#blog

1º encontro da Jornada da Inovação Social em Campinas

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Na última quarta-feira, 17 de outubro, recebemos o primeiro encontro da Jornada da Inovação Social, aqui na Caiena. O evento é voltado tanto aos que já atuam com o tema, como aos que têm interesse por ele. Como seu nome sugere, os participantes embarcam em uma jornada em que mapeiam os desafios sociais complexos de Campinas e imaginam soluções estruturadas para cada um deles, sempre levando em consideração as pessoas que são afetadas. A iniciativa é do Colectivo de Diseño Disruptivo e já foi praticada em vários locais da América Latina, como México, Bogotá, São Paulo e, agora, Campinas, com a coorganização da Caiena e da Housidea.

Esse primeiro momento da jornada foi realizado no formato de Meetup. O objetivo era proporcionar a integração dos participantes, além de dar início ao mapeamento dos desafios da região. A recepção de todos aconteceu com uma atividade corporal e mental para criar uma atmosfera relaxada e harmônica. E, de fato, deixou todos nós preparados para o diálogo.

Em seguida, os participantes foram conduzidos na discussão do tema por meio de uma dinâmica em que eles podiam se posicionar sobre questões relevantes. O enredo, que tinha uma linha de raciocínio bem elaborada, começou de maneira descontraída com perguntas como “você prefere ser uma tapioca ou uma moqueca?”, e alcançou pontos que exigiam mais reflexão, como se existe uma comunidade de inovação social em Campinas e o quão colaborativa ela é.

Ao final da dinâmica, questionamentos, insights e impressões pairavam no ar e deram combustível para a etapa final do encontro – o mapeamento de Campinas. Os participantes, pessoas com diferentes bagagens e profissões, se uniram em grupos para traçar:

  • As instituições e organizações de inovação social em Campinas;
  • Os problemas sociais complexos da cidade;
  • Os atores e influências para a inovação social em Campinas;
  • Um mapa do tesouro para a inovação social.

Nas apresentações dos mapas, pudemos perceber o quanto a experiência havia sido enriquecedora. A colaboração dos participantes foi o primeiro passo para a criação de uma rede comprometida de conhecimento sobre inovação social. A diversidade do grupo se mostrou nas novas informações que surgiam na conversa e tiravam sorrisos das pessoas que não as conheciam. E, no final, a soma de tudo que vivenciamos fez com que todos terminassem o encontro animados, esperançosos, ansiosos, ampliados e agradecidos, como eles mesmos afirmaram.

Como próximos passos, vamos ter outros três encontros, nos dias 10, 24 e 28 de novembro. Eles têm como propósito aprofundar o mapeamento dos problemas e iniciar a busca de soluções, por meio de metodologias como System Thinking e Design Thinking. Ao final, o grupo discutirá como continuar, de fato, a comunidade de inovação em Campinas. Todas as informações sobre esta jornada estão na página do evento no Facebook e no Sympla, em que é possível se inscrever.


Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.