#blog

O que faz um Product Owner? Conheça a função e sua relevância

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O Product Owner (PO) é uma figura de liderança de projetos que surge com as metodologias ágeis e cuja missão é maximar o valor gerado pelo trabalho da equipe de desenvolvimento. As formas como um PO realiza essa missão variam de acordo com o tipo de projeto e as características da empresa, do time e até do próprio profissional.

Na Caiena, observamos que independentemente da configuração em que esse profissional atua, sua participação é primordial para garantir o bom andamento das expectativas, alinhamentos e atividades do projeto.

Vamos a algumas funções consideradas universais para a função:

Transformar as necessidades do cliente em objetivos claros para as equipes técnicas do projeto

Para isso, quem atua como Product Owner precisa analisar o contexto do cliente, compreender qual problema seu produto deve solucionar e quem serão seus usuários finais.

Esses três pontos são indispensáveis para traduzir as ideias e demandas do cliente em objetivos claros e bem definidos. Então, é responsabilidade do time de desenvolvimento definir qual será o melhor caminho técnico para alcançar tais objetivos, transformando-os em tarefas. Todas essas tarefas devem ser organizadas no Backlog do Produto, uma lista de atividades que segue regras e técnicas específicas de organização e que é gerenciada exclusivamente pelo PO.

Ordenar os itens do Backlog do Produto

Depois de transformar as necessidades dos clientes em demandas e adicioná-las ao Backlog, o PO precisa analisá-las junto da equipe. Durante essa análise, deve responder às seguintes perguntas:

- Quais dessas demandas são realmente indispensáveis para o bom funcionamento do produto?

- Essas demandas estão prontas para serem executadas, ou precisam ser desdobradas em tarefas menores e mais específicas?

- Quais são os tamanhos de cada uma dessas tarefas, tanto em tempo de execução quanto em complexidade técnica e valor que entregam para o cliente?

Muitas vezes, tais perguntas geram novas dúvidas, que vão sempre depender do contexto de cada projeto. Respondê-las da melhor forma possível é indispensável para que o Product Owner priorize os itens dentro do Backlog.

Após desdobrar e priorizar as tarefas, o Product Owner deve negociar com o time a estratégia para executá-las seguindo a seguinte diretriz: é preciso entregar ao cliente primeiro aqueles itens que geram mais valor para o produto e que são indispensáveis para o seu funcionamento. Isso só é possível caso os dois processos anteriores tenham sido bem realizados e caso o PO e o time estejam bem alinhados.

Garantir que as necessidades do cliente sejam claras para a equipe técnica

Quando o time de desenvolvimento tem clareza não apenas da tarefa que precisa executar, mas também de como ela se encaixa no projeto como um todo, o trabalho tende a ser feito com maior precisão. Além disso, a noção do todo possibilita que os desenvolvedores sugiram soluções para superar eventuais desafios, ou, até mesmo, maneiras mais eficientes de construir uma ferramenta.

Garantir que o valor das funcionalidades desenvolvidas seja claro para o cliente

Muitas vezes, semanas de trabalho de desenvolvimento resultam em configurações ou ferramentas indispensáveis para o produto, mas que são difíceis de demonstrar ao cliente. Tornar claro o valor e a complexidade dessas funcionalidades é papel do Product Owner.

Para isso, esse profissional precisa de boas técnicas de comunicação e de apresentação, e de um bom roteiro de demonstração que traduza as tarefas realizadas pela equipe para uma linguagem mais gerencial e menos técnica. Essa etapa é essencial para evitar frustrações e desgastes na relação com o cliente.

Diferenças entre Product Owner e Gerente de Projetos

É muito comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre o Product Owner e o Gerente de Projetos. Essa é uma questão difícil de esgotar, pois cada empresa possui suas próprias variações de organização, cargos e atividades. Ainda assim, entender a diferença entre essas posições passa pela compreensão da diferença entre os métodos de trabalho em que elas se inserem.

O cargo de Product Owner surge no âmbito dos métodos ágeis – como o Scrum –, que são um contraponto à metodologia de cascata, tradicionalmente utilizada para o desenvolvimento de softwares. Esses métodos são focados em processos, na entrega contínua de valor, nos testes e na maleabilidade dos planos. Já o método de cascata se baseia em etapas longas, rígidas e independentes de análise, planejamento e produção, todas voltadas para uma única entrega final.

Portanto, em um projeto ágil, o responsável por administrar o produto e a relação com o cliente terá funções mais ligadas à qualidade dos processos, à constante análise de contextos e à gestão e alinhamento de expectativas, além de ter uma relação muito mais próxima e perene tanto com o cliente quanto com a equipe técnica.

Devido a essa mudança de método, a posição de Gerente de Projetos, comum em métodos tradicionais de trabalho, é diluída pelas metodologias ágeis. No Scrum, as funções desse cargo são divididas entre três posições distintas, Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento.

Conclusão

O papel do Product Owner em um time e suas principais atividades são intrinsecamente ligados à construção, administração e execução do Backlog, um tipo de lista de tarefas utilizada em projetos ágeis. Por isso, para quem quer se aprofundar no tema, aconselhamos a leitura deste texto aqui.

Está cogitando começar uma carreira em gestão ágil? Neste texto separamos algumas dicas e primeiros passos.

Se você deseja desenvolver suas habilidades em tecnologia e gestão com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas! Caso não encontre uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.

*Texto publicado originalmente em novembro de 2019 e atualizado pela última vez em fevereiro de 2024.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.