#blog

A tecnologia como aliada do empoderamento econômico das mulheres de Moçambique

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Assim como em muitos países, a realidade das mulheres de Moçambique é complexa. O país está classificado em 127º posição entre os 162 países listados no Índice de Desigualdade de Gênero. Este dado já diz muito sobre a importância de promover ações que impactem no empoderamento econômico das mulheres no país. 

O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique e o Banco Mundial estão cientes desta necessidade, por isso o empreendedorismo feminino é uma das prioridades entre as ações do projeto "Economic Linkages for Diversification" (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre). Ele contempla diversas iniciativas para fortalecer a atuação das micro, pequenas e médias empresas do país por meio de investimentos nas frentes de tecnologia, capacitação e gestão de projetos.

A Caiena faz parte da iniciativa, por meio da consultoria para o design do framework da base de dados SME Data Framework. Essa etapa do trabalho é focada na criação de soluções que promovam condições favoráveis para o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos econômicos. No caso do SME Data Framework, seu objetivo é melhorar os processos de integração e partilha de dados entre entidades públicas e privadas para fomentar o crescimento das empresas nacionais, incluindo as lideradas por mulheres. 

Continue lendo para conhecer informações sobre a realidade do empreendedorismo feminino em Moçambique e entenda como as tecnologias propostas no projeto  "Economic Linkages for Diversification" são aliadas do empoderamento econômico das mulheres do país.

Navegue pelo conteúdo:

- A realidade das mulheres em Moçambique

- A tecnologia como aliada do empoderamento econômico feminino

A realidade das mulheres em Moçambique

A desigualdade de gênero é um problema que começa cedo na vida das mulheres de Moçambique. Segundo dados do Banco Mundial, as meninas moçambicanas têm maior probabilidade de abandonar a escola do que os meninos. As altas taxas de gravidez na adolescência também influenciam isso. Para completar, as mulheres enfrentam desafios como a violência doméstica: um terço das adolescentes moçambicanas declaram que são sobreviventes de violência física e 46% vivenciaram casos de violência doméstica, sexual ou emocional. 

A participação das mulheres na força de trabalho de Moçambique pode até ser considerada alta, representando 77%, sendo a maioria trabalhadoras do setor informal. Porém, das trabalhadoras, apenas 6% são assalariadas, sendo que esse número sobe para 24% em referência aos homens assalariados de Moçambique. No setor privado, 54% de empresas informais são de propriedade feminina, e apenas 17% das empresas formais com pelo menos cinco trabalhadores têm maioria feminina em atuação.  

A tecnologia como aliada do empoderamento econômico feminino

Por entender a necessidade de ampliar as oportunidades para as mulheres em Moçambique, o projeto "Economic Linkages for Diversification" possui diversas iniciativas que promoverão o empoderamento feminino.

O projeto do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, financiado pelo Banco Mundial, abordará questões de desigualdade de gênero associadas ao desenvolvimento econômico, para melhorar as oportunidades de ampliação do empreendedorismo feminino. A expectativa é alcançar 500 pequenas e médias empresas por meio de bolsas para capacitação e aprimoramento digital dos negócios. 

Essas intervenções voltadas para as mulheres de Moçambique estão entre as prioridades do projeto, que tem como objetivo impulsionar o conhecimento e inovações que ampliem a participação delas no mercado. São consideradas abordagens com mecanismos que superem as normas sociais e de gênero presentes hoje nos negócios, para vencer preconceitos internalizados sobre o papel das mulheres nas atividades econômicas. 

Assim, será possível expandir a voz das mulheres na jornada empreendedora de Moçambique e contribuir com a criação de uma nova realidade, baseada no empoderamento econômico feminino.

Este é só um dos diversos impactos que o projeto "Economic Linkages for Diversification" promoverá em Moçambique. E a Caiena faz parte disso! Acesse o case completo para conhecer mais sobre nossa consultoria em tecnologia e design nesta iniciativa.

FONTE: Documento do projeto “Economic Linkages for Diversification”, Banco Mundial, 2021.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.