#blog

Como tornar o home office sustentável em longo prazo

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O home office se torna possível para cada vez mais profissões. Mas o que empresas precisam fazer para tornar esse modelo de trabalho sustentável em longo prazo?

O trabalho remoto é uma tendência em crescimento e muitos estudos já demonstraram que o modelo traz vantagens tanto para empresas quanto para profissionais.

Nas últimas semanas, a pandemia do novo coronavírus deu volume às discussões sobre o tema, e a necessidade de isolamento social tem demonstrado que uma série de atividades, até então presenciais, podem ser adaptadas e realizadas à distância.

No entanto, o home office também possui seus desafios. Para que ele seja sustentável à longo prazo, é preciso que as empresas passem por uma mudança cultural. A boa notícia é que essa mudança pode beneficiar o ambiente corporativo mesmo nos casos em que a dinâmica de trabalho continua sendo total ou parcialmente presencial.

Leia também: Saúde mental em tempos de coronavírus

Como preparar a empresa para o trabalho remoto?

As mudanças necessárias para que o home office seja uma prática sustentável podem ser resumidas a um único termo: cultura de confiança.

A cultura de confiança possui alguns pilares principais: comunicação, autogestão, transparência e reconhecimento. Ao trabalhar esses elementos, a organização da empresa constrói um contexto propício ao diálogo, à autonomia, à criatividade e à identificação do colaborador com o trabalho que exerce. Algumas das vantagens, apresentadas no estudo The Neuroscience of Trust, Paul J. Zack, são:

  • 106% mais energia no trabalho;
  • 74% menos estresse;
  • 76% mais engajamento;
  • 50% mais produtividade;
  • 29% mais satisfação pessoal;
  • 40% menos burnout;
  • 13% menos dias de afastamento.

Fonte

Como fortalecer os pilares da cultura de confiança?

  • Comunicação
    A comunicação entre os talentos e entre as lideranças e seus times deve ser ampla e aberta. Isso envolve feedbacks constantes, estímulo à exposição de ideias, opiniões e dúvidas e uma postura de moderação e incentivo por parte dos líderes. Comportamentos como a deslegitimação de sugestões e a represália diante de dúvidas e dificuldades minam a confiança e o engajamento dos talentos.
  • Autogestão
    A autogestão é uma das coisas que mais demonstra aos funcionários, na prática, a confiança que a empresa deposita neles. Ela pode se traduzir e se empregar de diversas maneiras, a depender da realidade de cada setor. Alguns exemplos são os horários flexíveis, a possibilidade de escolher em quais projetos se deseja trabalhar e a liberdade para priorizar e organizar suas próprias tarefas.
  • Transparência
    O engajamento, a identificação e a segurança dos talentos em relação à empresa dependem muito do quão transparentes os líderes são em relação a questões financeiras, perspectivas para o futuro, resultados obtidos com projetos e outros assuntos relacionados ao negócio. Ter uma comunicação interna transparente e completa evita suposições e boatos que podem prejudicar a confiança dos talentos.
  • Reconhecimento
    O reconhecimento está ligado aos feedbacks, mas pode (e deve) acontecer independentemente dos momentos oficiais de conversa sobre desempenho. Demonstrar que o comprometimento, a criatividade, as ideias e as entregas de cada um cumprem papel essencial para o desenvolvimento da empresa é importante para manter os colaboradores satisfeitos com o trabalho.

Por fim, utilize este momento em que o trabalho remoto é necessário, para testar ferramentas e métodos, mas não meça a produtividade e a adaptabilidade de seus colaboradores a partir da experiência atual. Estamos vivendo um momento de crise global, com altos níveis de incerteza, preocupação e isolamento. Nesse contexto, não é razoável esperar que todos produzam em sua máxima capacidade.

Agora que você sabe mais sobre gestão de pessoas e home office, conheça também as nossas vagas. Quem sabe você participe de um onboarding remoto conosco em breve?

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.