#blog

Como a Caiena atuou no novo Espaço do Educador da Enciclopédia Itaú Cultural

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O Itaú Cultural acaba de lançar o Espaço do Educador, ambiente da Enciclopédia Itaú Cultural voltado à formação e à troca entre quem usa a arte e a cultura como ferramentas de aprendizado. A reformulação contou com o trabalho da Caiena, que desenvolveu soluções para acompanhar a evolução dessa plataforma pioneira na educação e difusão da arte e cultura no Brasil.

A Enciclopédia Itaú Cultural surgiu na década de 1980, em um período em que a internet dava seus primeiros passos. Esse é o projeto mais antigo da organização e foi ao ar inicialmente com cerca de três mil verbetes catalogados, funcionando apenas como um banco de dados voltado às pinturas brasileiras.

Hoje, a plataforma reúne mais de 170,6 mil verbetes publicados e 25 mil mídias em uso, como imagens e vídeos. Os conteúdos agora abrangem artistas, grupos, obras, eventos, instituições, termos e conceitos das mais diversas manifestações de arte, cultura e educação do Brasil.

As evoluções da Enciclopédia Itaú Cultural começaram em 2022, quando realizamos um SEED, consultoria com metodologia exclusiva da Caiena, para compreender as necessidades da equipe de gestão da plataforma. Na ocasião, identificamos a possibilidade de realizar melhorias em outras funcionalidades, como no novo Editor da Enciclopédia Itaú Cultural, ambiente no qual os verbetes e suas relações são gerenciados, além de atualizações do seu banco de mídias. 

Agora, apresentamos os avanços do projeto e os bastidores do trabalho realizado pela Caiena no Espaço do Educador.  Quem nos ajuda a contar essa novidade é o Otávio Farah, líder da Área de Gestão; o Pedro Assis, líder da Área de Engenharia de Software; e o Vinicius Possatto, coordenador de projetos.

Navegue pelo conteúdo:

Novo Espaço do Educador da Enciclopédia Itaú Cultural (créditos: reprodução)

Antes e depois do Espaço do Educador

O Espaço do Educador é uma reformulação do antigo Espaço do Professor, iniciativa do Itaú Cultural vinculada à Enciclopédia Itaú Cultural, dedicada a docentes e interessados em práticas pedagógicas. Seu principal recurso, o de Cadernos do Professor, atualmente conta com cerca de 50 publicações. São materiais desenvolvidos pelo Itaú Cultural em parceria com professores, compostos por abordagens e práticas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula.

Otávio conta que o principal desafio da reformulação do ambiente digital foi conciliar as expectativas e necessidades de diferentes públicos  em uma mesma solução digital. O Espaço do Educador precisava de recursos que atendessem aos professores, à equipe do Itaú Cultural e às áreas de Design e Comunicação da Fundação Itaú. Além disso, havia a necessidade de integrar as novas aplicações do Espaço do Educador à Enciclopédia Itaú Cultural, respeitando a estrutura e as tecnologias já existentes.

Com a reformulação, o novo Espaço do Educador permite aos usuários externos navegar e explorar o conteúdo gerado na própria plataforma. Antes, essa navegação era menos fluida, pois o conteúdo era organizado em uma lista com links para documentos em formato PDF, previamente diagramados e disponibilizados em uma outra plataforma, e não havia mecanismos de buscas e filtros dos conteúdos.

Agora, o público terá mais facilidade para acessar conteúdos com mais ferramentas, especialmente para pesquisar os conteúdos mais adequados para suas demandas.

“O objetivo central é oferecer aos professores uma experiência de busca e descoberta mais eficiente. Com os novos classificadores, filtros e busca textual, é possível localizar rapidamente cadernos que dialoguem com temas, componentes e outras abordagens de ensino”.

Otávio Farah, líder da Área de Gestão da Caiena.

Bastidores do desenvolvimento da Caiena

A Caiena atuou em todas as etapas do novo Espaço do Educador, desde a concepção e prototipação à implementação técnica (software) do projeto. O trabalho envolveu o estudo dos classificadores pedagógicos, o desenvolvimento das novas aplicações, como o Cadernos do Professor, Página Inicial e a listagem de cadernos com versões específicas para dispositivos móveis. O time também trabalhou na criação de ferramentas no Editor da Enciclopédia Itaú Cultural para composição, classificação e publicação dos conteúdos.

No backoffice (área da plataforma não visível para o público geral, somente para gestores), foram usadas as tecnologias de desenvolvimento de software Ruby on Rails, e Single Page Application (SPA) feito com Vue e Vite. Já no frontoffice (área visível aos usuários externos), as aplicações independentes integradas à Enciclopédia Itaú Cultural também utilizaram Ruby on Rails e Single Page Application (SPA) feito com Vue e Vite, mas uma é voltada para dispositivos desktop e outra para móveis.

“As principais ferramentas desenvolvidas pela Caiena estão relacionadas à composição e classificação de cadernos, desenvolvida de forma modular (separadas em seções), permitindo que os editores montem e organizem conteúdos com mais liberdade e precisão. Esse recurso eleva significativamente o nível de autonomia editorial, reduz a dependência de suporte técnico e torna o processo de publicação mais ágil e estruturado”.

Pedro Assis, líder da Área de Engenharia de Software.

Editor da Enciclopédia Itaú Cultural

O novo Espaço do Educador está relacionado à outra solução desenvolvida pela Caiena: o Editor da Enciclopédia Itaú Cultural. É por ele que acontece a criação, classificação e publicação dos Cadernos dos Professores. Essa ferramenta interna foi elaborada de forma personalizada para a equipe do Itaú Cultural, para proporcionar mais autonomia e controle editorial. Com essa tecnologia, o processo de curadoria e atualização dos conteúdos pode ser mais ágil e independente. Essas ferramentas de gerenciamento formam um Content Management System (CMS) personalizado.

Responsividade

O desenvolvimento responsivo do novo Espaço do Educador também estava na lista de prioridades da atualização. Havia a preocupação de promover uma experiência específica para usuários de dispositivos móveis e desktop. Hoje, as ferramentas e mecanismos de acesso se diferenciam de acordo com a tecnologia do usuário, para proporcionar uma experiência melhor na plataforma. 

“Isso foi possível porque a equipe da Caiena criou também um conjunto de ferramentas no Editor para que os responsáveis pela gestão pudessem criar, classificar e preencher os conteúdos até a publicação final. Além disso, os recursos possibilitam correlacionar os conteúdos, como os do Cadernos do Professor e com os verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural”.

Vinicius Possatto, coordenador de projetos.

Agora, a expectativa de todos, no ponto de vista técnico, é que ocorra a validação dessa arquitetura que permite integrar novos aplicativos à Enciclopédia Itaú Cultural com relativa independência de tecnologia. Isso porque a tecnologia usada no Espaço do Educador é diferente da tecnologia atualmente usada nas ferramentas de consulta e acesso a verbetes na Enciclopédia Itaú Cultural. Essa novidade permite que daqui para frente a evolução dos aplicativos ocorra de maneira independente.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.