#blog

Empreendedorismo e combate à violência em Moçambique

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A violência é uma das principais obstáculos para o empreendedorismo em Moçambique. E uma das soluções para diminuir esse problema que afeta o desenvolvimento do país é o investimento em tecnologia, capacitação e projetos de impacto social. As três frentes estão contempladas na iniciativa “Economic Linkages for Diversification” (“Vínculos econômicos para diversificação”, em tradução livre), do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial.

E nós, da Caiena, fazemos parte desta iniciativa por meio de nossa consultoria para um componente-chave do projeto: o SME Data Framework. Neste trabalho, estamos alinhando o que é necessário para o design de um framework para uma base de dados sobre as micro, pequenas e médias empresas do país. 

O projeto “Economic Linkages for Diversification” tem potencial parafortalecer a economia de Moçambique por meio da tecnologia, capacitação e gestão de projetos. Entenda a seguir a relação do desenvolvimento tecnológico e a segurança do país africano.

Os índices de violência em Moçambique e o impacto na economia

Moçambique contou com diversos episódios de violência ao longo de sua história de 48 anos, a começar pela sua independência, que foi conquistada após mais de uma década de conflito armado. Mais recentemente, desde 2017, o país enfrenta diversos ataques terroristas em Cabo Delgado e região. Quatro mil pessoas já foram vítimas do conflito, e mais de um milhão de moçambicanos tiveram que deixar a área devido a essa insurgência extremista islâmica que perdura.

Por conta disso, o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do país tem sido bastante comprometido. Um exemplo desse impacto negativo é que Cabo Delgado estava se preparando para receber grandes projetos de gás natural, que equivaleriam ao investimento de US$ 60 bilhões. O projeto refletiria no desenvolvimento de pequenas, médias e grandes empresas de Moçambique que poderiam ser contratadas para prestar serviços na área. Isso sem contar a quantidade de pessoas que seriam contratadas para trabalhar nos  empreendimentos. Porém, as multinacionais responsáveis pela iniciativa tiveram que suspender as atividades devido aos conflitos.

Neste cenário, o projeto “Economic Linkages for Diversification” pode contribuir com o impulsionamento do desenvolvimento de empresas moçambicanas e, assim, mitigar alguns dos pontos frágeis do empreendedorismo frente aos conflitos. Ao passo que a marginalização e exclusão da população é reduzida com a implementação de soluções digitais e capacitação, são criadas oportunidades econômicas que possibilitam mais pessoas a não se envolverem com a violência, gerando assim empregos e a inclusão de comunidades no empreendedorismo moçambicano.

Em depoimento à ONU News, agência de notícias da ONU (Organização das Nações  Unidas), o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Manuel Gonçalves, ressaltou a importância do investimento em tecnologia para conter a violência, principalmente oferecendo oportunidades aos jovens.

“A população jovem é maioritária. É aquela camada que, facilmente, pode usar a tecnologia de informação, muito rapidamente, e adaptar-se à inteligência artificial. O desafio que nós temos, no momento, é o de criar empregos. Como podemos tirar proveito para a juventude beneficiar desta inteligência artificial?” 

Fonte: ONU News, 2023.

Logo, as realizações do projeto “Economic Linkages for Diversification” estão alinhadas com as estratégias do governo moçambicano e também do Banco Mundial para a Fragilidade, Conflito e Violência 2020-2025 (“WBG Strategy for Fragility, Conflict, and Violence - FVC 2020-2025). Elas são baseadas na necessidade da promoção da inclusão social e econômica, especialmente para a juventude, por meio de investimentos em capital humano, criação de empregos e de oportunidades para construir a resiliência e preparação do empreendedorismo em comunidades impactadas por questões sociais e climáticas.

Para completar sua leitura, acesse nosso case no site e conheça detalhes do trabalho de consultoria da Caiena em Moçambique para este grande projeto.

FONTE: Documento do projeto “Economic Linkages for Diversification”, Banco Mundial, 2021.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.