#blog

Soft skills: como melhorar a análise crítica?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O Blog da Caiena sempre busca compreender o que está acontecendo no mercado de trabalho, principalmente no setor de tecnologia e design. Por isso, não podemos deixar de falar hoje sobre a análise crítica, uma das soft skills mais valorizadas atualmente.

Por aqui, já falamos sobre o que são soft skills - competências socioemocionais que vão além do conhecimento técnico - e sobre a sua importância no cenário profissional.

Hoje, de acordo com pesquisa da Cappfinity, compartilhada pela Fast Company Brasil, a análise crítica é uma das habilidades que servem como base para o desenvolvimento de outros talentos no decorrer da carreira, e é fundamental para quem está buscando oportunidades em 2023. Ou seja, ter uma boa análise crítica significa evoluir em outros pontos.

Entretanto, essa soft skill que define como você identifica, interpreta e propõe soluções para superar desafios complexos ainda é uma dificuldade entre profissionais de muitas áreas. Este é o seu caso?

Siga com a leitura e entenda mais sobre a análise crítica para melhorar essa soft skill na sua carreira.

Navegue pelo conteúdo:

Análise crítica: saiba mais sobre essa soft skill

Você pode conhecer o termo “análise crítica” como um sinônimo de “revisão” ou “reflexão”. Ele é bastante usado no mundo acadêmico, principalmente relacionado à produção de artigos e estudos que investigam problemas e propõem soluções. Mas, aqui, falamos da análise crítica no contexto corporativo, em que o termo ganha outra definição.

Como explica a Fast Company em sua lista das soft skills mais valorizadas em 2023, a análise crítica é a habilidade de analisar problemas a partir de uma visão ampla sobre aquilo. Ou seja, define a capacidade humana de consultar opiniões, buscar informações e, a partir disso, realizar uma tomada de decisão. E a forma como você consegue compreender um desafio reflete na maneira como ele será superado.

Isso tem tudo a ver com o desenvolvimento do senso crítico. No módulo “Senso comum e senso crítico em Filosofia”, da Professora Larissa Rocha ao Descomplica, é explicado que o senso crítico “se forma na capacidade de perceber o mundo e realizar um diálogo interno, um processo mental que encadeia e desencadeia ideias conforme nossos juízos racionais e intuitivos”. Portanto, o desenvolvimento da soft skill de análise crítica varia com a atenção dada ao mundo e a forma como ele é interpretado, a partir da sua bagagem e construção de consciência.

Pessoas com a análise crítica bem desenvolvida podem, por exemplo, resolver problemas com mais agilidade e criatividade, como explica o IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) sobre a importância do senso crítico para a carreira. Dessa forma, os profissionais que dominam essa soft skill “pensam fora da caixa”, têm mais automotivação e, com isso, superam barreiras ao trabalhar, alcançando o reconhecimento por sua produtividade.

Análise crítica e cultura data-driven

Vale destacar que a análise crítica é uma soft skill que caminha lado a lado com a popularização da cultura data-driven. Como já abordamos na Newsletter da Caiena, cultura data-driven “é o termo utilizado para designar uma prática em que os dados orientam as estratégias e tomadas de decisão”.

Sendo assim, profissionais que sabem coletar, identificar padrões e desenvolver estratégias com os dados – que adotam a cultura data-driven no dia a dia – realizam análises mais críticas e, assim, podem alavancar negócios, pois baseiam-se na realidade em vez de impressões pessoais ou na própria intuição.

3 passos para melhorar a soft skill de análise crítica


1. Pesquise e questione

A análise crítica deve ser embasada em conhecimento. Logo, buscar informações sobre o que está sendo avaliado é o primeiro passo para melhorar a compreensão e encontrar soluções. Busque conteúdos e dados em livros, canais de especialistas, tutoriais, sites de notícias e/ou podcasts – enfim, em todo canal que possa apoiar o seu domínio sobre o assunto.

Mas, mantenha a atenção às fontes! Cuidado para não cair nas fake news, principalmente no mundo digital, onde tudo é compartilhado, mas pouco é checado. Para isso, temos algumas dicas que contribuem com uma boa pesquisa de conteúdo.

Primeiro, confira a data e o contexto da publicação, porque muitas notícias “novas” podem ser antigas. Você também pode consultar agências de checagem de notícias falsas, como Agência Lupa, Aos Fatos, ou a seção Fato ou Fake do G1.

Não deixe de questionar todo tipo de conteúdo ou informação recebida. Em conversas com pessoas sobre o assunto, seja no mundo online ou presencial, pergunte tudo o que precisa e esclareça dúvidas. Lembre-se de manter uma comunicação empática e respeitosa neste diálogo, entendendo que nem sempre o outro vai expor pensamentos que condizem com as suas opiniões.

2. Saiba interpretar

Existem muitas formas de interpretar uma situação. Após pesquisar e ter muito conhecimento em mãos sobre o que está sendo avaliado, a análise crítica segue para a etapa de interpretação, ou seja, a forma como você entende o fato.

O Guia do Estudante compartilhou técnicas de interpretação de textos que condizem com o aprimoramento desse fator na análise crítica, por exemplo. Você pode potencializar sua interpretação mantendo o material pesquisado sobre o assunto em fácil acesso, para consultar toda vez em que surgir uma dúvida.

Além disso, pode trabalhar com paráfrases, ou seja, criando uma nova explicação ou apresentação do que está sendo analisado de acordo com a sua visão. E, para completar, não tenha pressa e concentre-se no que está analisando criticamente.

3. Especialize-se

Finalizando, especializar-se em um tema pode contribuir com a análise crítica mais aprimorada sobre o assunto. Portanto, quanto mais conhecimento você tiver em um assunto específico, poderá se tornar uma referência nisso, e assim desenvolverá uma análise crítica aprofundada, não superficial. Isso traz mais segurança e assertividade para o trabalho desenvolvido e para a tomada de decisão.

Esses são os primeiros de muitos passos que a jornada de aprimoramento de soft skills exige. Esperamos que eles contribuam com a evolução da sua análise crítica para que você conquiste as oportunidades buscadas no mercado de trabalho de tecnologia e design.

Continue acompanhando o Blog da Caiena para conferir conteúdos que apoiam seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.