#blog

Ruby Empowers: veja como foi a formação em Ruby on Rails!

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

A primeira edição da formação Ruby Empowers!, um curso de Ruby on Rails gratuito e exclusivo para mulheres, terminou no dia 27 de abril e foi um sucesso! Realizar o curso nos tirou de nossa zona de conforto e, ao final, aprendemos muito sobre a realidade das mulheres desenvolvedoras de Campinas e região e sobre como podemos contribuir para torná-la melhor.

Justamente por se tratar da primeira formação realizada pela Caiena, abrimos apenas cinco vagas – um número seguro para esse momento, quando ainda não tínhamos certeza do tamanho da demanda. Mas todas elas foram preenchidas logo de cara e no dia do encerramento já contávamos com mais de 30 mulheres inscritas! Devido ao tamanho da procura, decidimos aumentar nossa capacidade para dez vagas. E essa foi só a primeira boa surpresa que tivemos com a formação!

As outras vieram com o início do curso, no dia 20 de abril, quando finalmente nos encontramos com as participantes e, principalmente, quando elas se encontraram. O desenvolvimento das meninas nas atividades da formação – que impressionou até mesmo os professores – e a conexão que criaram nos renderam muitos aprendizados.

Leia também: Ruby Empowers: Formação gratuita em Ruby on Rails para mulheres

Entre eles, está a importância de reunir as pessoas em um espaço físico – as conversas que acabam acontecendo durante as atividades e pausas para o café geram conexões e desdobramentos que cursos online ou estudos individuais dificilmente gerariam. Além disso, falar sobre carreira de um jeito claro se mostrou tão importante para ampliar a participação de mulheres nas empresas de tecnologia quanto transmitir o conteúdo técnico.

O conteúdo de Ruby on Rails

A formação aconteceu em dois dias e contou com muitos conteúdos, todos ministrados pelos professores Lidiane Taquehara e Denis Tierno. Desde o início, a nossa proposta era que as participantes saíssem do curso tendo realizado um projeto e aprendido conceitos essenciais sobre Ruby on Rails para que progredissem na área de tecnologia – e alcançamos nossos objetivos!

No primeiro dia de curso, a turma aprendeu sobre os itens fundamentais da estrutura Ruby e conceitos orientados a objetos, como os tipos básicos da linguagem, os controladores de fluxo, blocos e classes. Em seguida, a atenção se voltou ao framework Rails! As participantes aprenderam – e foram desafiadas – a criar um projeto utilizando o Rails Installer. Para o processo, passaram por diversos conceitos, como instalação de gems e migrações. E a todo momento a teoria se mesclou à prática! As participantes aplicaram os conhecimentos de Ruby on Rails em seus equipamentos para solidificar os aprendizados e lidar com situações reais de acertos e erros.

No segundo dia de curso, o conteúdo foi retomado com os conceitos de models, views e controllers. Como projeto, as participantes desenvolveram um blog, aprenderam a fazer testes automatizados e a hospedá-lo na nuvem utilizando o Heroku. Após tanto trabalho, era notável o sentimento de orgulho e satisfação que este grupo de mulheres sentiu!

Carreira em Tecnologia

Nesse mesmo dia, o líder da Área de Pessoas da Caiena, João Gotardo, e o líder da Área de Projetos, David Pedoneze, falaram sobre as possibilidades de carreira na área de tecnologia, sobre as habilidades de desenvolvimento que valorizamos na Caiena e responderam dúvidas e curiosidades sobre processo seletivo, diferentes funções possíveis para desenvolvedores e outros tópicos relacionados.

Rede de troca e apoio

A relação de troca e companheirismo que as meninas estabeleceram logo de cara foi uma das melhores surpresas para nós! O grupo de WhatsApp da formação e todos os momentos de intervalo foram usados para compartilhar experiências profissionais, outros cursos de desenvolvimento e também angústias em relação à falta de ambientes mais convidativos para mulheres na área de tecnologia.

Como as mulheres são, muitas vezes, desencorajadas a seguir carreira nessa área, os ambientes propícios para criação de vínculos, como universidades, escolas e empresas, representam local de isolamento para elas – frequentemente, são a única mulher da turma, e sentem preconceito na forma como os colegas as tratam. Um exemplo concreto desse cenário pode ser visto na Unicamp. Lá, o curso de Engenharia da Computação iniciou o ano letivo de 2019 com 81 homens e 10 mulheres matriculados, segundo dados da COMVEST.

Foi nesse ponto que a formação Ruby Empowers! demonstrou muita potência. Para além do conhecimento em Ruby on Rails transmitido, a formação ajudou essas mulheres a se encontrarem e a perceberem que não estão sozinhas na atividade que amam, na profissão que almejam e nem nas barreiras que encontram por serem mulheres.

Com essa experiência, descobrimos que não só a demanda por aprendizado era grande, mas também a demanda por conexão, pela criação de uma rede de apoio e de troca para mulheres desenvolvedoras na região de Campinas. Pelas conversas, mensagens e planos que já no curso começaram a traçar, percebemos que os desdobramentos da iniciativa podem reverberar não só na vida das participantes, mas na comunidade em que trabalham e se relacionam.

Acabamos o curso com essa sensação de que a formação foi positiva tanto para as mulheres que participaram quanto para a Caiena. Compartilhar conteúdo é algo que faz parte da nossa cultura e que acontece constantemente em nosso ambiente interno. Com a formação, conseguimos extrapolar os limites da nossa própria equipe e, de forma prática, levar nossos princípios de compartilhamento e colaboração para a comunidade de Campinas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.