#blog

Design thinking em momentos de crise

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Estamos vivendo em tempos de crise? A resposta para esta pergunta varia de acordo com a perspectiva. Porém, para toda crise, existe uma possibilidade de solução, que pode começar com a aplicação das técnicas de design thinking.

Uma crise pode ser macro, impactando realidades globais, ou micro, vivenciada em apenas um ambiente ou negócio, por exemplo. Nestes cenários, aplicar as técnicas de design thinking pode ser fundamental para resolver problemas, dos menores aos maiores. Ou, ainda, se preparar para não se deixar abalar frente a situações imprevistas, por exemplo.

Neste conteúdo, você vai entender melhor o que é o contexto de uma crise, o que é design thinking, e como eles se relacionam para promover a resolução de desafios em diversos contextos.

Navegue pelo conteúdo:

- Como podemos definir uma crise

- O que é design thinking

- Como superar a crise com design thinking?

- Estratégias

- Experiências da Caiena com design thinking

Como podemos definir uma crise

Quem acompanha as notícias sabe o quanto esta palavra é popular. A “crise” está presente em todos os setores, para definir situações problemáticas em âmbitos econômicos, históricos, sociais, culturais, ambientais… Enfim, onde há possibilidade de sucesso, há também a possibilidade de crise.

Mas, afinal, o que podemos definir como crise? Seu significado mais simplificado, presente no dicionário, é de que a palavra “crise” é um substantivo feminino que se refere à evolução de uma doença, ou a uma eventual manifestação repentina de um sentimento, ou a um grave desequilíbrio conjuntural entre a produção e o consumo, no sentido econômico. Ainda pode ser usada para denominar uma situação socioeconômica problemática, um momento histórico indefinido ou de riscos, um episódio difícil ou uma situação de tensão e escassez, por exemplo.

Existem muitos conceitos mais aprofundados sobre as crises. Todavia, neste momento, o que precisamos entender é que “crise” está relacionada a um momento de dificuldades. Vale lembrar que, segundo a UAb, esta palavra tem origem do termo latino “crísis”, cujo significado é “momento de decisão, de mudança súbita”, e que, inicialmente, era usado no contexto da medicina. 

Hoje, a palavra é aplicada para momentos desafiadores, que precisam ser superados. E, para isso, é necessário pensar em soluções. Assim então surge a relação entre o design thinking e as crises.

O que é design thinking

Para entender melhor qual a relação do design thinking com as crises, também vamos detalhar este conceito. Esta é a definição de design thinking compartilhada pela especialista em design de produto da Caiena, Bárbara Prestes:

“Design Thinking é um conjunto de modos de pensar, técnicas, ferramentas e práticas em um projeto que permite a abordagem criativa para resolução de problemas dos mais variados tipos e disciplinas. Não é uma receita, não é linear, não tem uma rota definida: é exploração, descoberta e experimentação”.

Segundo Bárbara, o entendimento da abordagem de design thinking permite que pessoas de diferentes áreas possam contribuir com projetos para a criação de soluções para problemas. Esse tipo de iniciativa torna os processos de resolução mais colaborativos e empáticos.

“Uma maneira de visualizar o design thinking é partindo de um problema, um gatilho, um desafio. Será necessário entender o problema e explorar soluções. Em cada uma dessas fases, digamos assim, teremos processos de expansão e retração. E, dentro disso, em cada etapa, vamos identificar a necessidade de voltar ao ponto anterior e expandir ou refinar mais para chegar na melhor solução”.

Para colocar em prática o design thinking, existem diferentes métodos, mas por aqui gostamos bastante de seguir esse processo: pesquisa e empatia, definição, ideação e prototipação, todas elas explicadas pela Bárbara Prestes aqui no Blog da Caiena.

Como superar a crise com design thinking?

Em 2020, enfrentamos uma grande crise de saúde mundial em consequência da Covid-19, que se refletiu também em uma crise econômica e social. Seus impactos perduram ainda hoje, mesmo com a situação sob controle. E logo no início da pandemia, trouxemos ao Blog da Caiena diversos insights de especialistas em design sobre “Qual é o papel do design em tempos de crise?”, que valem a pena ser seguidos ainda hoje e no futuro, pois são atemporais frente aos desafios.

Um deles foi compartilhado por Ana Brum, diretora-técnica do Centro Brasil Design, que defendeu que o principal ensinamento que o design pode oferecer para momentos de crise é a capacidade de criar soluções com foco no outro. “Seguramente, esta habilidade de se colocar no lugar do outro é um dos principais atributos do profissional do design. O 'projetar para o outro' e não simplesmente da forma mais barata, ou mais rápida, ou com menos materiais, ou ainda da mesma maneira que sempre foi feito... olhar para as reais necessidades de hoje, que são diferentes de 30 dias atrás, é o que mais me faz refletir neste momento”.

Além desta estratégia baseada em design, a designer Ana Penso observou que momentos desafiadores exigem repensar o objetivo dos produtos e dos hábitos de consumo. “Pessoas, tudo é sobre pessoas. Segregar nunca foi positivo e o design, como filho mais democrático da arte, tem um papel de extrema importância nesse momento”.

Agora, a crise do coronavírus foi superada, mas outras crises podem surgir. Portanto, pensar no design thinking como ferramenta estratégica para a solução de problemas é fundamental para manter os negócios preparados em casos de cenários incertos.

No report “Crafting a Winning Advertising Strategy in a Volatile World” (“Elaborando uma estratégia de publicidade vencedora em um mundo volátil”, em tradução literal), a consultoria Gartner compartilhou informações sobre o atual cenário corporativo, com ênfase em estratégias de marketing. Das informações listadas, é importante considerar que os negócios hoje estão aumentando suas participações e posicionamentos por meio de anúncios diretos, e precisam lidar com mais regulamentos relacionados à segurança de dados e privacidade. Outra questão observada é a de que os negócios estão investindo mais em comunidades fechadas nas plataformas de mídias sociais, por exemplo.

Considerando este cenário presente, a consultoria McKinsey vai além ao refletir sobre volatilidade. Ela destaca que já estamos vivendo tempos desafiadores devido às consequências da pandemia, como interrupções da cadeia de suprimentos e outros pontos que desaceleraram os resultados, gerando crises internas e macro, como já vemos nas economias de muitos países, por exemplo. 

Estratégias

Sendo assim, parte das atribuições das lideranças de negócios é a de se manter atenta às mudanças de contexto, pois outras questões pontuais podem acontecer e gerar impactos imprevistos e/ou indesejados. Vale lembrar que o momento atual ainda inclui a digitalização, a crescente influência de consumidores na tomada de decisão e a sustentabilidade. Portanto, empresas que se concentram somente em medidas de defesa a curto prazo e não acompanham o mercado, acabam correndo risco de não alcançarem metas a longo prazo.

É aqui que precisamos falar sobre a solução para os problemas atuais ou que virão. Uma das estratégias para antever cenários de crise e se preparar para eles pode estar na aplicação das técnicas do design thinking. A consultoria traz soluções de design que podem ser aplicadas para diferentes áreas. Para preservar o fluxo de caixa com a aplicação das técnicas de design, a McKinsey indica, por exemplo, que negócios priorizem um ou dois produtos, baseando-se em pesquisas com consumidores e de impacto, e que redirecionem recursos para estratégias centradas nos usuários.

Experiências da Caiena com design thinking

Nós temos sugestões de estratégias baseadas em nossa própria experiência com design thinking em produtos da Caiena. No desenvolvimento do aplicativo SOL - Solução Online de Licitação, por exemplo, usamos essas ferramentas estrategicamente para garantir que toda a linguagem do aplicativo correspondesse aos termos já utilizados pelos usuários.

Incorporamos atividades de teste a todos os encontros realizados entre membros da Caiena e representantes dos estados envolvidos no desenvolvimento do SOL. Nessas ocasiões, um período do dia era dedicado para verificar a usabilidade e obter feedbacks, promovendo a melhoria contínua durante o desenvolvimento. Também foi possível otimizar esse projeto por meio de encontros com os usuários finais, membros das cooperativas de agricultura familiar que hoje utilizam o app.

Também aplicamos o conhecimento em design thinking durante o desenvolvimento do Novo Sistema de Folha de Pagamento do Estado da Paraíba. Realizamos oficinas de design com funcionários das gerências internas de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SEAD) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA). E, nos encontros, conseguimos colocar na prática o design como ferramenta de resolução de problemas apresentados pelos participantes.

E, mais recentemente, utilizamos o design thinking durante um SEED para criação do Observatório da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). Desta forma, foi possível definir as ferramentas e indicadores essenciais para impulsionar a modalidade no país.

Gostou de saber mais sobre design thinking e como aplicar suas técnicas em crises? Temos mais conteúdos do Blog da Caiena para complementar seu conhecimento! Falamos por aqui sobre por que Design Thinking, Human Centered Design e Metadesign são importantes para a Caiena, e também apresentamos a aplicação do design thinking na prática na gestão pública. Esperamos que nossos conteúdos contribuam com a superação dos seus desafios!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.