#blog

Bons designers precisam ser bons comunicadores?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Esta pergunta traz uma reflexão interessante. Em geral, o trabalho de designers está associado principalmente à criatividade e habilidades artísticas, mas nem sempre à habilidade de comunicação. É comum pensar que o designer pode fazer seu trabalho de maneira isolada do time, já que seu foco é criar, o que também pode ser feito de maneira isolada.

Agora, imagine um designer muito criativo, mas sem a capacidade de comunicar suas ideias, articular suas decisões ou argumentar a importância de seguir pelo caminho B ao invés do caminho A. Percebe como as habilidades criativas e de comunicação precisam andar juntas? 

Donald Norman, renomado especialista em design cognitivo, diz o seguinte:

"Bons designers são aqueles que conseguem se comunicar tanto com os clientes quanto com os usuários finais, para que todos possam compartilhar uma visão comum".

Já Tom Greever, autor do livro Articulating Design Decisions, faz uma afirmação até mais forte: 

"Ótimos designers são ótimos comunicadores"

Para ele, a comunicação é uma habilidade essencial para os designers, e os grandes designers são aqueles que podem comunicar suas ideias de forma clara e eficaz em todas as fases do processo de design.

Aqui na Caiena, por exemplo, o design está no centro do processo de negócio – colocamos a experiência do usuário como o centro da estratégia do produto, fazendo com que o papel do designer no projeto não seja apenas fazer as coisas parecerem bonitas. 

Espera-se que a pessoa designer também tenha a capacidade de resolver problemas, pensando na experiência do usuário como um todo. Isso faz com que a comunicação seja primordial, já que os projetos seguem uma metodologia e passam por uma série de etapas que só podem ser concluídas se a comunicação for eficaz. E aqui podemos destacar duas fases do processo de design em que a boa comunicação é imprescindível: a etapa inicial de descoberta e a etapa final de entrega.

Etapa de Descoberta

É nessa fase que o designer busca compreender as necessidades e objetivos do cliente, bem como o contexto em que o produto ou serviço será utilizado. A comunicação clara é essencial para garantir que todas as partes envolvidas estejam alinhadas desde o início.

Dana Chisnell, pesquisadora em experiência do usuário, enfatiza a importância da comunicação na etapa de pesquisa, e diz o seguinte: "A pesquisa de design é mais do que apenas fazer perguntas, é sobre ouvir ativamente, interpretar e capturar insights valiosos". Isso destaca como a comunicação com os usuários, stakeholders e colegas de equipe é fundamental para obter informações relevantes que irão direcionar o design.

Etapa de Entrega

Depois de definir os problemas e pensar em como resolvê-los, chega a hora de colocar as soluções à prova, apresentando a defesa do projeto. É aqui o ponto crítico. Para Tom Greever, o diferencial está na capacidade não apenas de resolver problemas com design, mas também de articular como sua solução os resolve de uma maneira convincente e que promova o acordo. 

Jared Spool, especialista em UX design, definiu bem essa questão com a seguinte frase: "A comunicação eficaz é o que transforma os pensamentos complexos em entendimentos comuns".

Na prática, quem tiver a melhor argumentação vence. Nesse momento, se o designer não estiver preparado para demonstrar que suas escolhas foram intencionais e explicar de maneira clara quais foram os parâmetros que as guiaram, pode perder o poder de convencimento e ser levado a fazer mudanças com as quais não concorda. Esse resultado pode acontecer simplesmente pela falta de habilidade para defender um ponto, ou até mesmo pela dificuldade de demonstrar domínio e/ou segurança na solução que está propondo para as pessoas que têm influência sobre o projeto.

É fácil se deixar levar pela empolgação de uma nova ideia e acreditar que ela por si só será um sucesso e se venderá sozinha. No entanto, é essencial lembrar que, para conquistar os usuários, é necessário mais do que apenas uma ideia brilhante. Se a proposta não for compreendida pelo público-alvo, enfrenta-se um verdadeiro desafio ao tentar conquistar essas pessoas. 

Donald Norman sabiamente destacou: "As pessoas, naturalmente, fogem ou lutam contra tudo que não entendem." Essa resistência pode surgir mesmo diante de ofertas com benefícios óbvios, pelo receio do novo, que pode despertar um sentimento de desorientação. Ou seja, mesmo havendo benefícios claros, seu público pode resistir a uma ideia, serviço ou produto que não compreendam facilmente.  

Conclusão

Designers são responsáveis por não apenas pensar em soluções eficazes, mas também por comunicá-las de maneira clara e acessível, superando a resistência dos usuários por meio da assertividade na comunicação e garantindo que compreendam rapidamente o valor e a utilidade do que está sendo proposto. Ao desenvolver a habilidade de explicar ideias complexas de forma simples, pode-se estar um passo à frente na conquista dos usuários e no sucesso de nossos projetos.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.