#blog

Fintechs e sistema financeiro: 3 formas de impulsionar negócios com tecnologia

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Por meio da consultoria em tecnologia e design, a Caiena tem acompanhado muitos negócios, de diversos segmentos, que querem impulsionar seus resultados. Por aqui, já vimos, por exemplo, fintechs e empresas do sistema financeiro crescendo com novas soluções iniciadas por meio de descobertas em conjunto. E isso se expande para o varejo, educação, saúde, agronegócio… 

Então, hoje vamos ajudar você também a descobrir e estruturar estratégias que atendam às necessidades de seus negócios, como fazemos no SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design

Trouxemos exemplos de como a tecnologia impulsiona negócios e dicas práticas, baseadas em nossa experiência de mercado, para quem deseja trabalhar com mais tecnologia nas operações e manter a competitividade alinhada com as demandas. Confira:

- Como a tecnologia impulsiona negócios

- Dicas da Caiena para impulsionar negócios com tecnologia

- Experiência do usuário

- Gestão de dados

- Inteligência artificial

- Consultoria de tecnologia

Como a tecnologia impulsiona negócios

Muitos gestores já sabem da importância de ter na tecnologia uma ferramenta para impulsionar suas atividades, e inclusive já se movimentam para atender às demandas dos seus mercados. 

Para mostrar os impactos da tecnologia nos resultados, vamos usar como exemplo nessa conversa os investimentos no sistema financeiro, uma vez que, como já abordamos aqui no Blog da Caiena, as fintechs são o maior setor de tecnologia entre as startups da América Latina, representando 13,1% do total de startups latinas. Além disso, 19 unicórnios desta região do globo são empresas que atendem ao sistema financeiro. 

Não à toa, hoje há uma “fintechização” do sistema financeiro, como apontado no Fintech Report 2023, da Distrito. Este conceito define o movimento das empresas que não fazem parte deste mercado, mas que estão investindo em inovações e na criação de fintechs próprias para oferecer produtos e serviços relacionados às finanças. Assim, elas incluem em seu portfólio soluções que atendem às novas demandas do público com tecnologia, enquanto se reinventam e automatizam operações. 

A estratégia de “fintechização” permite que negócios tenham uma nova fonte de receita e reduzam despesas, uma vez que centralizam processos internamente. Isso também reflete na captação de novos clientes e fidelização dos antigos, pois podem entregar soluções personalizadas para seus usuários, aumentando seu portfólio. 

Além disso, segundo o “Global Payments Report” de 2023, da McKinsey, empresas do sistema financeiro podem duplicar a produtividade interna por meio de investimentos em tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa e em soluções para a modernização da prevenção de crimes digitais. 

O McKinsey Global Institute ainda estima que a tecnologia de IA generativa poderia elevar a produtividade no sistema financeiro de 2,8% a 4,7%, o equivalente a 200 mil milhões a 340 mil milhões de dólares em receitas anuais. Para completar, a modernização de tecnologias das empresas do setor refletiria em 20% a 30% de redução de custos operacionais, além de também reduzir pela metade o tempo de lançamento de novos produtos no mercado.

Por meio desses exemplos do sistema financeiro, fica mais fácil entender como a tecnologia impulsiona negócios – apesar de abordarmos um setor específico, essas estratégias podem trazer resultados também para outros setores. A seguir, veja como você pode impulsionar negócios com tecnologia por meio das dicas baseadas na experiência da Caiena em atuações por diversos mercados.

Dicas da Caiena para impulsionar negócios com tecnologia

Dica 1: priorize a experiência do usuário

De acordo com a pesquisa “CX Trends 2023”, realizada pela Zendesk, os consumidores atuais têm altas expectativas a respeito de novas e melhores experiências de compras, incluindo o uso de recursos imersivos. O levantamento observa que, em 2023, 77% dos líderes de negócios tiveram um Retorno Sobre o Investimento (ROI) positivo após investirem nisso. 

Então, a dica é impulsionar os negócios com tecnologias que contribuam com essa capacidade de ir além no relacionamento com o cliente. Para isso, atualize suas plataformas digitais com recursos que otimizem essa experiência. 

Nós temos como exemplo disso o trabalho que realizamos para criar melhorias de usabilidade para o aplicativo do Oba Hortifruti. A varejista, com mais de quatro décadas de atuação no Brasil, tinha como desafio atualizar seu canal de atendimento para atender às novas demandas. 

As soluções da Caiena para o aplicativo do Oba Hortifruti possibilitaram os clientes a acessarem um ambiente digital de compras mais agradável e seguro. Nosso time de design trabalhou junto aos consumidores e a equipe digital da rede para realizar as melhorias no aplicativo. O aprimoramento da interface facilitou a navegação e aumentou a praticidade das compras online. 

Dica 2: atualize a gestão de dados

Como anda a gestão de dados nos seus negócios? Pois tão importante quanto entender sobre os seus clientes, é saber como lidar com tantas informações sobre compras e vendas no seu dia a dia.

Recentemente, falamos aqui no Blog da Caiena sobre como atualizar a gestão de fornecedores por meio de softwares e outros recursos tecnológicos que otimizam o trabalho. Mas não é só nas atividades relacionadas às informações da cadeia produtiva que a tecnologia deve estar presente.

De acordo com matéria do Mercado & Consumo, empresas que atualizaram suas tecnologias para gestão de dados são mais lucrativas. As organizações avaliadas observaram que os investimentos nessa estratégia de DataOps (conceito que define o uso de dados integrados em sistemas para otimizar resultados nas operações) impactaram no aumento das receitas de 68% dos respondentes, e elevaram a satisfação dos clientes em 55% dos negócios. As informações são baseadas na pesquisa da S&P Global Market Intelligence, intitulada “Profitable Outcomes Linked to Data-Driven Maturity”. 

Essa atualização tecnológica de recursos para gestão de dados surtiu resultados positivos nas operações da Enforce, empresa de gestão de créditos inadimplentes corporativos e de portfólios imobiliários estressados. A Caiena desenvolveu uma nova plataforma para localização e avaliação de imóveis do grupo, possibilitando à empresa otimizar a gestão de seus ativos. Saiba mais acessando o case completo da Enforce aqui.

Dica 3: inteligência artificial

Tanto se falou sobre inteligência artificial (IA) generativa em 2023 que essa tecnologia pode não parecer mais tão inovadora. Todavia, ela tem sido uma opção para negócios impulsionarem diversos resultados. Quando falamos aqui no Blog da Caiena sobre inteligência artificial além do ChatGPT, trouxemos insights de como essa tecnologia pode impactar no crescimento e aceleração das empresas. 

A inteligência artificial generativa possibilita, por exemplo, a criação rápida de diversos formatos de conteúdo, como imagens, vídeos, áudios, e até mesmo códigos. Também pode ser uma aliada na revisão de documentos e análises de dados complexos, otimizando o tempo dedicado a essas tarefas e a captação de insights para a realização de melhorias. Nas indústrias, a IA pode ser usada em vistorias técnicas para rápidas consultas sobre procedimentos operacionais.

No report “What matters most? Eight CEO priorities for 2024 (“O que mais importa? Oito prioridades do CEO para 2024”, em tradução livre), a consultoria McKinsey observa que a inteligência artificial generativa desafia os modelos de negócios existentes, abre portas para novos e cria novas fontes de valor. Logo, a compreensão profunda das possibilidades técnicas dessa tecnologia nos negócios pode elevar a produtividade para determinados processos. 

Foi por meio dessa avaliação sobre o uso da inteligência artificial que a fintech Alpop, criada junto a sócios de renome da Caiena, lançou em 2023 a Alpop Tupinambá. Essa tecnologia de inteligência artificial pioneira para o mercado imobiliário traz novas possibilidades de aprovação cadastral, trazendo para o mercado formal de locação pessoas que antes não tinham acesso a ele. 

A Alpop Tupinambá chega para superar um grande desafio do mercado imobiliário atual, que são os níveis elevados de inadimplência. De acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, compartilhados pelo CEO da Alpop e co-fundador da Caiena Caio Belazzi, 77,9% das famílias estavam endividadas em 2022. Neste cenário, muitas imobiliárias e garantidoras reportaram níveis entre 15% e 20% de inadimplência nos contratos de aluguel, tornando a aprovação cadastral de inquilinos ainda mais difícil. Diante disso, a Alpop passou a trabalhar no aprimoramento de uma inteligência artificial capaz de especializar as decisões no nível da imobiliária. 

“Algo que temos por premissa aqui na Alpop é a compreensão de que o mercado imobiliário é por natureza pulverizado e cada imobiliária é um universo específico em termos de processos, tecnologias, pessoas e risco. Com base nisso, nos perguntamos: por que não desenvolver uma aprendizagem de máquina específica para cada imobiliária em nossa carteira?”. Caio Belazzi, CEO da Alpop e co-fundador da Caiena.

A importância da consultoria de tecnologia para negócios

Para encerrar, não podemos deixar de abordar uma estratégia bastante importante para quem deseja impulsionar negócios: contar com a experiência de uma consultoria de tecnologia. Esta é uma forma de aperfeiçoar produtos, serviços ou processos de forma personalizada, atendendo com precisão cada necessidade da empresa. 

Os consultores, como os talentos da Caiena, são profissionais experientes e preparados para pensar, junto de gestores, em solução que impulsionam os negócios de forma integrada. Dessa forma, é possível alcançar resultados mensuráveis e  garantir a excelência, principalmente no contexto digital.

Na Caiena, temos experiência em transformar ideias em projetos de tecnologia e design por meio do nosso método SEED - Sistema de Entendimento, Estratégia e Design. Essa abordagem foi criada para facilitar os momentos iniciais de concepção de soluções para a superação de desafios diversos. Saiba mais sobre o SEED aqui!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.