What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
- asdasdsa
- asdasdasdsa
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Parece até uma ironia do destino o fato de algumas gerações só saberem o que é uma enciclopédia quando pesquisam sobre isso na internet. Esse é um exemplo da velocidade com que as formas de buscar conhecimento mudaram nas últimas décadas. Mas, ainda que a evolução siga acontecendo, as enciclopédias continuam presentes na rotina de aprendizagem de muita gente, porém agora na versão digital.
Do papel para as telas, as enciclopédias ganharam recursos que transformam o acesso e o gerenciamento das informações. Sabemos disso porque, nesses 20 anos de histórias da Caiena, tivemos a oportunidade de criar e contribuir com avanços de diversas soluções voltadas à educação.
Com a chegada do Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, resgatamos a importância das enciclopédias e os impactos de sua atualização na busca e gerenciamento do conhecimento. Temos diversos cases de educação que também poderiam ser lembrados nessa data, mas aqui focamos no exemplo do nosso trabalho na Enciclopédia Itaú Cultural.
Navegue pelo conteúdo
A origem do termo "enciclopédia" é grega e partiu da expressão "enkyklios paideia", que significa "ciclo de formação". Estima-se que a enciclopédia mais antiga registrada seja do ano 370 a.C. Logo, a enciclopédia pode ser definida como uma obra literária que reúne informações sobre o passado para servir ao futuro, conforme artigo do professor Sergio Nobre, da Unesp, publicado na Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência.
Acompanhando as novas demandas da busca pelo conhecimento, as enciclopédias mudaram de formato. Elas foram atualizadas para as versões digitais, facilitando o acesso à informação, como argumenta a pesquisadora especialista em Comunicação Brasilina Passarelli ao Jornal da USP.
Além disso, a digitalização possibilita que os verbetes sejam atualizados em tempo real. Entretanto, Brasilina defende a importância da curadoria humana nas enciclopédias digitais, e que as plataformas tenham mecanismos para justificar seus critérios de seleção de fontes, principalmente em casos de enciclopédias digitais colaborativas, como a Wikipédia. Outro exemplo citado por ela é a Encyclopedia Britannica. Após 244 anos, a publicação deixou de ser impressa, mas continua disponível online, sob supervisão de especialistas.
Muita gente usava enciclopédias impressas para buscar conhecimento no fim da década de 1980, período em que a internet ainda dava seus primeiros passos. Foi nesse contexto que o Itaú Cultural criou a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura, em 1987. A plataforma inovadora é o projeto mais antigo da instituição. Relembre essa história no vídeo a seguir.
Quando foi ao ar, a Enciclopédia Itaú Cultural funcionava inicialmente como um banco de dados voltado somente às pinturas brasileiras, com cerca de 3 mil verbetes. Hoje, é uma referência virtual sobre informações a respeito de artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música nacionais. Seus verbetes abrangem pessoas, grupos, obras, eventos, instituições, termos e conceitos. E eles se conectam, de forma que os usuários conseguem aprender sobre um assunto e entender seu relacionamento com outros temas.
Para se manter ativa até hoje, a Enciclopédia Itaú Cultural segue em constante atualização. Um dos parceiros responsáveis por essas melhorias é a Caiena. Mas nossa história com a Enciclopédia Itaú Cultural vem de muito antes. Ela começou em 2022 com um SEED, em uma consultoria para compreender as necessidades da equipe de gestão da plataforma. O trabalho segue evoluindo, mas se concretizou em 2024 com o lançamento do novo Editor da Enciclopédia Itaú Cultural – ambiente no qual todos os verbetes e suas relações são gerenciados, além do banco de mídias.
“Uma das principais demandas trazidas pelo cliente era ter mais autonomia e escalabilidade para gerenciar os verbetes catalogados. Para isso, a equipe da Caiena criou uma arquitetura que possibilita diferentes conexões entre verbetes, assim como classificações, categorias e subcategorias. Para a equipe de gerenciamento, isso significa ganho de tempo ao cadastrar novos verbetes”.
Otávio Farah, líder da Área de Gestão de Projetos da Caiena
Agora, os mais de 170,6 mil verbetes publicados e as 25 mil mídias em uso nos verbetes, como imagens e vídeos, podem ser administrados pela equipe da Enciclopédia Itaú Cultural com mais autonomia e escalabilidade. Isso reflete diretamente na qualidade e usabilidade de quem acessa a plataforma para buscar mais conhecimento.
Seguimos acreditando na importância da evolução da tecnologia como instrumento para impulsionar o setor educacional. Aproveitamos a ocasião para parabenizar todos professores que buscam constantemente obter mais conhecimentos para transmitir ensinamentos.