#blog

Cursos e livros para aprimorar hard skills no desenvolvimento de software

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Sabemos da importância de atualizar as capacitações em todas as carreiras, incluindo o mercado de desenvolvimento de software. Pensando nisso, listamos cursos e livros que vão ajudar você, que atua com desenvolvimento, a aprimorar suas hard skills – ou seja, o seu domínio técnico na área.

Na Caiena, acreditamos que compartilhar conteúdos como esse é uma forma de incentivar a busca pelo conhecimento, uma prática comum entre nossos talentos. Aliás, vale reforçar que o hábito da leitura pode estimular o raciocínio, melhorar a comunicação, aumentar o vocabulário, despertar a criatividade e até mesmo reduzir o estresse.

Para completar nossas sugestões, os cursos e plataformas de estudos que apresentamos aqui oferecem conteúdos para diversos níveis profissionais, de júnior a seniores, e para diversas linguagens do desenvolvimento de software. Vale ressaltar que muitas delas possuem a possibilidade de certificação, o que ajudará você a dar um “up” no currículo de desenvolvimento. Então, papel e caneta – ou teclado – em mãos, e bom aprendizado! Navegue pelo conteúdo:

- O que são hard skills e a importância no desenvolvimento de software

- Dicas de livros técnicos e cursos para o desenvolvimento de software

- Livros

- Plataformas de cursos

O que são hard skills e a importância no desenvolvimento de software

Hard skills e soft skills são dois termos bastante populares no mercado de trabalho, incluindo o de desenvolvimento de software. Nós já falamos sobre esses conceitos aqui no Blog da Caiena, mas vale a pena relembrar antes de seguirmos com o conteúdo.

As hard skills são as habilidades técnicas adquiridas em uma formação acadêmica. O conceito se refere ao domínio de linguagens de programação, ao conhecimento sobre as cerimônias da metodologia ágil e as principais aplicações para desenvolvimento web, por exemplo. São aprendizados que você consegue obter por meio da educação formal.

As soft skills são habilidades sociocomportamentais, ou seja, adquiridas por meio das experiências pessoais. Elas podem ser aperfeiçoadas durante a vida, por meio do convívio entre as pessoas ou cursos focados no tema. Entre os exemplos de soft skills estão a criatividade, a organização, a comunicação, a confiança e a empatia.

Logo, o equilíbrio entre as hard skills e soft skills é fundamental para o sucesso da carreira em desenvolvimento. Ter o conhecimento técnico, mas não saber como praticá-lo com outras pessoas envolvidas em um projeto, por exemplo, pode se tornar um problema durante o desenvolvimento de software. Para entender mais sobre a importância dessas competências socioemocionais, confira o conteúdo do Blog da Caiena sobre soft skills para tecnologia.

Dicas de livros técnicos e cursos para o desenvolvimento de software

Agora, vamos às dicas! Para começar, listamos livros e plataformas de cursos indicados por diversos especialistas do desenvolvimento de software, que vão te ajudar a aprimorar o conhecimento técnico. Confira as sugestões e aprimore as hard skills!

Livros

“O Programador Pragmático: de aprendiz a mestre”, de Andrew Hunt e David Thomas

Este livro é um clássico do desenvolvimento de software e não pode faltar na biblioteca de quem desenvolve. Lançado em 1999, ele traz lições que visam otimizar a produtividade de pessoas desenvolvedoras de diversos níveis de experiência e frentes de atuação. Saiba mais sobre a obra aqui.

“O Codificador Limpo: um código de conduta para programadores profissionais”, de Bob Martin

Aqui está outro livro essencial para o acervo de quem desenvolve. A obra traz conselhos pragmáticos sobre o profissionalismo no desenvolvimento de software. São orientações essenciais para todas as pessoas que querem "codar" de forma eficiente. Conheça o livro aqui.

“Python Fluente”, de Luciano Ramalho

O livro é uma dica do nosso desenvolvedor de software front-end Luiz Santos e é de autoria de Luciano Ramalho, importante referência no mundo do desenvolvimento de software brasileiro. Segundo Santos, este livro é ideal para os desenvolvedores que querem ir além e se aperfeiçoar na linguagem Python. Saiba mais.

“The Well-Grounded Rubyist”, de David A. Black

Outra dica do nosso dev Luiz Santos é esta obra, que atende às pessoas que buscam conhecimento na linguagem Ruby. Santos explica que a obra é o que o próprio título propõe ao ser traduzido ao português, que você seja um ‘rubysta’ com bases e fundamentos sólidos. Confira aqui.

Falando em Ruby, já apresentamos aqui no Blog da Caiena uma série de cursos para quem deseja impulsionar a carreira nesta linguagem. Isso porque Ruby é uma das principais linguagens de programação utilizadas pela Caiena há anos, e você pode entender melhor essa decisão neste conteúdo que compartilhamos aqui no Blog também.

Free Programming Books

Esta não é uma dica de livro, mas de vários! O Free Programming Books é um repositório com mais de quatro mil livros gratuitos sobre desenvolvimento de software. Além disso, oferece também dois mil cursos gratuitos. Os conteúdos estão disponíveis em 43 idiomas, incluindo o português. Conheça aqui.

Plataformas de cursos

freeCodeCamp

A freeCodeCamp também foi sugerida pelo nosso dev Luiz Santos. É uma plataforma com foco no ensino de diversos conteúdos sobre desenvolvimento de software, desde HTML, CSS e Javascript no front-end, até conteúdos de inteligência artificial, ciência de dados e matemática. Nela é possível obter a certificação dos cursos realizados. Acesse aqui.

Edube

Esta outra sugestão bastante válida do nosso desenvolvedor front-end Luiz Santos é uma plataforma de aprendizado que oferece cursos de algumas linguagens de programação mais populares, como Python, Javascript, C e C++. Aqui, vale se atentar que as certificações são pagas. Conheça a plataforma.

Eu Capacito

A plataforma tem como objetivo promover a formação de profissionais brasileiros para a economia digital. Por isso, disponibiliza inúmeros cursos online de tecnologia, que abordam desde os conceitos primários até conhecimentos mais específicos. Confira os cursos.

Jornada do Dev

A plataforma reúne inúmeros cursos de desenvolvimento de software gratuitos, com foco desde pessoas iniciantes, até para quem deseja evoluir na carreira de desenvolvimento. Além disso, apresenta os cursos listados em “jornadas”, com várias opções para serem realizados de acordo com o objetivo de cada pessoa. Acesse aqui. 

Ruby Empowers

Você sabia que a Caiena oferece uma formação gratuita em Ruby on Rails para mulheres? A iniciativa surgiu em 2019 e já teve duas edições. No Ruby Empowers, compartilhamos ensinamentos sobre conceitos da linguagem Ruby combinada ao framework Rails. 

Acreditamos que, dessa forma, é possível ampliar a presença das mulheres no setor de tecnologia. A próxima edição ainda não tem previsão para acontecer, mas as mulheres interessadas podem se cadastrar aqui para receberem novidades da formação em primeira mão.

Gostou das dicas de cursos e livros para aprimorar as hard skills no desenvolvimento de software? Compartilhe com outras pessoas que estão buscando aprimorar o conhecimento na área. Afinal, é sempre tempo para se aperfeiçoar e aprender novas habilidades, como explicamos aqui no Blog da Caiena ao abordar o conceito de lifelong learning. Você conhece essa prática? Complete o aprendizado que obteve aqui com esta sugestão de leitura. Até a próxima!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.