SAGA

O SAGA, Safety Graphic Analyzer, é um software de análise de segurança para perfuração de poços de petróleo em águas profundas (pré-sal), desenvolvido pela Caiena para a Petrobras.

Áreas atendidas neste case

Tecnologias

O desenvolvimento do software SAGA foi baseado em uma vasta análise de segurança das operações da Petrobras. Ele possui tecnologias que contribuem com a avaliação de todos os riscos das atividades de perfuração, e possibilita a criação de estratégias e práticas de segurança, como também a ativação de barreiras de segurança necessárias.

Desafios

O SAGA surgiu da necessidade de automatizar o registro e organização do conhecimento sobre a exploração de poços de petróleo nas operações da Petrobras, que há 30 anos ocorria de forma manual. Quando a estatal começou a explorar o pré-sal, o risco inerente ao processo cresceu exponencialmente. Para garantir a segurança nessas extrações, a Petrobras investiu tempo e esforço buscando soluções junto a Caiena para o desenvolvimento de um software que agiliza e aumenta a eficiência dos processos.

Imagens aparecerão no site publicado.

O SAGA (Safety Graphic Analyzer) é um software desenvolvido pela Caiena para a Petrobras para a análise de segurança da operação de exploração de petróleo em águas ultra-profundas (pré-sal). 

Ele funciona como um suporte às normas e consolida um conhecimento construído ao longo de décadas, que por 30 anos foi registrado e organizado de forma manual. Antes, a tarefa de analisar situações específicas e indicar se uma operação estava em conformidade era feita por profissionais especializados em poços de segurança e engenharia. Para garantir a segurança nessas extrações, a Petrobras investia em análises que levavam de 10 a 15 dias úteis e interrompiam as atividades até a aprovação. 

Com o SAGA, a análise do processo de perfuração passou a ser feita em apenas 30 minutos, contra os cerca de 15 dias necessários anteriormente. O software também possibilita a análise de todos os riscos envolvidos para a perfuração em questão, traçar as melhores práticas e ativar as barreiras de segurança necessárias.

Principais resultados

O SAGA possibilitou a Petrobras diminuir em 99,8% o tempo gasto para a operação de análise de segurança. O projeto teve ótima aderência junto à indústria de petróleo e, em 2012, a equipe de segurança da Petrobras foi convidada pela revista World Oil, um dos veículos de comunicação mais respeitados no segmento, para publicar um artigo sobre segurança e simulação.

ver outros cases

Entenda como podemos
desenvolver o seu projeto

Projeto

Soluções digitais, da ideia à realização: junto com você, atuamos de ponta a ponta para alcançar os resultados que seu negócio busca.

entre em contato
entre em contato
Em que casos recomendamos?
Expansão de capacidade tecnológica 
Iniciativas que estão em uma fase madura 
Transformação digital  

Seed

Nossa abordagem de design para compreender um contexto e projetar uma solução específica, estabelecendo caminhos para alcançá-la.

saiba mais
saiba mais
Em que casos se aplica?
Concepção inicial de projetos
MVP para problemas complexos
Projetos com múltiplas equipes

Contato

*Respondemos em menos de 1 dia
Ops, revise o formulário e tente novamente.
No items found.
Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.