#blog

O framework Scrum é a melhor opção para o meu projeto?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O framework Scrum é, atualmente, um dos métodos ágeis mais disseminados e utilizados no desenvolvimento de software. A facilidade de compreender o framework encoraja as equipes a utilizá-lo, porém, seu domínio e correta aplicação não são pontos tão simples assim.

Dois dos pilares do Scrum são a Inspeção e Adaptação. Esses pilares se aplicam, inclusive, no questionamento sobre a escolha do framework como método de desenvolvimento.

É muito comum ouvir de membros de times scrum as seguintes frases:

"O ScrumMaster e o Product Owner do nosso time são a mesma pessoa."
"Novamente, passamos 4 horas na Sprint Planning Meeting e no terceiro dia do sprint a prioridade foi alterada e tivemos que nos replanejar."
"Estamos preparando o Sprint Review para demonstrarmos o resultado ao nosso Product Owner."
"Apenas no 5º sprint tivemos um feedback do usuário sobre a entrega realizada no 2º sprint."

O framework Scrum define responsabilidades muito claras para os papéis e objetivos específicos para as cerimônias. Garantir que cada papel cumpra suas responsabilidades e alcance os objetivos das cerimônias é o caminho para o sucesso do projeto. Caso contrário, é muito comum o time começar a questionar a eficácia do framework, sendo que deveria questionar se o método escolhido é o melhor para o contexto do projeto.

Para a situação descrita acima, e para times iniciantes no desenvolvimento ágil, a metodologia Kanban é uma excelente opção.

O Kanban é geralmente aplicado a partir de cartões (Post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de um projeto. Ele pode ser organizado em uma simples folha de papel, dividida em três colunas: "fazer", "fazendo" e "feito". Dessa forma, o grupo de trabalho consegue descrever as atividades em pequenos cartões e distribuí-las para indicar o estágio de cada uma.

E esta metodologia não se restringe apenas ao contexto das empresas de tecnologia! O Scrum e o Kanban podem ser aplicados em diversos processos criativos de trabalho – de diferentes segmentos – para a organização do time.

Para se aprofundar mais sobre esse tema, recomendamos também as seguintes leituras:

Kanban vs. Scrum: What are the differences?
What is Kanban?

Aqui na Caiena, utilizamos ambos os frameworks de acordo com a realidade de cada projeto, e nesse texto aqui falamos um pouco mais sobre isso. Tem interesse em se aprofundar nesse assunto? Leia também sobre o que é o Manifesto Ágil, como começar uma carreira em gestão ágil e descubra também como se dá o desenvolvimento ágil de softwares!

Se você deseja desenvolver suas habilidades em metodologia ágil com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.