#blog

4 conselhos para profissionais de TI

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Você sabia que a projeção da demanda por profissionais de tecnologia da informação no Brasil é de 797 mil talentos até 2025? Porém, a realidade atual é de 53 mil pessoas formadas na área anualmente no país. Ou seja: o mercado de TI oferece muitas oportunidades, porém poucas pessoas conseguem atendê-las. (Fonte: Brasscom).

Diante deste cenário, ainda existem as discussões sobre se a inteligência artificial poderá substituir profissionais de tecnologia da informação, ou se as IAs se tornarão aliadas dos profissionais de TI, como já abordamos aqui no Blog da Caiena.

Para ajudar quem está começando, ou quem deseja aprimorar as habilidades na área de tecnologia da informação, trouxemos alguns conselhos de um profissional com muitos aprendizados na área para compartilhar, e que soma muito à história da Caiena: o sócio e diretor de Tecnologia da Informação da Caiena, Paulo Urgal.

Com base em sua experiência, Paulo compartilhou conselhos que considera essenciais para profissionais de tecnologia da informação, principalmente para quem está iniciando a carreira em tecnologia da informação. Essas dicas foram divulgadas no Dia do Profissional de TI, mas são atemporais e podem fazer a diferença na sua carreira. Acompanhe a seguir os conselhos para profissionais de TI que ele tem a ensinar!

Navegue pelo conteúdo:

- Conselhos para profissionais de TI

- Dicas de portfólio para desenvolvedores

Conselhos para profissionais de TI

1. “No início, priorize oportunidades com potencial de aprendizado”. 

O interesse de Paulo pela área de tecnologia da informação surgiu muito cedo, aos 12 anos de idade, quando iniciou um curso básico em informática. Neste período, sua família adquiriu o primeiro computador: um IBM 486, de 50 megahertz e 16 MG RAM. E, aos 14, Paulo estava decidido de que se tornaria um profissional de TI.

Paulo então ingressou no bacharelado em Ciência da Computação na Unesp, em 2005. Foi no último semestre da graduação, em 2008, que ele obteve o aprendizado deste primeiro conselho.

“Na escolha do meu estágio, eu fui aprovado em dois processos seletivos: um em um banco e outro em uma empresa jovem e desconhecida. O salário no banco era quatro vezes maior do que o dessa empresa. Então, eu não tive dúvidas: optei pela empresa jovem e desconhecida, chamada Caiena”, brinca Paulo. 

Ele lembra que, ao tomar essa decisão, considerou principalmente o potencial da jovem empresa e o quanto poderia aprender no contexto. “A escolha foi focada no meu aprendizado, no meu crescimento e na minha carreira. Então, muitas vezes, por mais importante que seja, principalmente para quem está iniciando, podemos considerar deixar o dinheiro um pouco de lado e focar naquilo que vai acelerar o nosso crescimento como profissionais de tecnologia da informação”.

Obviamente, essa decisão também é influenciada por demais fatores para além do interesse, como condições socioeconômicas ou a estrutura familiar de cada pessoa, por exemplo.

2. “Construa uma base forte o mais rápido possível”.

Falando em aprendizados, o segundo conselho de Paulo é para incentivar os profissionais de tecnologia da informação a focar inicialmente em conceitos básicos da área, como no conhecimento sobre sistemas operacionais, processos de gerenciamento de memória, em redes, linguagens compiladas, linguagens interpretadas e banco de dados, entre outros.

“Entenda profundamente como essas coisas funcionam, pois uma vez construída essa base, os demais temas da nossa área serão adquiridos de maneira mais tranquila e com mais naturalidade”, justifica. Para Paulo, não adianta focar nas novas tecnologias se a base não for muito bem fundamentada.

 3. “Não tenha preguiça: a excelência faz parte do processo”.

Pode parecer óbvio, mas isso precisa ser reforçado. Assim como a atualização é uma necessidade em diversas carreiras, na jornada dos profissionais de TI não é diferente. “A área exige que a gente atue em diversos segmentos do mercado, e cada um desses segmentos possui conceitos fundamentais para que o trabalho seja realizado de forma excelente”.

Portanto, Paulo observa que não adianta apenas focar na parte técnica do projeto se o profissional não conhecer fundamentalmente os conceitos envolvidos no trabalho realizado. Ele viveu esse conselho na prática, ao realizar seu trabalho de iniciação científica ainda na Unesp. O objetivo do projeto era o uso de redes neurais artificiais para a implementação de um sistema que alertasse operadores sobre possíveis anormalidades que poderiam ocorrer durante a perfuração de poços de petróleo.

“No meu trabalho de iniciação científica, precisei estudar e aprender conceitos  envolvidos durante a perfuração de postos de petróleo para conseguir concluir o projeto de maneira excelente. Ao longo dos anos, trabalhando na Caiena em diversos projetos e segmentos, não foi diferente. Sempre tive a necessidade de estudar os conceitos envolvidos no tema do projeto em questão”, conta.

4. “A solução ideal nem sempre exige a criação de algo novo”.

De acordo com Paulo, muitas vezes o projeto necessita de um olhar diferente para o problema para que sua solução seja encontrada. “É comum na nossa área nos depararmos com problemas que parecem requerer uma solução nova, uma inovação, o que geralmente dará muito mais trabalho. Porém, isso nem sempre é verdade! Muitas vezes é possível resolver um problema ‘dificílimo’ apenas mudando a forma de olhar para ele”, conclui.

Dicas de portfólio para desenvolvedores

Para encerrar nosso conteúdo com conselhos para profissionais de TI, resgatamos essas dicas de recrutadores para a criação de portfólio de desenvolvedores de software que já compartilhamos aqui no Blog da Caiena. Essas orientações refletem o que as empresas esperam das pessoas candidatas em processos seletivos na área de tecnologia da informação. Em resumo, as dicas são:

  • Não se esconda: compartilhe seus projetos e estudos;
  • Tenha um perfil atualizado nas plataformas de repositórios;
  • Participe de projetos e discussões de tecnologia;
  • Contextualize seus projetos;
  • Mantenha uma boa organização do trabalho;
  • Exercite a habilidade de escrita.

Vale lembrar que, além de um portfólio atualizado, investir no aprimoramento das habilidades socioemocionais, as famosas soft skills, também contribuem com o bom aproveitamento das oportunidades na área. 

E se você gostaria de desenvolver sua carreira na Caiena, cadastre seu currículo em nosso banco de talentos! Assim, podemos conversar melhor quando uma oportunidade com seu perfil profissional surgir por aqui.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.