#blog

CMS: por que ter seu próprio Content Management System

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Ter o poder em mãos pode ser mais fácil do que você imagina. O Content Management System (CMS) é uma tecnologia que dá autonomia ao gerenciamento de conteúdo, reduzindo a dependência da área de desenvolvimento de software.

Existem muitos modelos prontos de CMS, mas poder contar com o seu próprio Content Management System possibilita muitas vantagens. Gabriel Dantas, desenvolvedor de software front-end da Caiena, falou sobre isso no nosso Happy Release, um encontro interno para atualizar a equipe sobre nossos projetos.

Além de explicar o que é um CMS, Dantas compartilhou informações sobre a evolução dessa tecnologia e como essa personalização impacta o dia a dia do gerenciamento da Escola Fundação Itaú, plataforma que oferece cursos online nos campos da arte, cultura e educação.

Navegue pelo conteúdo:

O que é Content Management System?

Em tradução livre, Content Management System (CMS) significa Sistema de Gestão de Conteúdo. A definição do termo é autoexplicativa: uma plataforma desenvolvida para gerenciar conteúdo, servindo tanto ao usuário que a administra, quanto ao consumidor desses dados. 

Segundo Dantas, o objetivo de um Content Management System é possibilitar a atualização dos conteúdos por meio de um sistema em vez de alterar o código diretamente, tarefa que depende de profissionais de desenvolvimento de software. 

Portanto, a implementação de um CMS contribui com a redução do tempo de atualização das informações e também apoia a autonomia dos gestores desses dados.

Exemplo para criar um CMS feito para você

Listamos alguns exemplos para você entender como funciona um Content Management System. O WordPress é a ferramenta mais popular entre as opções, pois possibilita a criação e personalização de sites. As pessoas desenvolvedoras de software, não só back-end, como front-end também, podem encontrar conteúdos via API para diferentes plataformas em repositórios Headless CMS, como Strapi e Contentful. O Adobe Commerce também é uma solução CMS, mas voltada à construção de plataformas para comércio eletrônico.

Esses modelos prontos de CMS ajudam pessoas que precisam de rápido acesso a essa solução para gerenciar seus conteúdos. Entretanto, elas são criadas com recursos que atendem às principais necessidades do mercado, e não as demandas específicas. Essa falta de personalização do Content Management System pode fazer uma grande diferença na gestão.

A Escola Fundação Itaú já está conhecendo na prática a diferença e as vantagens que um Content Management System personalizado pode proporcionar. Ele foi desenvolvido junto a equipe da Caiena para atender necessidades específicas na plataforma de cursos online da instituição.

"Hoje, com o seu próprio CMS, os responsáveis pelo site podem editar conteúdos que são imediatamente atualizados para os usuários finais. O cliente pode fazer ajustes de forma autônoma, agilizando o processo, em tempo real".

Gabriel Dantas, desenvolvedor de software front-end da Caiena, sobre o CMS da Escola Fundação Itaú.

CMS com blocos

Um conceito de impacto na criação do Content Management System personalizado para a Escola Fundação Itaú foi a estruturação de página por blocos, com possibilidade de customização das características individuais da página. “Nessa arquitetura, cada bloco é um elemento da página com características editáveis, mas sem contexto, que é fornecido pelo conteúdo inserido pelo cliente. Essa flexibilidade beneficia tanto o cliente, que pode organizar o conteúdo como desejar, quanto o processo de criação da arquitetura, facilitando a comunicação com o back-end”, justifica Dantas.

O dev da Caiena destaca que essa abordagem mais flexível oferece vantagens como a reordenação na listagem, alteração de visibilidade e CRUD de blocos – termo técnico usado para se referir à criação, leitura, atualização e exclusão de dados (Create, Read, Update e Delete). Então, as principais vantagens de um CMS com blocos são:

  • Capacidade de reordenar elementos na página;
  • Possibilidade de alterar a visibilidade de blocos para aprovações ou ocultação temporária;
  • Mais flexibilidade de edição de campos específicos de cada bloco;
  • Facilidade na criação e remoção de novas páginas pelo cliente, o que é valioso para campanhas pontuais, por exemplo.

Além disso, o CMS criado para a Escola Fundação Itaú conta com funcionalidades feitas para a instituição, como uma em que os gestores conseguem programar alterações de banners e exibição de cursos pré-visualização em formato mobile para garantir a usabilidade.

Para encerrar, Dantas enfatiza que não basta a entrega de uma tecnologia com excelência técnica. A equipe que fará a gestão do ambiente também precisa estar preparada para usar o Content Management System na rotina. “Sem o treinamento adequado, o gestor de dados pode se sentir intimidado e não utilizar a ferramenta, ou pode acabar pedindo à equipe de desenvolvimento para fazer as atualizações, o que vai contra o objetivo de empoderá-los".

Reforçamos que existem inúmeros tipos de sistema de gestão, para diversas necessidades e contextos. Por aqui, temos exemplos de soluções desenvolvidas para o gerenciamento de dados na gestão pública, como o SIGRH, desenvolvido para o Estado da Paraíba, até à iniciativa privada, como o Movida GMF, premiado no iF Design Award 2022. Acesse os cases que compartilhamos aqui no site para saber mais sobre nossa experiência no assunto e como podemos te ajudar a criar uma solução feita para você também.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.