#blog

Tendências de Marketing para 2020: principais relatórios

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Esta curadoria vai te ajudar a conhecer as principais tendências de marketing para 2020!

O marketing é um setor estratégico para qualquer empresa ou marca. De maneira geral, ele é responsável por conectar suas áreas criativas, de vendas e de negócios para construir uma imagem corporativa e conferir a ela relevância diante dos consumidores e do mercado.

É também uma área que expressa com precisão as transformações comportamentais e culturais que constantemente acontecem no mundo – afinal, o marketing é profundamente informado pela percepção coletiva do momento, e seus meios de atuação são os canais de comunicação em si, cada vez mais complexos, mutáveis e interativos.

É por isso que conhecer as tendências de marketing para 2020 significa também conhecer as tendências de negócio e de inovação que, com mais ou menos intensidade, devem impactar todas as empresas durante o ano.

Leia também: Tecnologia e empreendedorismo – 5 jornalistas para conhecer

Neste texto, trouxemos uma curadoria com relatórios de tendências de marketing para 2020, com um pequeno resumo sobre suas principais conclusões. Além de reports com tendências gerais da área, indicamos também alguns específicos para o marketing B2B (Business to Business, ou seja, direcionado à outras empresas e não ao consumidor final).

Tendências gerais de marketing para 2020 – Principais Relatórios

2020 Global Marketing Trends (Deloitte)

Marketing Insights'20 (GoAd Media) (em português)

Resumo de Tendências

Propósito e transparência
Mais do que nunca, a aderência do consumidor ao propósito da marca é essencial para seu processo de compra. Por isso, as empresas precisam ter clareza quanto à sua razão de ser e às suas intenções, além de saber como comunicá-las. A completa neutralidade da marca em relação a questões culturais e sociais, assim como a apresentação de posicionamentos conflitantes, podem soar como falta de identidade e de transparência e afastar clientes.

Personalização em larga escala
A personalização da experiência dos usuários deve se intensificar, e o uso de dados e automações é indispensável para o escalonamento desse estilo de comunicação. Por isso, profissionais de marketing precisarão adquirir ou aprofundar seus conhecimentos em coleta e análise de dados, bem como em ferramentas de automação de conteúdo.

Foco no consumidor e em sua experiência
Este item está bastante relacionado ao anterior, mas o extrapola. A inteligência de dados será essencial para criar experiências mais interessantes ao consumidor. As marcas devem demonstrar interesse nas necessidades do público, facilitar seu processo de pesquisa, contato e compra, e ser absolutamente transparente em relação ao que estão oferecendo.

Leia também: 5 leituras para quem quer aplicar Metodologias Ágeis

Tendências de marketing B2B para 2020 – Principais relatórios

B2B Marketing 2020 Trends (The Lead Agency)

Five B2B Marketing Trends To Watch In 2020 (Forbes)

B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets, and Trends (Content Marketing Institute)

Resumo de Tendências

Fortalecimento de estratégias em redes sociais
Para as empresas B2B, o LinkedIn é, e continuará sendo, a rede com maior potencial para gerar leads, já que conta com maior presença de outras companhias e de seus tomadores de decisão. Intensificar a presença e fortalecer estratégias nas redes sociais, especialmente no LinkedIn, será essencial daqui para frente.  

Conteúdo em vídeo
Essa reportagem da Forbes indica que 70% dos tomadores de decisão das empresas utilizam vídeos para informar seu processo de compra. Além disso, os vídeos possuem uma taxa de engajamento maior que a dos conteúdos em texto, e a Google passou a privilegiá-los em seus resultados de busca.  

E-mail marketing
O e-mail marketing continuará sendo um dos meios mais eficientes para nutrir e converter leads em negócios B2B. Em 2020, será importante utilizar ferramentas que ofereçam maior personalização de conteúdos e maior potencial de análise de dados. As estratégias de e-mail marketing precisarão contar com uma segmentação eficaz dos públicos e com a criação de conteúdos adaptados ao comportamento e engajamento dos usuários em relação aos e-mails – taxa de abertura, taxa de clique, tipo de resposta etc. O Mailchimp, empresa líder no segmento, analisou os resultados de seus usuários para traçar benchmarks de e-mail marketing para vários mercados.

Conclusão

De maneira geral, o que todos os reports com tendências de marketing para 2020 apontam é a importância crescente da atividade para a estratégia comercial das marcas. Isso porque o propósito, os valores, a transparência e a personalização da experiência nunca foram tão importantes para as decisões de compra do que são hoje. E o marketing, como dissemos no início do texto, traduz a razão de ser do negócio em comportamentos, imagem e discursos que o conectam com todo o público.  

Gostaria de receber mais conteúdos deste tipo? Uma forma de se manter informado sobre os temas mais relevantes da área de tecnologia, é assinando a nossa newsletter – gratuita e quinzenal. Para assinar, preencha o formulário abaixo.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.