#blog

5 iniciativas para a evolução digital dos governos

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Saiba como o Brasil tem evoluído neste aspecto

O processo de digitalização dos estados e governos  acelerou a partir de 2020, durante a pandemia da Covid-19 – momento em que diversos serviços presenciais foram suspensos. Segundo o Ministério da Economia, os formatos digitais de acesso abrangem hoje 83% dos serviços disponíveis.

Neste texto, vamos apresentar algumas das iniciativas do setor que têm contribuído com a modernização e com a ampliação do acesso aos serviços públicos em meio digital.

Navegue pelo conteúdo:

5 iniciativas dos governos para evolução digital


1. Certificados e assinaturas

A assinatura eletrônica é uma ferramenta que permite a validação de documentos em meio digital e possui a mesma validade de um documento com assinatura física. Este serviço é oferecido pelo Governo Federal através do Portal da Assinatura Eletrônica.

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), é esperada a emissão de mais de 8 milhões de certificados digitais no ano de 2022. Só no mês de maio foram emitidos 747 mil documentos, um número recorde comparado aos anos anteriores.

2. Chatbot

Ao invés de utilizar um simples formulário, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) adota, desde 2019, um chatbot para fazer as inscrições. O chatbot é uma ferramenta capaz de proporcionar uma conversa entre um usuário humano e um robô de maneira natural.

A assistente virtual faz as perguntas necessárias para o cadastro, como em uma conversa em um aplicativo de mensagens instantâneas, o que torna a experiência dos estudantes com a inscrição mais fácil e interativa.

3. Aplicativos

O Governo Federal desenvolve diversos aplicativos mobile, para Android e iOs. Alguns dos aplicativos relacionados às áreas da saúde, trabalho e previdência são:

  • Conecte SUS, criado pelo Ministério da Saúde e oferece informações sobre exames, vacinas e medicamentos;
  • Carteira de Trabalho Digital, para consulta de dados pessoais, contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Outro app voltado aos trabalhadores é o MEI, em que é possível emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), consultar informações de CNPJ e solicitar restituição de pagamentos feitos indevidamente;
  • Aplicativo Meu INSS, onde o cidadão pode solicitar aposentadoria, emitir extratos, agendar perícia médica, entre outros serviços.

4. Biometria

A biometria se baseia na aplicação de métricas a atributos biológicos, para fins de aferição e identificação de um indivíduo. Impressão digital, reconhecimento facial, de voz, de íris ou retina, são só alguns exemplos de dados biométricos.

Nas eleições deste ano, foi aplicado o recurso da biometria para registro dos eleitores. Claucio Corrêa, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, apontou que a biometria “serve para garantir que o eleitor que comparecer perante a mesa receptora de votos realmente é de fato quem diz ser. É este o objetivo da biometria: trazer mais segurança para o resultado das eleições”.

5. eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi criado pelo governo federal com o intuito de gerir, em um só lugar, os dados fornecidos por diversos órgãos, como a Receita Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho.

Com todas essas informações digitalizadas e integradas no sistema é possível garantir uma melhor fiscalização e auditoria dos processos.

Para saber mais

Se você gostou do assunto e quer se aprofundar nas iniciativas que promovem a digitalização do estado brasileiro, leia também “A importância do código aberto na transformação digital do Estado” e “A situação da blockchain no setor público brasileiro”.

A Caiena possui experiência no desenvolvimento de diversas soluções digitais para o setor público. Quer participar da próxima criação da próxima solução? Fique atento às nossas vagas.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.