#blog

Como investimentos em tecnologia podem melhorar a situação socioeconômica de Moçambique

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Das 29 milhões de pessoas que compõem a população de Moçambique, 11,3 milhões vivem na pobreza (2017). Este tem sido um dos diversos desafios enfrentados pelo país africano, e investimentos em tecnologia tem grande potencial de ser uma das soluções para a situação e gerar grande impacto social.   

Logo, conectar os fatores que possibilitam o crescimento de Moçambique aos investimentos em tecnologia pode transformar a vida da população. Foi pensando nesse impacto social que surgiu o projeto "Economic Linkages for Diversification" (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre), que conta com a consultoria de tecnologia e design da Caiena.

Esta iniciativa realizada junto ao Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial, apoiará os esforços de transformação digital do país por meio de um acordo de empréstimo que soma cerca de US$100 milhões. Continue a leitura para entender melhor o impacto social que estes investimentos em tecnologia com consultoria da Caiena possibilitarão ao país.

Navegue pelo conteúdo:

- A situação socioeconômica de Moçambique

- Investimentos em tecnologia para superar dificuldades socioeconômicas de Moçambique

A situação socioeconômica de Moçambique

O cenário socioeconômico de Moçambique apresenta grandes desafios. Falando do contexto das famílias, somente uma em cada três têm acesso à água potável; uma em cada dez ao saneamento; e uma em cada quatro à eletricidade. Das 189 nações listadas no Índice de Desenvolvimento Humano, Moçambique ocupa a 180ª posição (2019).

E a pandemia de Covid-19 dificultou ainda mais o cenário de Moçambique. A desaceleração da economia neste período refletiu na queda de rendimentos, principalmente nas áreas urbanas e proximidades, uma vez que negócios tiveram que interromper as atividades devido à necessidade de isolamento social. Neste contexto, estima-se que a taxa de pobreza urbana tenha aumentado de 29% para 31% em 2020, impactando mais de 250 mil pessoas. Isso porque muitos perderam o emprego, o que também refletiu em queda de 25% no consumo.

É importante também considerar que, em Moçambique, o setor informal ainda representa a maioria das empresas do país. São, principalmente, pequenos agricultores e empresas familiares. Estima-se que cerca de 89% das empresas sejam informais e que elas representam 30,9% do PIB nacional. As microempresas informais, quando comparadas às formais, vendem cerca de 14 vezes menos, e têm lucros 17 vezes menores. Além disso, são de duas a três vezes menos produtivas.

Outra dificuldade de Moçambique é a baixa escolaridade da população. Em alguns casos, há oportunidades de contratação, porém dificuldade para encontrar pessoas que as atendam. Menos de 5% dos gerentes que trabalham em Maputo, capital de Moçambique, têm escolaridade acima do ensino médio. Em Beira, uma das maiores cidades do país, essa parcela de profissionais chega a quase 10%. Em Nampula, está abaixo de 1%. O nível de educação dos trabalhadores das empresas informais também é limitado.

Além disso, a conectividade dos negócios ainda é bastante limitada. Menos de 5% das empresas de Moçambique usam qualquer forma de solução digital para suas atividades comerciais. Em Beira, apenas 3% das empresas têm acesso a um computador, e menos de 2% utilizam a internet para negócios.

Investimentos em tecnologia para superar dificuldades socioeconômicas de Moçambique

O objetivo do projeto "Economic Linkages for Diversification", que promoverá grandes investimentos em tecnologia em Moçambique, é gerar impacto social, fortalecendo a atuação das micro, pequenas e médias empresas do país, estabelecendo melhores condições para suas diversas relações econômicas e comerciais. E, ao final, isso poderá refletir na melhora da situação socioeconômica da população. 

Hoje, os pequenos, médios e grandes negócios enfrentam dificuldades de conectividade, desigualdade econômica e disparidades entre gêneros. Nesse sentido, o acesso à tecnologia e conectividade podem impactar em mais desenvolvimento profissional. O plano é que, ao longo dos anos, isso se reflita também na geração de empregos e melhoria das condições de consumo para a população, fortalecendo a busca pela redução da pobreza.

Além disso, o projeto "Economic Linkages for Diversification" está alinhado com a iniciativa Economia Digital do Banco Mundial para a África (DE4A), que visa garantir que todos os indivíduos, empresas e governos na África sejam habilitados digitalmente até 2030. Desta forma, o DE4A possibilita que os investimentos em tecnologia gerem impacto social positivo no desenvolvimento e o uso de plataformas e ferramentas que promovam vínculos econômicos entre empresas e a gestão pública. 

Uma das etapas-chave do projeto "Economic Linkages for Diversification" é de responsabilidade da Caiena: realizar a consultoria para o design de um framework para uma base de dados de micro, pequenas e médias empresas do país: o SME Data Framework.

Neste cenário, os investimentos em tecnologia possibilitam a expansão de capacidades e sustentabilidade das pequenas, médias e grandes empresas de Moçambique, tornando-as mais competitivas. Isso gera impacto social na contratação de mão de obra, abrindo portas para que mais pessoas consigam melhorar suas rendas familiares. O aprimoramento digital também permitirá que empresas tenham uma melhor presença online, otimizando os vínculos econômicos realizados a distância e abrindo caminhos para investimentos estrangeiros.

Quer saber mais sobre os impactos sociais do projeto da Caiena na realidade de Moçambique? Acesse nosso case.

FONTE: Documento do projeto “Economic Linkages for Diversification”, Banco Mundial, 2021.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.