava lentidão na apuração de resultados e risco de intervenção humana. Além de inseguro, também não era acessível às pessoas com deficiência ou analfabetos. Por isso, a criação da urna eletrônica brasileira representou uma inovação no processo eleitoral.

Criada em 1996 e utilizada pela primeira vez nas eleições do ano 2000, a urna eletrônica possui teclas em braille e dispositivos de áudio para pessoas com deficiência auditiva. Giuseppe Janino, um dos autores do projeto brasileiro, contou à Exame que a implementação da urna no país garante integridade, rastreabilidade e proteção. Além disso, métodos de auditagem foram incluídos no processo de criação da urna eletrônica, o que promove a agilidade e credibilidade dos resultados. Segundo Janino, o hardware e software do equipamento são atualizados periodicamente – a novidade mais recente é a possibilidade de identificação biométrica do eleitor.

e-Título

O e-Título é um documento digital que permite que o eleitor acesse seus dados principais via aplicativo. Além de servir como documento de identificação, lá estão informações como o local de votação, certidões eleitorais, zona eleitoral e situação cadastral. O app está disponível para iOs e Android.

Plataformas informativas

O aplicativo Tem meu Voto! ficou conhecido em 2018 como "o Tinder das Eleições", pois, através dele, são promovidas escolhas por afinidade (ou matches) entre as ideias do eleitor e a dos candidatos disponíveis. Segundo André Szajman, idealizador do projeto, o app "tem como objetivo fazer com que a relação com o político se torne mais eficiente. É uma ferramenta que auxilia os parlamentares no acesso às demandas e a prestarem contas à população. Da mesma forma, permite que o eleitor passe a acompanhar o que está sendo feito pelo político eleito”.

Outra solução similar foi criada pela instituição sem fins lucrativos Poder do Voto, que tem como objetivo "engajar eleitores e seus representantes em um debate construtivo sobre as leis em votações no Congresso Nacional, reestabelecendo com clareza o verbo “servir” nas relações entre eleitores e seus políticos eleitos". Através do app Poder do Voto, disponível para Android e iOs, é possível acompanhar as discussões que estão em pauta no país, conhecer os diferentes posicionamentos a respeito delas e também acompanhar de perto os parlamentares eleitos de sua preferência.  

Gestão de campanha

A Confirma é uma plataforma de inteligência estratégica voltada para campanhas eleitorais.

Nela, é possível acessar dados de todas as eleições do Brasil a partir de 2008, e o melhor: os dados apresentados são georreferenciados! Ou seja, os números apresentados estão relacionados às localidades, fazendo com que o candidato conheça melhor as regiões em que possui maior potencial de votos e crie estratégias para alocar seus recursos de campanha com assertividade.

A Caiena foi a responsável pelo desenvolvimento da plataforma Confirma no ano de 2019 e é possível saber mais sobre este projeto neste texto.

Conclusão

As iniciativas aqui apresentadas são bons exemplos de como a participação popular, a transparência e a produção de conhecimento sobre política podem ser beneficiadas a partir das aplicações de tecnologia e inovação nesse setor.

Tem uma ideia de aplicativo voltado para a política? A criação de soluções de impacto é algo que só pode ser feito em conjunto – e o nosso SEED foi estruturado para esse tipo de situação. No SEED promovemos consultoria em tecnologia e design para que sua empresa coloque em prática ideias novas ou fomente melhorias em processos já existentes. Conheça mais aqui.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.