#blog

Como a inteligência artificial agiliza o desenvolvimento de software

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

As conversas sobre o uso das ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento de software continuam. E não é para menos: novas tecnologias surgem a todo momento, e muitas delas podem impactar positivamente o trabalho das pessoas.

Aqui no Blog da Caiena, já falamos sobre as discussões acerca da possibilidade de as ferramentas de inteligência artificial substituírem os desenvolvedores de software em projetos de tecnologia. Nesta ocasião, discutimos sobre como essas tecnologias poderão ajudar profissionais a dedicar mais tempo a problemas complexos da tecnologia, e que essa substituição de humanos por robôs programadores ainda é imprevisível.

Agora, vamos continuar com essa conversa apresentando fatos e ferramentas de inteligência artificial que podem ser usadas como aliadas no desenvolvimento de software para agilizar tarefas sem deixar a qualidade de lado. Continue a leitura para entender mais sobre isso! Navegue pelo conteúdo:

- IA para agilizar tarefas: entenda a relação

- Ferramentas de inteligência artificial agilizar o desenvolvimento de software

- Mais ferramentas de IA para agilizar o dia a dia

- Para saber mais sobre IA

IA para agilizar tarefas: entenda a relação

De acordo com estudo da consultoria McKinsey, as ferramentas de inteligência artificial generativas permitem que o trabalho de desenvolvimento de software seja concluído até duas vezes mais rápido, maximizando a produtividade e reduzindo riscos.

Em uma sociedade em que as novidades são cada vez mais rápidas, ganhar tempo com as ferramentas de inteligência artificial pode ser uma grande vantagem, uma vez que isso colabora com o lançamento de novas soluções de tecnologia com mais agilidade.

Entre os benefícios listados pelo estudo da McKinsey, observa-se que o uso de ferramentas de inteligência artificial possibilita, por exemplo, criar a documentação dos códigos para manutenção com mais facilidade e na metade do tempo comum. Também é possível reduzir o tempo dedicado para a escrita do código pela metade, bem como otimizar a refatoração de códigos em quase dois terços do tempo usual.

Quem pensa que essa agilidade pode “sacrificar” a qualidade do desenvolvimento de software, pode se tranquilizar. A McKinsey afirma também que a qualidade dos códigos estudados em relação a bugs, capacidade de manutenção e legibilidade (importante para a reutilização) foram ligeiramente melhoradas nos projetos assistidos por ferramentas de inteligência artificial.

Porém, para alcançar esses benefícios, é importante que as pessoas que atuam no desenvolvimento de software tenham compreensão dos atributos das ferramentas de inteligência artificial, para assim solicitarem à IA o que precisam e, como consequência, obterem os resultados esperados.

Portanto, como já explicamos aqui no Blog da Caiena, os desenvolvedores de software podem usar essas ferramentas de inteligência artificial para melhorar a explicação sobre os códigos e facilitar a revisão das criações entre equipes. Entretanto, para isso, precisam aprimorar suas habilidades no uso dessas tecnologias e também aprender sobre a revisão e edição dessas criações.

Ferramentas de inteligência artificial agilizar o desenvolvimento de software

De acordo com a plataforma There’s an AI for That, já existem mais de 8,85 mil ferramentas de inteligência artificial disponíveis para os usuários. Neste site, é possível acompanhar as novidades de acordo com as datas de lançamento, quantidade de acesso e até mesmo buscar a ferramenta de IA que melhor atenda às suas necessidades, inclusive no desenvolvimento de software.

Então, agora que você já sabe mais sobre as vantagens de usar ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento de software, apresentamos algumas soluções disponíveis para otimizar o trabalho. 

Nesta seleção, não incluímos os chatbots ChatGPT e o Google Bard, por exemplo, porque essas já são soluções bastante populares no universo das IAs - com certeza você já deve conhecer. São boas soluções para correções e testagens mais simples, por exemplo. Confira outras possibilidades indicadas aqui.

GitHub Copilot

Uma das mais populares quando o assunto é desenvolvimento de software e inteligência artificial, esta ferramenta foi desenvolvida pelo GitHub para contribuir com os devs por meio da sugestão de códigos automatizados. O GitHub Copilot ainda analisa o contexto do arquivo que você está editando, bem como dos arquivos relacionados, e oferece sugestões de edição. Saiba mais!

Mintlify

Se sua necessidade é melhorar a documentação do software, conheça então esta ferramenta de inteligência artificial que ajuda os usuários a criarem documentações mais otimizadas, que envolvam o usuário. Confira!

Snyk

Esta plataforma com inteligência artificial possibilita encontrar e corrigir vulnerabilidades, como também identificar dependências de código aberto, contêineres e infraestrutura como código (IaC). Conheça aqui.

Tabnine

Esta assistente de inteligência artificial foi criada para acelerar o trabalho de desenvolvimento de software e aumentar a segurança dos códigos. A solução tem como objetivo eliminar repetições, melhorando a capacidade de completar ambientes de desenvolvimento integrados. Saiba mais.

Mais ferramentas de IA para agilizar o dia a dia

A seguir, listamos também mais ferramentas de inteligência artificial que podem contribuir com o seu dia a dia em tecnologia e design em diversas tarefas, além do desenvolvimento de software. São complementos que possibilitam aumentar a produtividade nas tarefas secundárias à codificação e aprimorar outras habilidades.

SpeechTexter

Esta é uma ferramenta de inteligência artificial gratuita que converte a fala em texto. Isso agiliza a transição de notas, documentos, livros e até relatórios. Basta ativar o microfone e vocalizar o conteúdo que deseja transformar em texto. A solução possibilita às pessoas praticarem discursos e aprimorar a soft skill de comunicação, por exemplo. Saiba mais aqui.

Tactiq

O Tatctiq também é usado para transcrição, mas no caso de reuniões. É uma extensão do Google Chrome que utiliza a inteligência artificial para transcrever conteúdos de encontros virtuais automaticamente em texto, inclusive separando o conteúdo de acordo com participantes. Essa solução pode ser usada em encontros do Google Meet, Zoom e do Teams. Conheça!

Praktika

Este é um aplicativo com inteligência artificial que possibilita os usuários a praticarem a aprendizagem do idioma inglês, bastante usado no universo da tecnologia. A solução tem uma versão gratuita que possibilita práticas diárias, com exercícios que ajudam a melhorar a confiança e a fluência. Confira!

Kaiber

Essa ferramenta para designers se define como um laboratório criativo, que possibilita o uso de inteligência artificial em diversas aplicações, como a criação de áudios e vídeos, por exemplo. Possui uma versão gratuita para testes. Saiba mais.

Gamma

Quer criar apresentações mais dinâmicas e criativas? Você pode fazer isso utilizando o Gamma, que utiliza a inteligência artificial para formatar e criar designs para esta necessidade gratuitamente. Ele possibilita a criação rápida de slides flexíveis e sofisticados, otimizando o tempo dedicado a essa tarefa. Conheça aqui.

Para saber mais sobre IA

Esperamos que este novo conteúdo do Blog da Caiena contribua com o aprimoramento da sua agilidade no desenvolvimento de software. Para agregar ainda mais à conversa, confira também nosso conteúdo sobre inteligência artificial além do ChatGPT. Conforme listamos anteriormente, existem muitas outras ferramentas de IA que podem contribuir com o seu dia a dia, que já geram grandes impactos na sociedade.

E você também pode conferir a reflexão do desenvolvedor de software front-end da Caiena Luiz Santos sobre o que podemos pensar frente aos avanços na área de inteligência artificial apresentados recentemente. Ele reuniu  explicações dos especialistas Noam Chomsky e John Searle sobre o real impacto dessa tecnologia hoje.

Completando, vale a pena relembrar a história e importância do Teste de Turing, um dos experimentos mais comentados da história da Inteligência Artificial. Boas leituras!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.