What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
- asdasdsa
- asdasdasdsa
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
Você acha que 20 velas cabem em um único bolo? Porque, em 2025, estamos comemorando as duas décadas da Caiena. Essa história começou em uma incubadora de base tecnológica da Unesp, em Rio Claro (SP), e continua ganhando novos capítulos.
Para comemorar, trocamos o bolo e as velas pela página 20 Anos de Histórias, em que contamos alguns dos momentos marcantes da trajetória da Caiena. Reunimos histórias compartilhadas por parceiros, talentos e sócio-fundadores para eternizar as lembranças dessa jornada.
Hoje, estamos aqui para compartilhar alguns bastidores e destacar fatores que fizeram a diferença para alcançarmos esse marco.

Navegue pelo conteúdo:
O primeiro capítulo da história da Caiena foi escrito em 2005. Tudo começou em uma pequena sala da incubadora de base tecnológica da Unesp, em Rio Claro (SP). Os amigos Caio Belazzi, Eduardo Assis e Eduardo Foster eram três estudantes de Ciência da Computação e se uniram para pensar e criar projetos de tecnologia que atendessem às demandas relacionadas à políticas públicas – um caminho que era visto como exceção entre os demais universitários.
“A incubadora nos ajudou a ter visão sobre negócios, sobre projetos, e a entender como funciona a área de atuação”, lembra Eduardo Foster. Com a evolução das atividades, a sala de 8m² ficou pequena para o trio, que passou a ocupar uma segunda sala. O grupo também ganhou mais dois integrantes: os desenvolvedores de software Paulo Urgal, que também era estudante da Unesp e começou como estagiário, e Pedro Assis, que estudava Ciência da Computação na USP São Carlos.
Da Unesp, os jovens estudantes se instalaram em uma casa maior, também em Rio Claro, e posteriormente mudaram-se para Campinas (SP), em 2014, onde fica a sede da Caiena até hoje. “Nós tínhamos viagens interestaduais e intermunicipais semanalmente, então essa mudança ajudou bastante na questão de logística”, justifica Pedro Assis.
Paulo Urgal completa que a mudança também foi bastante simbólica, pelo fato de adotarem um ambiente mais estruturado. Vale lembrar que a Caiena, desde antes da pandemia, atua no modelo de trabalho remoto, com talentos ativos em diversos estados do Brasil.
O nome Caiena surgiu despretensiosamente durante uma viagem dos amigos para o litoral paulista em um final de semana. Logo em seguida à viagem, eles participariam de um evento para apresentar a empresa em um evento da incubadora da Unesp, e ainda não tinham definido como chamá-la.
Foi durante esses preparativos que surgiu a ideia do nome Caiena: uma pimenta que despertou a atenção deles na passagem pela praia. E, para complementar, o logo da empresa ganhou um símbolo de vírgula. Esse elemento vai além de uma escolha estética: simboliza alguns dos valores que fortalecem essa longevidade empresarial, como a melhoria contínua.
O clichê “não existe receita pronta” se encaixa muito bem na definição de longevidade empresarial para a Caiena. Afinal, é impossível relacionar esse sucesso a somente um ou outro fator. Ao reunir as histórias sobre esses 20 anos, ficou nítido que a combinação de várias habilidades e diferenciais guiaram a empresa até aqui.
Propósito
Uma das características reconhecidas por pessoas próximas da Caiena é o olhar atento para as políticas públicas e o impacto social, algo que sempre foi uma marca forte dessa história. A inquietação e os questionamentos sobre o uso da tecnologia para resolver problemas da sociedade seguem norteando os projetos. "Nesses 20 anos, eu vivenciei muitas situações em que percebi o impacto além do que estava entregando. Acho que isso mexe bastante", conta Paulo Urgal.
“A Caiena sempre teve uma visão sensível para a questão pública. A gente desde o começo pensava nisso, por vir de uma universidade pública, por estar em um projeto de incubadora relacionado ao poder público. Aliado a isso, vieram as oportunidades de negócio. Aprendemos e trilhamos um caminho de excelência no poder público, que não é um caminho fácil, poucas empresas vão até ele, e nós conseguimos fazer isso nesses 20 anos”.
Caio Belazzi, sócio-fundador da Caiena
Comprometimento e excelência
A trilha de comprometimento e excelência das entregas da Caiena também é reconhecida por quem acompanha a empresa nesses 20 anos. "Muitos clientes com quem eu trabalhei sequer 'olhavam' para o projeto, porque sabiam que a Caiena estava ali olhando, gerenciando a entrega. Minha expectativa para os próximos 20 anos é que a nossa equipe mantenha esse traço que deixamos no mercado", completa Caio Belazzi.
Para alcançar essa boa fama, a Caiena adota abordagens de design em todas as etapas dos projetos, para entender com profundidade os desafios de cada cliente e traçar estratégias para superá-los. Assim, é possível entregar tecnologias refinadas, amigáveis e de alto desempenho, que elevam os resultados em diversos contextos da iniciativa privada, pública e no terceiro setor.
Uma prova dessa excelência foram as conquistas dos quatro prêmios no iF Design Award. Este é um dos mais importantes prêmios de design do mundo, realizado na Alemanha desde 1953. A Caiena foi reconhecida em 2018, com o projeto Ceará Transparente; em 2020, com o aplicativo SOL - Solução Online de Licitação; e em 2022 com o Observatório de Boa Vista e com o Sistema de Gestão de Manutenção e Frotas da Movida.

Amizade
Poucas pessoas têm o privilégio de manter amizades duradouras em suas vidas, principalmente quando essa relação envolve questões profissionais. É por isso que esse aniversário de Caiena é tão especial, pois além de celebrar a história da empresa, representa a união de cinco amigos que seguem juntos há duas décadas. A história acabou ganhando muitos outros personagens, como parceiros e talentos que também criaram vínculos com a equipe e contaram suas experiências.
Esse bom relacionamento dentro e fora da Caiena comprova que um elemento tem sido essencial: priorizar as pessoas. Elas estão no centro de todas as decisões, desde os projetos à cultura organizacional. Veja o que falam nossos talentos sobre isso:
“Além dos novos conhecimentos, vejo que aqui as pessoas têm uma preocupação umas com as outras. Temos muito suporte, porque todos realmente se importam”
José Wilas, coordenador de projetos na Caiena desde 2018.
“Tem sido uma trajetória crescente. A Caiena tem apoiado o meu desenvolvimento e nos permite trabalhar com autonomia. Isso só acontece pela cultura da empresa e pelo ambiente colaborativo. Para mim, é muito compensador atuar em projetos que têm um determinado impacto social!”
Bárbara Prestes, designer de produto há seis anos na Caiena.
“Conheci pessoas competentes, com currículos impressionantes! Lembro das comemorações e das entregas mais desafiadoras. Para mim, o mais marcante nesses anos foi ver o quanto as pessoas cresceram com a Caiena”.
João Paulo Gotardo, líder da Área de Pessoas há dez anos na Caiena.
Nossas decisões consideram, antes de tudo, quem será impactado por elas. Por isso, em 2017, criamos nosso Comitê de Diversidade, que segue ativo até hoje, fomentando ações e discussões para tornar nosso ambiente mais diverso, justo e igualitário.
Também é uma preocupação da Caiena investir em um ambiente de trabalho que permita aos talentos explorarem o máximo do seu potencial, com flexibilidade, oportunidades de crescimento e autonomia para criar e com liberdade de ser.
“Existem muitas formas de medir o sucesso de uma empresa. Eu considero esses 20 anos um sucesso, porque nossa vivência e o que construímos foi muito além dos resultados financeiros – nossa experiência reflete isso. Tivemos muitas alegrias e tristezas, vencemos e perdemos, ou seja, vivemos. Seguimos buscando a excelência no que fazemos, sempre juntos e com um olhar humano. Faria mais 20 anos assim”.
Eduardo Assis, sócio-fundador da Caiena.
Seguimos em frente, baseados em nossa cultura de confiança, transparência e colaboração, que perduram por anos, e contando! Depois de acessar a página 20 Anos de Histórias, não deixe também de conferir os cases do site da Caiena. E para não perder nenhuma novidade, assine a nossa newsletter abaixo.